sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Continua afastando-se possibilidade de solução à crise em Honduras

.

Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 22 out (Prensa Latina)

O diálogo para encontrar uma solução negociada à crise de Honduras entrou hoje em seu terceiro dia de paralisação depois de denúncias contra o governo de facto de obstruir as negociações.
Enquanto isso, um novo fator de tensão entrou em cena ao ser necessário pedir à polícia permissões 24 horas antes para a realização de manifestações, três dias após a suspensão do estado de sítio.
Tropas antimotins cercaram ontem um protesto da Frente Nacional contra o golpe de Estado e impediram seus integrantes de realizar uma marcha para o centro da capital como tinham previsto.
As conversas entre representantes do presidente Manuel Zelaya e do de facto, Roberto Micheletti, paralisaram-se na noite da terça-feira, depois do cruzamento de propostas e contrapropostas desde a sexta-feira anterior.
A última destas iniciativas dos delegados de Micheletti foi recusada, ao ser considerada pelos de Zelaya que pretende os fazer reconhecer que o derrocamento do estadista pelas forças armadas não foi um golpe de estado.
Anunciaram em um comunicado que o diálogo segue aberto, mas não voltarão à mesa até receber propostas sérias que conduzam a uma solução negociada do conflito.
O senhor Roberto Micheletti -apontam- não tem demonstrado vontade política e segue empenhado em utilizar o diálogo como um simples mecanismo de distração política e calculada demora para ganhar tempo e prolongar sua ilegal e arbitrária permanência no exercício do governo.
Ressaltam que o presidente Zelaya "tem feito todas as concessões possíveis para assegurar o sucesso do diálogo e a saída política da crise".
Assinala que graças a isso, se pôde consensualizar e assinar 95 por cento do Acordo de San José, uma proposta apresentada há três meses pelo mediador no conflito, o presidente da Costa Rica, Oscar Arias.
A percentagem restante depende exclusivamente da vontade política do senhor Micheletti, sustenta a declaração dos representantes de Zelaya.
O ponto essencial do plano de Arias é a restituição do presidente Zelaya, no qual as conversas se estancaram desde a semana passada.
A Frente Nacional anunciou para hoje novas manifestações para exigir a restituição da democracia, horas antes do anúncio da necessidade de pedir permissão à polícia para a realização de atos públicos.
Forças policiais bloquearam avenidas ontem para impedir a realização de uma marcha da resistência, que fez questão do caráter pacífico de sua luta.
rc/rl/bj











Bolívia e EUA continuarão diálogo para aproximar posições

La Paz, 22 out (Prensa Latina)

O chanceler boliviano, David Choquehuanca, dirige uma delegação que viajará aos Estados Unidos para continuar reuniões iniciadas aqui com o fim de construir um novo acordo marco de relações de respeito mútuo entre ambos os países.
Segundo Choquehuanca, citado hoje pela Agência Boliviana de Informação, o encontro está previsto para o final do mês na nação do norte e irá acompanhado de várias autoridades nacionais.
Em maio, La Paz e Washington acordaram um novo convênio marco de relações bilaterais quando visitou a nação andina uma delegação de alto nível do governo estadunidense, encabeçada pelo subsecretário para Assuntos Hemisféricos do Departamento de Estado, Thommas Shannon.
As partes decidiram conformar uma comissão para agilizar a extradição do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada e seus colaboradores, refugiados nos Estados Unidos, e que devem enfrentar um processo por delito de lesa humanidade cometido em outubro de 2003.
O ex-presidente é responsável pela morte de 67 pessoas e 400 feridos como consequência desse fato, também conhecido como Outubro negro, de acordo com as denúncias de familiares das vítimas.
Com respeito à luta contra o narcotráfico, ambos os governos determinaram colaborar mediante responsabilidade compartilhada, mas sobre a base de um respeito à política antidrogas da Bolívia.
Durante a visita, Shannon manifestou seu otimismo pelo restabelecimento dos deteriorados vínculos diplomáticos.
As relações entre os dois Estados entraram em crise quando em setembro de 2008, o presidente da nação andina, Evo Morales, decidiu expulsar o embaixador estadunidense, Phillip Goldberg, sob acusação de conspiração.
Ato seguido, a administração do então presidente George W. Bush despediu o embaixador boliviano Gustavo Guzmán e suspendeu o país sul-americano da lei de preferências tarifárias para os países andinos (ATPDEA).
ocs/por/bj






Confirmam novas detenções de supostos mafiosos na Itália

Roma, 22 out (Prensa Latina)

As autoridades italianas confirmaram hoje a detenção de 50 supostos membros da máfia siciliana pertencentes às famílias Cappello e Santapaola para evitar o que consideraram uma iminente guerra de clãs.
Segundo o informe, a polícia tinha provas de que estava para se desencadear uma “faida” (guerra mafiosa) para assumir o controle das atividades ilegais na cidade de Catania, situada na costa leste italiana.
O promotor de Catania, Vincenzo D'Agata, disse à imprensa ter evidências de que o grupo encabeçado por Salvatore Cappello, atualmente preso, planejava assassinar dois membros dos Santapaola.
Precisou que durante a investigação policial foi detectada a preparação de espetaculares ações criminosas de um grupo relacionado com os Cappello, que tentam fazer valer seu peso na região.
A família de Nitto Santapaola controla há vários anos as atividades da Coisa Nostra em Catania, segunda maior cidade da ilha de Sicília, mas os Cappello lutam para arrebatar-lhes o poder da região.
ocs/ls/bj






Dominicana extradita pastor acusado de pederastia

Santo Domingo, 22 out (Prensa Latina)

Um pastor de uma denominação protestante não identificada se prepara hoje para ser deportado ao Canadá, onde está acusado de abusos sexuais contra menores cometidos no Haiti, disseram as autoridades.
O homem, identificado como João José Correia, nativo de Portugal e naturalizado canadense, foi preso em um hotel da cidade de Porto Prata, onde residia com visto de turista, por agentes da Direção Nacional de Controle de Drogas (DNCD), informa uma parte desse corpo.
Tudo indica que as autoridades canadenses estavam atrás da pista de Correia, cuja extradição solicitaram em agosto passado através de uma nota diplomática com caráter urgente.
O pastor é acusado de organizar orgias com vários menores haitianos entre 12 e 17 anos em um hotel de Porto Príncipe, em troca de favores econômicos tais como a compra de roupa, somas de dinheiro ou o pagamento dos aluguéis de suas casas, detalha a comunicação da DNCD.
Correia permaneceu no Haiti desde 1995 até uma data indeterminada em trabalhos como missionário e como administrador de um orfanato para menores.
ocs/msl/bj






Afeganistão no centro da cúpula extraordinária da OTAN

Bratislava, 22 out (Prensa Latina)

O eventual envio de mais tropas ao Afeganistão está hoje no centro do debate em uma cúpula extraordinária convocada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Pese à crescente rejeição em seus próprios países, os ministros de Defesa da OTAN pretendem conciliar aqui uma estratégia que lhes permita estender a intervenção militar imposta a essa nação asiática desde 2001.
Os membros da Aliança Atlântica analisarão um pedido do general estadunidense Stanley McChrystal, chefe da Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF) no Afeganistão. McChrystal solicitou o envio de 40 mil soldados suplementares e chamou os membros da OTAN a contribuir para reforçar a ISAF, integrada atualmente por mais de 67 mil militares de 42 nações.
O general estadunidense apresentou sua demanda em agosto coincidindo com o aumento das ações da insurgência que dispararam o número de baixas no contingente comandado pela OTAN.
No entanto, os aliados emitiram sinais que se contradizem e inclusive o próprio secretário geral dessa organização, Anders Fogh Rasmussen, mostrou-se cauteloso.
Rasmussen pediu, na última terça-feira, que se analise com prudência a situação no Afeganistão e o provável envio de efetivos a esse país devido à controvérsia que suscita o tema na opinião pública e no seio da própria OTAN.
Ainda que alguns flertem com a ideia, até hoje nenhum aliado manifestou abertamente sua intenção de enviar mais militares ao território afegão.
lgo/ls/bj



Frente Ampla uruguaia mantém preferência de votos

Montevideo, 22 out (Prensa Latina)

O governamental Frente Amplo (FA) mantém hoje a maior intenção de votos do eleitorado uruguaio a três dias das eleições gerais, de acordo com os resultados dos últimas sondagens de FACTUM e CIFRA.
Enquanto a consultora FACTUM concede 46 por cento de preferência, CIFRA registra 49 unidades percentuais a favor da fórmula da FA, integrada por José Mujica e Danilo Astori.
A dupla do Partido Nacional (PN), Luis Alberto Lacalle-Jorge Larrañaga, conserva sua tendência e segundo os dados das citadas consultoras, os prognósticos de voto oscilam entre 29 e 32 por cento.
Para os candidatos do Partido Colorado, Pedro Bordaberry-Hugo de León, as pesquisadoras refletem 13 por cento de eleitores favoráveis as suas propostas, demostrativo de ascensão mas distante da FA e do PN.
Pablo-Mieres e Iván Posada, o binômio representativo do Partido Independente, contam com estatísticas, de acordo com FACTUM e CIFRA, próximas aos três por cento de intenção de voto.
Em um conjunto que agrupa os indecisos, votos em branco e Assembleia Popular, há bastante disparidade nos resultados já que para CIFRA é de 2,5 por cento enquanto para FACTUM se localiza num elevado nove por cento.
Ainda que a FA mantenha as intençoes dos eleitores, as percentagens que lançam as investigações são insuficientes para triunfar em primeiro turno.
Caso nenhum partido consiga maioria simples nas eleições do próximo domingo, os dois mais votados irão para o segundo turno no dia 29 de novembro.
lgo/wap/bj







Simpósio sobre células-tronco sessionará em Cuba

Havana, 22 out (Prensa Latina)

Uma conferência magistral titulada Medicina Regenerativa e aplicação de células-tronco em ortopedia e traumatologia, inaugura hoje em Cuba um simpósio sobre o tema.
O evento sessionará apenas um dia na sede da Sociedade Econômica Amigos do País, onde especialistas cubanos abordarão sobre o uso de células-tronco em pacientes com lesões raquimedulares (na medula espinhal), terapia celular na doença degenerativa discal da coluna lombar e em necrose asséptica da anca.
A agenda do dia inclui ademais terapia celular em pseudoartrose, implante de células-tronco em lesões degenerativas de joelhos.
Cuba aplica a medicina regenerativa em várias doenças, periodontite, lesões cerebrais, palpebrais, e ortopédicas, entre outras, algumas ainda em fase iniciais.
lgo/vm/bj





Israel bombardeia túneis em Gaza, apesar de negar relatório Goldstone

Gaza, 22 out (Prensa Latina)

A aviação de Israel bombardeou hoje dois túneis e um imóvel em Gaza, enquanto o governo insiste em negar o conteúdo do relatório Goldstone e tenta apoio para modificar leis internacionais de guerra.
Fontes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) neste território palestino e um porta-voz do exército israelense confirmaram, separadamente, o ataque aéreo executado contra zonas de Rafah, fronteiriça com o Egito, e em imediações desta cidade.
Segundo os informes, os aviões israelenses bombardearam dois túneis pelos que Tel Aviv assegura que entram armas de contrabando do Egito para este território e também dispararam contra um imóvel que definiram como "fábrica de armas" próxima desta cidade.
Nenhuma das fontes falou de feridos durante as incursões, ainda que o porta-voz israelense as justificou como uma resposta ao lançamento de um foguete contra o deserto de Negev, em Israel.
As passagens subterrâneas na fronteira sul da Faixa de Gaza com o Egito, estimados em mais de 200, são utilizadas pela população palestina para suprir carências derivadas do bloqueio imposto pelo Tel Aviv a esta região desde junho de 2007.
Por outro lado, diários israelenses deram amplo espaço à pretensão do premiê Benjamín Netanyahu de empreender uma campanha mundial em busca de respaldo para mudanças na legislação internacional sobre guerra, depois de desqualificar um relatório da ONU.
O denominado Relatório Goldstone acusa a Tel Aviv de ter cometido crimes de guerra em Gaza durante sua ofensiva militar de dezembro e janeiro passado, mas os dirigentes judeus e os Estados Unidos consideraram-no falso e viciado.
Em uma entrevista ao canal qatarí Al-Jazeera, o juiz Richard Goldstone desafiou nesta quinta-feira o presidente estadunidense, Barack Obama, a demonstrar a veracidade de suas críticas sobre a suposta tendenciosidade do documento.
Por sua vez, o chefe do Instituto Internacional para Investigações Criminosas, William Schabas, declarou à emissora israelense Rádio Exército que a pretensão de Netanyahu sobre modificar as leis internacionais de guerra é "pouco realista".
Schabas agregou que essa iniciativa, por si só, é "quase uma admissão" de que Israel violou a legislação mundial durante a operação Chumbo Fundido, com a que causou mais de 1.400 mortos e uns 5.300 feridos em Gaza.
ocs/ucl/bj





Pesquisas: Frente Ampla triunfaria no Uruguai em primeiro turno

Montevideo, 22 out (Prensa Latina)

Consolidadas as projeções das consultoras Factum, Equipes Mori, Radar e Cifra a Frente Ampla (FA) mantém hoje entre 46 e 49 unidades percentuais em intenção de voto para as eleições do próximo 25 de outubro.
As principais pesquisadoras uruguaias ofereceram suas últimas sondagens antes de começar o veto político a partir de manhã, que proíbe qualquer ato proselitista.
Os dados das quatro empresas mostram que o interesse pelo Partido Nacional oscila entre 27 e 32 por cento, enquanto o Partido Colorado conserva 13 de favoritismo entre os eleitores.
Factum e Cifra coincidem que a vantagem da FA supera toda a oposição, enquanto politólogos opinam que a decantação dos indecisos para os diferentes agrupamentos pode inclinar a balança para a coalizão governamental no próximo domingo.
Analistas das empresas investigadoras mostraram cautela diante deste mapa estatístico e inclinam-se por uma segunda rodada nas urnas.
A FA realizou ontem à noite um gigantesco ato de fechamento de campanha, no qual falou a fórmula presidencial: José Mujica e Danilo Astori, e como protagonista central a "colcha de retalhos", uma gigantesca bandeira do agrupamento.
Com as três faixas identificativas vermelha, azul e branca, o estandarte foi construído com contribuição dos militantes da FA de todo o país e atingiu um total de 1.003 metros de comprimento.
Os uruguaios elegerão nas eleições do domingo o presidente da República, seu vice-presidente, 30 senadores e 99 deputados.
Se nenhum candidato presidencial atingir maioria simples, será efetuada uma segunda volta no dia 29 de novembro entre os dois aspirantes mais votados.
ocs/wap/bj






Manu Chao atuará no Chile

Santiago do Chile, 22 out (Prensa Latina)

O destacado artista franco-espanhol Manu Chao, em um giro por França, Cuba, Argentina e outros países, se apresentará aqui no dia 26 de novembro, confirmaram hoje os organizadores do espetáculo.
O músico, que atuou pela última vez no Chile em 2006, apresentará no Velódromo do Estádio Nacional sua mais recente gravação "La radiolina", cujo primeira canção é "Rainin' in paradize", agregaram.
Em 2006, depois de seu concerto no Centro Cultural Estação Mapocho, cujos ingressos foram excessivamente caros, exigiu a realização de uma apresentação gratuita na popular comuna da Pintana, a qual assistiram quatro mil chilenos.
ocs/jl/bj






Enxame de segurança em XV Cúpula ASEAN

Bangkok, 22 out (Prensa Latina)

Um verdadeiro enxame de efetivos de segurança cobre hoje lugares chaves da XV Cúpula da ASEAN, chamada a relançar a economia do sudeste da Ásia depois dos embates da crise global.

Uns 36 mil membros da polícia e o exército participam na operação, a maior realizada pela Tailândia em muito tempo, afirmou um porta-voz oficial.

O fantasma das demonstrações que em abril último provocaram a cancelamento dessa reunião mal iniciada na cidade de Pattaya detonou a dispersão de um dispositivo de segurança impressionante desde Huan Hin e Chan An, localidades sedes da reunião até Bangkok.

Nessas cidades balneários se reunirão 16 líderes da Ásia-Pacífico e desde a manhã começarão os encontros com a conferência anual da Associação de Nações do Sudeste Asiático em Cham An, a uns 200 quilômetros ao sul da capital.

A metade dos efetivos está deslocada nas sedes, respaldadas por uma vintena de veículos blindados, e o resto em alerta em Bangkok, disse o porta-voz do governo Panitan Wattanayagorn.

Não obstante, os líderes das camisas vermelhas do opositor Frente Unidos pela Democracia contra a Ditadura comprometeram-se a não perturbar a cúpula, depois de sua última manifestação, que reuniu no sábado passado a milhares de seguidores no centro desta cidade.

A reunião de três dias inclui o encontro também anual dos 10 líderes da ASEAN com os da China, Japão e Coréia do Sul, o grupo denominado ASEAN+3, que devém +6 com a Índia, Austrália e Nova Zelândia.

Entre as maiores expectativas do saldo da cúpula está o fundo de 120 mil milhões de dólares da iniciativa multilateral de Chiang Mai, que será lançado a inícios de 2010 para apoiar os esforços de recuperação e a liquidez financeira.

Também sobressai a criação de uma reserva de arroz de emergência da ASEAN+3, com a ideia de fazer operativa com um escritório permanente.

Nesse plano figuram também várias iniciativas da China para melhorar a infra-estrutura dos países do bloco, incluído um fundo de cooperação em investimentos de 10 bilhões de dólares e 15 bilhões de créditos comerciais e 1,7 bilhões de empréstimos preferenciais.

Outros planos básicos em matéria de energia e meio ambiente devem concretizar-se ademais com Japão e Coréia do Sul, bem como de cooperação para ampliar o comércio ASEAN-Índia a 70 mil milhões de dólares anuais.

A XV Cúpula deve sancionar uma declaração sobre mudança climática, que reafirma a posição da ASEAN em respaldo a negociações baseadas na Convenção da ONU sobre o tema.

Também se adiantou a inauguração da comissão intergovernamental de Direitos Humanos do agrupamento.

ocs/sus/bj







Homenagem à cultura cubana no Panamá

Panamá, 22 out (Prensa Latina)

A homenagem à cultura cubana encontra hoje espaço no Panamá, em um meio onde destaca como o mais recente projeto a criação oficial do teatro infantil La Colmenita, com crianças de várias comunidades capitalinas.

Diplomatas, personalidades da ciência e a cultura, autoridades e cubanos residentes no país deram-se presença na atividade central com motivo da data, que recorda acontecimentos da luta pela independência na ilha.

Marisol González, conselheira cultural da embaixada de Cuba no Panamá, ressaltou a importância da celebração, vinculada à primeira ocasião em que foi entoado o Hino Nacional em ocasião da libertação da cidade de Bayamo.

O encontro serviu além de fechamento à jornada que se realiza com caráter anual em comemoração do acontecimento antes mencionado.

Como elemento característico, no Panamá as celebrações coincidiram nesta ocasião com a décima edição do Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, onde também a cultura da ilha teve sua presença.

Os delegados puderam apreciar os avanços conseguidos pela La Colmenita do Panamá em mal um mês de preparação e com crianças de comunidades humildes desta capital.

Também, para finais de outubro prevê-se uma apresentação pública do coletivo, que já acorda o interesse dos espectadores com só subir à cena.

ocs/mem /bj










Ao menos 16 mortos durante confrontos na Somália

Mogadixo, 22 out (Prensa Latina)

Ao menos 16 pessoas faleceram e outras 60 resultaram feridas pelo agravamento do conflito armado na Somália entre as forças islâmicas da Al Shabaab e Hizbul Islã, que enfrentam ao governo faz cinco meses.

Na ação bélica participaram ademais efetivos da Missão de Paz da União Africana (AMISOM) despregados nesta capital para apoiar ao governo de transição de Sharif Sheik Ahmed, um islâmico moderado que conta com o apoio da ONU, a União Africana e a comunidade internacional.

Fontes jornalísticas revelaram que o confronto ocorreu no mercado Bakara e em zonas próximas a Mogadixo, onde se utilizaram granadas e fogo de artilharia.

Até o momento desconhece-se a cifra exata de mortos dos efetivos de AMISOM, quem terminarão seu compromisso de permanência aqui a princípios de 2010, segundo o acordo com as autoridades da nação do corno africano.

O fato coincide com a declaração do Fundo da ONU para a Infância, o qual solicita ajuda para quase 3,6 milhões de pessoas na Somália, incluídos 1,4 milhões de afetados pelas graves secas e a cerca de um milhão e meio de deslocados pelo conflito desde 1991.

ocs/tmh/bj






Parlamentares chilenos promovem Prêmio Nacional da Paz

Santiago de Chile, 22 out (Prensa Latina)

Vários deputados chilenos propuseram instaurar o Prêmio Nacional da Paz para reconhecer a quem promovam o respeito e a solidariedade em criação de uma sociedade mais justa e sem violência.

A moção parlamentar afirma que "a paz é um objetivo almejado, sonhado por todos e esquivo ao longo da história" e denuncia as "guerras e massacres efetuados em nome dela".

Também, reconhece que "muitas pessoas têm dedicado e até oferecido suas vidas com o intuito de construir um mundo mais justo e respeitoso para todos".

"Os que achamos que conseguir a paz não é uma utopia, temos mobilizado nossas idéias, valores e ações para que não se acrescente ao calendário em outros dias infelizes como o 6 e 9 de agosto de 1945, tragédias de Hiroshima e Nagasaki", acrescenta a proposta.

O projeto de lei busca "reconhecer o trabalho e contribuições de pessoas naturais ou jurídicas, chilenas ou estrangeiras, que se destacaram na promoção de valores como a fraternidade, solidariedade, respeito e desenvolvimento de propostas que contribuam ao desenvolvimento da paz no país".

Segundo o projeto, o júri de cinco pessoas vinculadas ao desenvolvimento da paz deve estar encabeçado pelo presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos.

O Prêmio Nacional da Paz será entregado anualmente o 6 de agosto como homenagem às vítimas de Hiroshima.

Promovem esta moção parlamentares independentes, bem como dos partidos Socialista, Democrata Cristão, Pela Democracia e a União Democrata Independente.

ocs/jl/bj










Esposas de anti-terroristas cubanos conversam com eurodeputados

Estrasburgo, França, 22 out (Prensa Latina)

As esposas de dois de cinco lutadores anti-terroristas cubanos presos em cárceres estadunidenses reuniram-se com deputados do Parlamento Europeu durante o plenário ordinário que aconteceu nesta semana aqui.

Acompanhadas pelo embaixador de Cuba ante Bélgica e a União Européia, Elio Rodríguez, Olga Salanueva e Adriana Pérez, mulheres de René González e Gerardo Hernández, respectivamente, atualizaram aos legislativos do processo.

Também, em sua mensagem exigiram a imediata libertação dos Cinco, como se lhe conhece internacionalmente aos anti-terroristas, que levam mais de 11 anos de injusta condenação em prisões norte-americanas.

Os parlamentares europeus se solidarizaram com a causa e comprometeram-se a realizar ações com as autoridades estadunidenses para que lhes permitam visitar a seus esposos nos cárceres.

Durante os dois dias de estância nesta cidade, Adriana e Olga encontraram-se com parlamentares dos Grupos da Esquerda Unida Européia, Social-democratas, Liberais, Verdes e Conservadores do Grupo Popular Europeu.

Como René e Gerardo, Antonio Guerrero, Fernando González e Ramón Labañino permanecem presos por penetrar organizações radicadas em Miami, Flórida, que planejam e executam ações violentas contra Cuba.

ocs/mbz/bj









Fidel Castro recebe a vice-presidente equatoriano


Havana, 22 out (Prensa Latina)

O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, recebeu na quarta-feira ao vice-presidente equatoriano, Lenín Moreno, ocasião que aproveitou para reiterar seu agradecimento pela ajuda da ilha a seu país, resenhou hoje um comunicado oficial.

Na ocasião, Moreno entregou a Fidel Castro a Ordem Manuela Espejo que outorga a vice-presidência equatoriana, em reconhecimento a seu papel na realização de um estudo sobre a deficiência na nação andina.

Ambos trocaram sobre a situação internacional e aprofundaram a respeito da colaboração crescente entre os dois países, de maneira especial na esfera da saúde, acrescentou o texto publicado em todos os noticiários e jornais cubanos.

A nota assegurou que o líder cubano e o vice-presidente equatoriano sustentaram um fraternal encontro e conversaram animadamente.

Moreno agradeceu, em nome de seu governo e povo, o papel dos médicos, genetistas e técnicos da ilha que participam especialmente na Missão Manuela Espejo.

Pouco antes de partir a seu país ontem pelo aeroporto internacional de Varadero, a mais de 140 quilômetros ao este de aqui, o vice-presidente qualificou de solidários e amáveis ao povo cubano e seus governantes.

ocs/ro/bj







OTAN admite complexidade de guerra no Afeganistão

Bratislava, 22 out (Prensa Latina)

Afeganistão constitui o problema mais complexo enfrentado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em toda sua história, admitiu hoje seu secretário geral, Anders Fogh Rasmussen.

O titular da OTAN sustentou que não tem existido um assunto de tanta complexidade e reconheceu que tem sido demasiado alto o custo da missão militar iniciada nessa nação asiática faz oito anos.

Rasmussen reiterou porém a necessidade de estender a permanência dos soldados da Aliança Atlântica em território afegão, apesar da crescente rejeição internacional que suscita.

"O custo da inação seria mais alto", sentenciou minutos antes de iniciar-se aqui uma cúpula extraordinária da OTAN que abordará a possibilidade de enviar mais tropas a esse país.

Os ministros de Defesa das 28 nações que integram a organização tentarão conciliar uma estratégia para estender a permanência das tropas no Afeganistão.

O tema central e mais escabroso desta reunião informal é o eventual envio a mais militares para reforçar a Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF).

Os membros da OTAN deverão responder à demanda do general estadunidense Stanley McChrystal, chefe da ISAF, que pediu em agosto 40 mil soldados suplementares.

No entanto, a exigência de McChrystal ainda não recebeu respostas concretas dos aliados, que na maioria se mostraram omissos diante da ideia.

ocs/ls/bj










Bolívia acolherá XIX Congresso Panamericano de turismo

La Paz, 22 out (Prensa Latina)

Bolívia será sede do XIX Congresso Pan-americano de Escolas de Hotelaria, Turismo e Gastronomia, que se efetuará no final do atual mês nesta cidade.

Segundo destaca hoje o jornal Cambio, o evento acontecerá do 27 ao 31 de outubro e tem o objetivo de aumentar o fluxo e desenvolvimento do setor, além de mostrar a visitantes estrangeiros o potencial gastronômico boliviano. A realização do Congresso na nação andina foi oficializado ontem pelo vice-ministro da Indústria do Turismo, Iván Cahuaya; o diretor da Escola de Hotelaria e

Turismo (EHT), Guillermo Irahola, e o representante do Oficialato de Culturas da prefeitura pacenha, Fernado Lozada.

Entre as nações convidadas figura Espanha, Estados Unidos, México, El Salvador, Nicarágua, Cuba, República Dominicana, Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Peru, Equador e Colômbia.

As autoridades do setor prevêem que o evento reúna mais de 300 visitantes e especialistas da área hoteleira e de turismo.

ocs/por/bj










Indígenas ibero-americanos mostram na Bolívia seus encantadores têxteis

La Paz, 22 out (Prensa Latina)

Deslumbrantes tecidos elaborados a mão resultaram o principal atrativo durante a inauguração do Primeiro Encontro Ibero-americano de Arte Têxtil Indígena Originário, no Campo Ferial de Següencoma, na zona sul desta cidade.

Segundo destaca hoje o jornal Cambio, o encontro, iniciado ontem, tem o objetivo de promover a integração dos povos e preservar o conhecimento tradicional na elaboração dos coloridos telares.

No evento, que finalizará no próximo domingo, participam, além da Bolívia, delegações do Panamá, Paraguai, Equador, Uruguai, Colômbia, Peru e México, com amplas mostras de tecidos confeccionados por originários desses países.

O ministro de Cultura, Pablo Groux, destacou a importância que tem para os povos indígenas da Ibero-América encontrar em torno da produção da arte têxtil.

Esta primeira versão do evento do milênio oficio inclui o segundo Concurso de Ponchos e Tecidos, com mais de 600 peças em exposição provenientes de 40 comunidades rurais de várias regiões bolivianas.

Groux também sublinhou a necessidade de dar continuidade a uma iniciativa surgida do presidente Evo Morales, e através da qual se propiciará, ademais, uma roda de negócios no marco do encontro. Segundo investigações antropológicas, o tecido constitui a expressão mais complexa e melhor elaborada da estética do mundo andino.

ocs/por/bj









Capturam em águas guatemaltecas submarino com cargas de droga

Guatemala, 22 out (Prensa Latina)

Um submarino supostamente carregado de droga foi capturado em águas do oceano Pacífico em uma operação conjunta entre forças guatemaltecas e estadunidenses, informa hoje a imprensa.

O jornal Prensa Libre assinala que o valor pode ascender a 10 mil quilos de cocaína, a maior apreensão jamais conseguida.

Resenha que o submarino o ocupavam três colombianos e um mexicano e foi detectado ontem na zona econômica exclusiva de 180 milhas náuticas em frente à costa guatemaltecas.

A nave, dos chamados enfeitiço e aparentemente de fabricação colombiana, foi interceptada por navios da Marinha de Guerra deste país e fragatas da agência antidrogas dos Estados Unidos, afirma o informe, corroborado pelo Jornal.

Este último cita ao ministro de Governação, Raúl Velázquez, para confirmar a captura, ainda que os detalhes disse que serão estabelecidos com certeza quando atraque manhã ao berço de Porto Quetzal, departamento de Escuintla, a onde é remolcado.

Também esta publicação menciona 10 mil quilos como provável cifra do achado a bordo do submarino, segundo a Promotoria de Narco-atividade e Delitos Contra o Ambiente.

ocs/jf/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário