segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Índia reteve avião militar estadunidense

Nova Déli, 18 out (Prensa Latina)

A Índia autorizou finalmente a decolagem de um avião militar estadunidense que manteve hoje retido durante sete horas depois do obrigar a aterrissar no aeroporto de Mumbai por violar as regras de identificação aérea.
Segundo fontes aeroportuárias citadas pelo Serviço Indo-Asiático de Notícias (IANS), a autorização para continuar voo foi outorgada uma vez que se cumpriram todas as formalidades aduaneiras e migratórias de rigor.
O Boeing 767 arrendado pelo Exército dos Estados Unidos à companhia aerea North America transportava 205 soldados norte-americanos dos Emirados Árabes Unidos para Tailândia.
O piloto, no entanto, não informou que transportava militares na hora de solicitar a permissão para sobrevoar o espaço aéreo indiano, explicou à imprensa o porta-voz da Força Aérea local, T.K, Singha.
lgo/nm/bj









Imprensa boliviana destaca trascendencia de Cúpula da ALBA

La Paz, 18 out (Prensa Latina)

A imprensa boliviana destaca hoje a trascendencia da VII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), que concluiu na véspera nesta cidade do centro boliviano.
O Jornal Cambio publica uma edição especial dedicada às análises sustentadas pelos dignatários e representações de Cuba, Bolívia, Venezuela, Equador, Honduras, Dominica, Nicarágua, Antiga e Barbuda, e San Vicente e as Granadinas.
Essa publicação ressalta o encontro entre mandatários e movimentos sociais de Bolívia e convidados de 40 países, que reuniu no estádio cochabambino Félix Capriles a cerca de 38 mil pessoas.
Por sua vez, o jornal La Razón destaca que a rodada de negócios entre micro, pequenas, médias e grandes empresas dos países membros da ALBA gerou contratos de exportação por um montante de 121,3 milhões de dólares.
De acordo com a ministra boliviana de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural, Patricia Ballivián, citada por esse meio, a reunião de empresários serviu para abrir mercados e criar pelo menos 15 mil fontes de emprego.
O jornal digital Opinión destaca o impulso da ALBA à constituição e fortalecimento das Empresas Grande-nacionais, como instrumento inovador do Tratado de Comércio dos Povos (TCP).
Com a criação dessas entidades aumentarão as capacidades, experiências e fortalezas da cada país, sobre a base de suas potencialidades, destaca o jornal.
A rede televisiva Bolívia TV e a rede Pátria Nueva transmitiram todos os acontecimentos da VII Cúpula da ALBA e os eventos colaterais que tiveram lugar durante os dois dias do encontro em Cochabamba.
lgo/por/bj










Refutam maltratos a pecuaristas dominicanos no Haiti

Santo Domingo, 18 out (Prensa Latina)

Autoridades dominicanas refutaram hoje que um grupo de pecuaristas que ultrapassaram ilegais e armados na fronteira com Haiti tenham sido maltratados pela polícia desse país, com o que compartilham a ilha Espanhola.
De imediato os criadores dominicanos armaram uma partida para recuperar várias reses que quatreiros provenientes de Haiti tinham roubado na quinta-feira, conforme com as informações.
Os casos como este são frequentes na longa fronteira entre Dominicana e Haiti que se estende do Oceano Atlântico até o Mar Caraíbas e pela qual, também, existe um abundante contrabando de pessoas, drogas, armas e víveres.
A partida foi detida de imediato pela polícia haitiana por carecer de documentos legais de viagem e por penetrar armados em seu território, informaram autoridades de Dajabón (noroeste) e o cônsul haitiano nessa província, que foram ao outro lado da fronteira para interceder pelos detentos.
Pelo contrário, tão cedo esclareceu-se a situação, a polícia haitiana cooperou com a recuperação do gado roubado e a volta dos detentos a seu lugar de origem, disse Sonia Mateo, síndica (prefeita) de Dajabón. O governo dominicano despachou nesta semana um contingente militar para sua fronteira com Haiti para tratar de restringir o contrabando de pessoas, armas, drogas e víveres.
Pelo menos em duas ocasiões no ano passado situações similares provocaram fricções entre ambos Estados, que não estão em condições de assegurar a impermeabilidade de seus limites geográficos.
lgo/msl/bj











Salário mínimo na agenda de sindicatos panamenhos

Panamá, 18 out (Prensa Latina)

O ajuste à alta nas remunerações figura hoje entre as prioridades do Conselho Nacional de Trabalhadores Organizados (CONATO) do Panamá, como parte das ações para enfrentar o alto custo de vida.
A diretora dessa entidade solicitou à Comissão Nacional de Salário Mínimo um aumento desse indicador até os 650 dólares mensais.
Essa cifra praticamente duplica os níveis atuais, fixados em 325 dólares nas grandes empresas e 310 dólares para as pequenas companhias.
Esse protesto responde às pressões inflacionárias na economia, as quais se refletem no encarecimento de produtos como alimentos e artigos de primeira necessidade.
Para o economista Juan Jované, a petição resulta razoável tomando em conta que um trabalhador destina cerca de 38 por cento de seus rendimentos em alimentos.
A respeito, recordou que o preço médio da Cesta Básica Familiar se situa em torno dos 268 dólares.
lgo/mem/bj










RPDC: política hostil EUA impede desnuclearização da península

Pyongyang, 18 out (PL)

A República Popular Democrática da Coréia (RPDC) reiterou que para conseguir a desnuclearização da Península Coreana, Estados Unidos deve pôr fim a suas ameaças e política hostil para este país.
Essa posição foi reafirmada por um delegado de Pyongyang à reunião do Primeiro Comitê da 64 Assembleia Geral de Nações Unidas, de acordo com informações divulgadas hoje pela imprensa local.
Acrescentou que a assinatura de um Tratado de Paz que substitua o armistício é essencial para conseguir a paz e reunificação da Península Coreana, bem como para a segurança na região.
O servidor público fez questão de que a República Popular Democrática da Coréia (RPDC) defenda pela eliminação total das armas nucleares no mundo.
Finalmente, disse que quando os Estados com grandes arsenais nucleares deem o exemplo no desarmamento, isso contribuirá para um mundo livre dessas armas.
lgo/lam/bj










Grupo armado Jundulah reivindica mortífero atentado no Irã

Teerã, 18 out (Prensa Latina)

O grupo armado Jundulah atribuiu-se a autoria do atentado executado hoje na província iraniana de Sistán-Balouchestán, em que 30 pessoas morreram e outras 28 foram feridas, segundo um novo balanço de vítimas.
Chefes dessa organização, também autodenominada Movimento de Resistência Popular do Irã, disseram ter ordenado o ataque suicida ocorrido quando comandantes do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (CGRI) se reuniam com líderes tribais sunitas e xiitas.
De acordo com informes oficiais, entre os mortos há pelo menos seis altos chefes do CGRI, incluídos os brigadeiro Nour-Ali Shoushtari, subcomandante dessa estrutura militar de elite, e Rajab-Ali Mohammadzadeh, chefe do comando provincial do mesmo corpo.
O atentado foi executado em uma unidade militar da cidade de Pishin, onde um homem fez explodir seu chaleco carregado de explosivos no meio de dúzias de integrantes e comandantes militares e civis.
Um comunicado do CGRI afirmou que "os inimigos tratam de romper a unidade entre xiitas e sunitas", e que na ação estiveram envolvidos "elementos estrangeiros", os quais não identificou.
Por seu lado, o presidente do parlamento iraniano, Ali Larijani, confirmou as mortes de quem qualificou de mártires e apontou que "a intenção dos terroristas foi definitivamente alterar a segurança na província de Sistán-Balouchestán".
Jundulah (Soldados de Deus) é um movimento que assegura ter uns mil membros identificados com o ramo do Islã sunita que se opõem com métodos terroristas ao governo da República Islâmica (predominantemente xiita) e se lhe associa com a rede Al-Qaeda.
O executivo da nação persa tem denunciado em várias ocasiões que essa milícia irregular, assentada na fronteira da referida demarcação com o Paquistão e Afeganistão, recebe apoio financeiro dos Estados Unidos e de outras potências ocidentais.
A ação armada de hoje foi uma das maiores e mais mortífera perpetradas por Jundulah, que em sua alegada luta pelos direitos dos muçulmanos sunitas no Irã assegura ter abatido a uns 400 soldados e a um número impreciso de civis nacionais.
Um total de 25 pessoas morreram e mais de 100 foram feridas nessa mesma região por uma explosão reivindicada por esses rebeldes, justo semanas antes das eleições presidenciais de junho último.
lgo/ucl/bj










ONU decretará trégua olímpica por jogos de inverno


Nações Unidas, 18 out (Prensa Latina)

A Assembleia Geral de Nações Unidas deve aprovar amanhã uma resolução que reclama a implantação da chamada trégua olímpica com vista aos jogos de inverno de Vancouver, Canadá, em fevereiro próximo.
O projeto desse texto será analisado durante uma sessão dedicada ao tema Criação, mediante o desporto e o ideal olímpico, de um mundo melhor em que reine a paz" e que também debaterá sobre a concessão ao Comitê Olímpico Internacional (COI)do status de observador do máximo órgão da ONU.
O documento proposto intitula-se "Construção de um mundo pacífico e melhor mediante o desporto e o ideal olímpico".
A trégua olímpica, estabelecida pela primeira vez pela ONU em 1993, tem sua antecedente em uma tradição da antiga Grécia e persegue o objetivo de promover soluções pacíficas aos conflitos nacionais e internacionais durante os períodos prévios e anteriores às Olimpíadas.
O texto em discussão recorda que esse período de cesse de tensões e ações armadas permite a deslocação segura de atletas e de outras pessoas que participam nos jogos e também propicia a mobilização da juventude do mundo para a causa da paz.
A respeito do outorgamento da condição de observador ao COI, o comitê legal da ONU pronunciou-se na semana passada de maneira positiva a respeito, ainda que vários países recordaram que essa categoria está normalmente reservada para Estados e organizações intergovernamentais.
Segundo pôde-se conhecer, as delegações do Egito, Argentina, China, Irã e Paquistão, ainda que somaram-se ao consenso a favor do COI, expressaram preocupação diante da possibilidade de que a decisão possa sentar um precedente dentro da ONU e pediram a considerar como uma exceção.
O status de observador da Assembleia Geral não inclui o direito ao voto, mas sim permite participar nas discussões e no trabalho dos comitês que elaboram resoluções para a mais alta instância de Nações Unidas.
lgo/vc/bj







Bolívia é coração renovado da América do Sul

Mario Hubert Garrido

Cochabamba, Bolívia, 18 out (Prensa Latina) O eco da VII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América(ALBA) foi sentido hoje por esta cidade central de Bolívia, convertida em coração renovado da América do Sul.
Bastaram dois dias de deliberações com a participação de presidentes, vice-presidentes e representantes de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Honduras, San Vicente e Granadinas, Dominica e Antiga e Barbuda para que esse bloco integrador saísse fortalecido. Após deter-se nos acordos assinados aqui neste tipo de reuniões, foi a vez de partir para ações concretas.
A posta em marcha desde janeiro de 2010 do Registro de Compensação Regional de pagamentos (SUCRE) é mais uma mostra da vontade das nações desse mecanismo de independizar-se do dólar estadunidense na esfera do comércio e outro tipo de intercâmbio.
Os dignatários também assinaram um documento que estabelece os princípios do Tratado de Comércio dos Povos (TCP), uma proposta do presidente anfitrião, Evo Morales, para enfrentar o modelo hegemônico dos Tratados de Livre Comércios (TLC) que quer implantar os Estados Unidos na região.
Na esfera econômica não menos importante são os tratados para criar empresas grande-nacionais, entre elas as dedicadas à produção de energia, exportações e importações e mineração.
Uma Resolução especial lume a defender os direitos da Mãe Terra e outro texto aprofunda sobre a mudança climática, o qual será apresentado por La Paz na Conferência de Copenhague (Dinamarca), no próximo mês de dezembro.
Assim sobressaem os chamados a condenar de maneira enérgica o bloqueio econômico, comercial e financeiro, imposto por Estados Unidos a Cuba há cerca de meio século.
Também é transcendental a Resolução de apoio à luta do povo hondurenho e seu presidente constitucional, José Manuel Zelaya, deposto pela força em 28 de junho.
Os mandatários da ALBA sugeriram também a constituição de uma aliança na esfera da defesa e a segurança do povo, bem como na formação acadêmica dos jovens oficiais, a partir da elaboração de uma nova doutrina militar para esse bloco.
A VII Cúpula da ALBA acolheu igualmente ao primeiro encontro de produção complementar e uma Rodada de negócios com mais de 200 empresas, delas a maioria de outras nações entre as que sobressaíram as de Venezuela, Equador e Cuba.
Para além dos milhões de dólares que gerou em movimento econômico essa cita comercial, a Feira Exposição permitiu se conhecer mais entre si e apostar ao futuro de relações bilaterais ou em nível do bloco a cada vez mais intensas e eficientes.
O fórum esteve acompanhado por um intenso programa cultural que compreendeu desde cinema boliviano e exposições de fotografia até a publicação após 42 anos de seu assassinato na Higuera de duas mil exemplares de uma réplica do diário de campanha em Ñancahuazú do mítico revolucionário, Ernesto Che Guevara.
Por isso é compreensível que depois do colorido ato de clausura de VII Cúpula, entre whipalas e bandeiras de outras nações latinoamericanas, dances e cantos autóctones, muitos afirmassem que Cochabamba e Bolívia são outras após o histórico encontro.
Nesse sentido, os organizadores do fórum adiantaram para finais de 2009 a celebração em Havana do quinto aniversário da ALBA, outro momento para consolidar para sempre uma estrutura de verdadeira integração solidária.
lgo/ga/bj













ALBA Alimentos enfrentará crise alimentária, assegura Chávez

Caracas, 18 out (Prensa Latina)

ALBA Alimentos será uma multinacional para enfrentar a crise alimentária na região, assegurou hoje o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
Nesta VII Cúpula da Aliança Bolivariana em Cochabamba trabalhou-se no avanço das empresas como uma "dedicada à produção e distribuição de produtos alimentícios, denominada ALBA Alimentos, para enfrentar a ameaça de uma crise alimentária que devemos conjurar a tempo", informou Chávez.
Através de suas Linhas, escritas neste domingo desde a cidade boliviana Cochabamba, citou o último relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, em inglês) que assinala que na América Latina e as Caraíbas o número de pessoas em extrema pobreza ou indigência se incrementará em três milhões.
As previsões da FAO, acrescentou, indicam que a recessão provocará o fim de ano um retrocesso dos subnutridos ao nível que se registrou há 20 anos.
Em sua opinião "a crua realidade que padece o povo de Guatemala nestes momentos nos confirma, dolorosamente, que não é conto tal alerta".
Manifestou que o governo venezuelano está empenhado "em reverter radicalmente esta tendência negativa que não é culpa de nossos povos, mas consequência do fracasso do capitalismo como sistema de dominação".
Recordou que nesta quarta-feira 14 de outubro se iniciou a primeira colheita de arroz e milho de semente na parcela piloto do sistema de risco Santo Domingo, no município Coração de Jesus do estado Barinas.
Com esta experiência piloto, argumentou, obteve-se um rendimento superior a seis mil quilogramas por hectare, considerando que a média nacional é de quatro mil quilos por hectare.
"A meta é que Venezuela produza 100 por cento das sementes certificadas que requer para 2011, para atingir a plena soberania alimentária à que aspiramos como povo", declarou.
Em outro sentido reiterou que esta nação será uma potência gasífera e energética como o confirmou um clarão na quinta-feira 15 de outubro no poço Pérola 1X em águas do golfo venezuelano, assegurou Chávez.
Inicialmente estimava-se que a Pérola 1X podia ter uma reserva de cerca de três bilhões de pés cúbicos (TCF); no entanto, as recentes medições têm afirma que a produção é de oito biliões de pés cúbicos (TCF), afirmou.
Sentenciou que "nosso país se converterá na quarta potência mundial em reservas provadas e certificadas de gás".
Assim destacou a necessidade de converter a esta nação "em uma grande potência moral desde o mesmo momento em que a mudança de nossa matriz energética seja uma realidade como, de fato, já o está sendo".
Informou que Petróleos de Venezuela SA (PDVSA) proverá de gás doméstico a 14 mil moradias de Caracas em uma primeira etapa, e na brevidade possível, o 50 por cento do parque automotor de nosso país utilize gás.
Referido ao Sistema Único de Compensação Regional (SUCRE), qualificou-o como uma peça finque no projeto e "começa a ser uma realidade tangível e concreta".
No SUCRE se condensa, comentou, a vontade de um projeto alternativo viável e justo para nossa região, de cara aos estragos da crise financeira.
"A construção de uma nova arquitetura econômica e financeira deve vir acompanhada de uma profunda vontade de produzir justiça social, econômica, ambiental", apontou.
lgo/rsm/bj









Russo Dabydenko conquista Aberto de tênis em Shanghai

Beijing, 18 out (Prensa Latina)

O tenista russo Nikolay Davydenko conquistou o Aberto de Shanghai ao derrotar hoje em dois sets ao espanhol Rafael Nadal.
Davydenko, sexto pré-classificado do torneio, mostrou um jogo impecável do fundo do campo para levar-se o sucesso 7-6 tie break de 7/3, e 6-3 sobre o segundo do ranking mundial.
Depois de uma primeira partida disputada ao máximo, com jogadas espetaculares, no segundo o russo apresentou melhor rendimento físico para atingir seu quarto título do ano.
Nadal, que chegou ao final depois do abandono de dois de seus rivais, o croata Ivan Ljubicic e seu compartilhou Feliciano López, levava cinco meses sem disputar um final desde que perdeu em Madri contra o suíço Roger Federer.
Enquanto Davydenko, com seu sucesso de hoje localiza-se sétimo na classificação ATP e aumenta suas possibilidades de classificar para o torneio Mestrados de Londres.
Esta constitui a terceira vitória do russo em um Masters, anteriormente ganhou em Paris-Bercy em 2006 e em Miami em o ano passado.
lgo/rws/bj










Nenhum comentário:

Postar um comentário