sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Argentina apoiará relatório cubano contra bloqueio dos EUA

.
Buenos Aires, 22 out (Prensa Latina)

Argentina apoiará o relatório que Cuba apresentará na próxima semana na Assembleia Geral da ONU sobre a necessidade de pôr fim ao bloqueio norte-americano contra essa nação caribenha, confirmaram hoje fontes da chancelaria.

Tal e como o fez nos últimos anos, a representação argentina votará positivamente a moção cubana, adiantou a embaixadora Ana C. Berta ao receber uma delegação de organizações e personalidades solidárias com a Ilha.

A servidora pública da Direção da América Central, Caribe e México do Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto recebeu dos visitantes uma declaração que solicita manter o voto argentino contra o bloqueio.

Segundo informou Prensa Latina, o texto foi assinado por centenas de organizações e personalidades de âmbitos diversos (da solidariedade com Cuba, organizações sociais, sindicais, culturais, de direitos humanos e políticos).

Durante o encontro, a diplomata sugeriu a criação nas universidades argentinas, de forma institucional, da cátedra José Martí.

Recordou que durante a visita da presidenta argentina, Cristina Fernández, Havana em janeiro deste ano se lembrou de formar ali a cátedra José de San Martín.

A delegação solidaria esteve integrada por Irina Santiesteban, secretária geral do sindicato de Judiciais de Córdoba (AGEPJ) e Claudia Baigorria, secretária geral da CONADU Histórica (federação nacional de docentes universitários). E também por Delia Pardo, da Multisetorial de Solidariedade com Cuba nesta capital; Adriana Vega, presidente da Associação Cultural José Martí na Argentina, e Iván Peña (de Mil por Cuba e a coordenação nacional de MASCUBA.

Cuba apresentará no próximo 28 de outubro na Assembleia Geral de Nações Unidas, como vem fazendo desde 1992, um relatório sobre a Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos.

No passado ano, o texto foi aprovado por aplastante maioria ao contar com o respaldo de 185 dos 192 países membros da organização.

lma/mpm/bj










Presidente de Congresso peruano recebe a filha de prisioneiro cubano

Lima, 22 out (Prensa Latina)

O presidente do Congresso de Peru, Luis Alba, recebeu hoje em seu despacho a Ailí Labañino, filha de um dos cinco lutadores antiterroristas cubanos presos injustamente há mais de 11 anos nos Estados Unidos.

O diretivo parlamentar foi informado sobre a situação dos cinco presos e o vigoroso movimento de solidariedade internacional com eles e no diálogo ratificou seu respeito e amizade para o povo cubano e seu governo.

A jovem, filha de Ramón Labañino, expressou a Alba Castro, em nome dos familiares dos Cinco, seu agradecimento pela hospitalidade do presidente do Congresso e pelas mostras de amizade e apoio recebidas desde sua chegada ao Peru.

Ailí participou do encontro acompanhada pelo embaixador de Cuba no Peru, Luis Delfín Pérez, e por Vilma Méndez, servidora pública da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, e Noemí Rabaza, do Instituto Cubano de Amizade com os Povos.

Também participaram na audiência o presidente da Liga Parlamentar Peru-Cuba, Víctor Mayorga, e vários integrantes deste agrupamento, bem como servidores públicos da Embaixada de Cuba.

Alba Castro recebeu também informação sobre o X Encontro Nacional das Casas de Amizade Peru-Cuba que se iniciará manhã na cidade sul andina de Cusco e no que participarão como convidadas Ailí Labañino, Vilma Méndez e Noemí Rabaza.

O encontro tem na agenda o tema da liberdade dos cinco prisioneiros, cujo povo os considera heróis porque recolhiam informação sobre atividades de grupos terroristas que preparavam atentados contra Cuba.

lma/mrs/bj













Destacados avanços da educação cubana apesar do bloqueio estadunidense

Havana, 22 out (Prensa Latina)

Cuba conseguiu uma elevada qualidade educacional a despacho do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto por Estados Unidos há quase meio século, afirmou Jorge González, assessor do ministério de Educação,
Em sua intervenção no programa televisivo Mesa Redonda, González destacou que essa pertinaz política da Casa Branca não conseguiu seu objetivo de obstaculizar o desenvolvimento desse setor, priorizado pelo governo da nação antilhana.
Explicou que o bloqueio impede adquirir no mercado norte-americano meios e úteis para as escolas, o qual obriga às autoridades realizar as compras em terceiros países, às vezes muito distante da ilha.
Esse procedimento provoca a aquisição de produtos com preços muito elevados, e depois pagar grandes somas por conceito de transporte, precisou o servidor público. Tal situação destacou- repercute de maneira negativa em todos os níveis de ensino, com muita incidência na educação politécnica e trabalhista, onde se faz necessário a utilização insumos e implementos para os laboratórios.
Com o recrudescimento do bloqueio a princípios da década dos 90 recordou González- o país deveu abortar planos de construção de círculos infantis (creches) escolas especiais e reparo de muitas equipes.
A ilha deveu investir uns 840 mil dólares para adquirir e montar aulas terapêuticas, pois compra-a fez-se em lugares distantes, mas de fazer-se o gerenciamento nos Estados Unidos o custo final tivesse sido de 420 mil dólares, quase a metade, exemplificou o servidor público.
O assessor do ministério de Educação também denunciou o roubo de cérebro, e informou que o escritório de interesses aprovou a saída de dezenas de maestros cubanos para território norte-americano.
lgo/joe/bj











Aprofundam laços de cooperação militar Argentina e Paraguai

Buenos Aires, 22 out (Prensa Latina)

O Estado Maior Conjunto das Forças Armadas da Argentina e o Comando das Forças Militares de Paraguai concluíram hoje aqui uma série de encontros enfileirados a aprofundar os laços de cooperação em matéria militar.
Os dias de trabalho desenvolveram-se durante quatro dias e permitiram abordar aspectos relacionados com o Conceito de desenvolvimento regional no nível estratégico militar; Doutrina militar combinada, e Cooperação em matéria de catástrofe.
Também, analisaram-se as Operações de manutenção da paz; Operações na Antártida, e Gabinete de estratégia militar, informou uma nota difundida pelo Departamento de Imprensa do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.
A Reunião de Consulta foi encabeçada pelo Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro Geral Jorge Alberto Chevalier, e seu homólogo das Forças Militares de Paraguai, General de Brigada Rogelio Galeano Torales.
lgo/mpm/bj







Bolívia apronta fórum internacional sobre o lítio

La Paz, 22 out (Prensa Latina)

Autoridades bolivianas confirmaram hoje que o Congresso internacional sobre o lítio, do 28 a 31 de outubro próximo, centrará os debates em inovações tecnológicas e científicas para industrializar esse mineral.
De acordo com o vice-ministro de Ciência e Tecnologia, Roger Carvajal, ao encontro acudiram expertos locais e convidados de países interessados neste projeto ou com experiencia no tratamento do mineral.
Prevê a participação de aproximadamente 30 cientistas de 11 países, entre eles Japão, Portugal, China, Brasil e Argentina, além do mais de autoridades e empresários nacionais e estrangeiros, informou.
Os temas centrai do encontro, afirmou, serão as novas tecnologias para a transformação de recursos evaporíticos em químicos e o desenvolvimento da industria de produtos com valor agregado, entre eles, baterias de lítio, vidros e cerâmicas.
Os dois primeiros dias do evento, que inicialmente estava previsto para esta semana, se desenvolveram em La Paz, entretanto o encerramento do fórum se levará a cabo em Uyuni, Potosí (sudoeste), onde se encontra a maior reserva do mineral.
Após concluir o fórum, os participantes visitarão o projeto piloto para a produção de carbonato de lítio que uma empresa estatal constrói no salão de Uyuni (Potosí).
As empresas francesas Bolloré e Eramet, as nipônicas JOGMEC, Mitsubishi e Sumitomo, a sul-coreana LG e o governo da Rússia manifestaram seu interesse em participar na exploração do salão de Uyuni.
lgo/ga/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário