segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Resistência antigolpista atingiu seu 100° dia em Honduras

.
Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 5 out (Prensa Latina)

A resistência pacífica contra o golpe militar em Honduras atingiu hoje seu 100° dia consecutivos e seus líderes ratificaram que será mantida até a restituição do estado de direito.

O protesto popular começou duas horas após o golpe militar que derrocou o presidente Manuel Zelaya na madrugada do dia 28 de junho, quando milhares de pessoas foram respaldá-lo em frente à casa de governo. No dia seguinte, minutos antes de uma brutal repressão militar e policial para desalojá-las, foi divulgada a criação da Frente Nacional contra o golpe de Estado, que tem liderado a luta das massas contra os golpistas.

Em uma assembleia neste domingo na capital, a direção colegiada dessa aliança expressou que a mobilização do povo continuará até que se consiga a restituição da ordem constitucional e a reinstalação de Zelaya.

O outro objetivo principal da Frente é a convocação de uma assembléia nacional constituinte para elaborar uma carta magna que garanta a participação cidadã e condições de igualdade e justiça social.

Na reunião de ontem, a Frente acordou uma nova manifestação de rua em frente à sede da embaixada dos Estados Unidos, apesar do estado de sítio decretado pelo governo de facto há 10 dias.

A prolongada resistência antigolpista ocorre nas vésperas da chegada ao país de uma missão de chanceleres de países da Organização dos Estados Americanos (OEA) que tenta um diálogo entre as partes em conflito.

Zelaya anunciou sua aceitação do Acordo de San José, que estabelece sua restituição condicionada ao cargo, uma possibilidade recusada por aqueles que assumiram o poder com o golpe militar.

A Frente anunciou que tomará parte nas conversas, pois se estas realmente ocorrem para a busca de soluções à crise devem participar o presidente Zelaya, a resistência e os golpistas.

Informou que para as forças populares são inegociáveis a restituição de Zelaya e a convocação à constituinte.

Assegurou que para desenvolver o diálogo é necessária a abolição do estado de sítio, a desmilitarização do país, a libertação dos presos políticos e a reabertura dos meios de comunicação opositores.

Similar posição expressou Zelaya em uma mensagem por telefone aos participantes na assembleia, a quem convidou prosseguir a resistência e anunciou-lhes que a vitória está perto.

lam/rl/bj





Pintores cubanos exporão em Quito obras sobre Guayasamín

Quito, 5 out (Prensa Latina)

Uma exposição de 25 obras de pintores cubanos, com retratos e interpretações da obra e do pensamento do artista equatoriano Oswaldo Guayasamín, será inaugurada em novembro nesta capital.

Como parte da homenagem pelo 90° natalício do chamado Pintor da Iberoamérica estão terminadas em Cuba parte das obras e entre seus autores figuram os escultores Roberto Fabelo, Ernesto García Peña e Agustín Bejarano, declarou à Prensa Latina Pablo Guayasamín, presidente executivo da Fundação Guayasamín.

A original iniciativa dos jornalistas cubanos Pedro Martínez Pírez e Roberto Chile foi tomando corpo com a cálida acolhida dos artistas plásticos da ilha, comentou o maior dos filhos do desaparecido pintor.

Decidimos fazer duas inaugurações, pontualizou, em 29 de novembro será feita, na Capela do Homem, a primeira apresentação dos 25 retratos em cavaletes, e, uma vez concluída, nesse mesmo dia se procederá a sua montagem definitiva.

No dia seguinte será feita na sala principal da Fundação Guayasamín uma segunda inauguração formal das obras, as quais ficarão até o dia 28 de janeiro de 2010, em ocasião do aniversário do natalício do Herói Nacional cubano José Martí e do assassinato do ex-presidente equatoriano Eloy Alfaro.

Alguns dos autores das obras estarão presentes nessa ocasião, onde se espera a presença de destacadas figuras da intelectualidade e do mundo artístico nacional, apontou Guayasamín.

Este será um extraordinário fechamento de ano pelo 90° aniversário do nascimento de Guayasamín,
sublinhou o presidente da Fundação e ressaltou o contribuição de sete herdeiros do pintor com materiais para esta obra coletiva com a qual, disse, estão muito entusiasmados.

"2010, anunciou, será dedicado a exaltar a figura de Guayasamín, Pintor da Iberoamérica; em 2011 a Capela do Homem, espaço de integração dos povos; e em 2012 a inauguração do Museu Simón Bolívar, homenagem aos deputados americanos na Constituição de Cádiz".

Esperamos, pontualizou Chile, que esta homenagem através das artes plásticas consiga transmitir ao mundo inteiro o respeito, a admiração e o afeto que sentem os cubanos pelo Pintor da Iberoamérica, esse ilustre latinoamericano a quem Fidel Castro chamou de “Profeta do Porvenir”.

ocs/prl/bj







Governo venezuelano fortalece infra-estrutura de saúde pública

Caracas, 5 out (Prensa Latina)

O governo venezuelano põe hoje à disposição dos cidadãos de maneira gratuita 499 Centros de Diagnóstico Integral (CDI) de saúde e 6.700 consultórios populares destinados a garantir a prevenção e o tratamento de doenças.

Mais de 15 milhões de pessoas têm durante as 24 horas do dia acesso a médicos, medicamentos, exames e alta tecnologia.

A cifra de instalações completou-se ontem quando o presidente Hugo Chávez inaugurou 38 delas (três CDI e 35 consultórios).

De acordo com o presidente, o impulsionamento à missão médica Bairro Adentro obedece à aplicação no setor da saúde da política dos três R (revisão, retificação e reimpulso).

Ao intervir em seu dominical programa Alô Presidente, o chefe de Estado anunciou que para complementar esta cruzada serão construídos ademais 15 novos hospitais, enquanto uma parte dos existentes serão reformados ou transformados.

Também ratificou uma avalanche de médicos venezuelanos e cubanos, muitos já em seus postos na comunidade, para continuar potencializando a prioridade de elevar os indicadores de desenvolvimento humano vinculados com a saúde.

Segundo Chávez, até o momento Bairro Adentro salvou 226.334 vidas e ofereceu ao povo mais de 370 milhões de consultas, todo isso sem custo algum.

Só uma revolução pode fazer algo assim, advertiu na emissão número 341 de seu programa.

lac/wmr/bj








China incentiva turismo nacional para aliviar efeitos da crise

Beijing, 5 out (Prensa Latina)

China incentiva hoje o desenvolvimento do turismo nacional como via para aliviar os efeitos da crise econômica global, responsável por uma baixa de visitantes estrangeiros, de acordos com fontes do setor.

O diretor da Administração Nacional de Turismo da China, Shao Qiwei, assinalou que essa estratégia corresponde à política do governo de fomentar a demanda e o consumo interno a fim de aliviar o impacto da crise econômica internacional.

Dados recentes indicam que o número de turistas nacionais aumentou um bilhão no primeiro semestre deste ano. Esse total supera em 11,7 por cento ao do mesmo período anterior.

O servidor público prognosticou que ao fechamento de 2009 a cifra chegará a 1,9 bilhão, 10 por cento a mais que no ano passado, segundo explicou em uma reunião da Associação de Viagens da Ásia Pacífico em Hangzhou, capital da província de Zhejiang.


Acrescentou que orientou as agências de viagens do país a realizar maiores esforços para promover o consumo no setor. O país desfruta por estes dias de uma semana de férias, até a próxima quinta-feira.

Os 119 lugares de interesse monitorados pela mencionada administração registraram 2,950 milhões de visitantes na sexta-feira passada, com um aumento de 9,44 por cento com respeito ao total de igual data anterior.

A indústria turística chinesa mostrou certa recuperação em agosto passado com uma alta de 3,06 por cento nas viagens de turistas ao comparar esse dado com o correspondente de 2008.

O aumento teve uma tendência decrescente iniciada em maio do ano passado, atribuída aos efeitos da crise econômica. A China aprovou um plano de estímulo de 586 bilhões de dólares para fazer frente à recessão global, apoiado ademais no fomento da demanda e no consumo interno, e numa política monetária moderadamente flexível.

ocs/lam/bj







Explode bomba em sede da ONU no Paquistão

Islamabad, 5 out (Prensa Latina)

Uma bomba explodiu hoje na sede do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas nesta capital, com saldo preliminar de uma pessoa morta e ao menos três feridos.

O canal paquistanês de televisão GEO TV informou que o artefato explosivo detonou nas imediações da sede da organização internacional.

Ainda se desconhece se a bomba foi colocada previamente no local ou se tratou de um ataque suicida.

Os bombeiros e equipes de resgate foram imediatamente para a sede do PMA, enquanto a polícia isolou a área.

Segundo a reportagem, que cita fontes do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão para onde foram levadas as vítimas, a pessoa falecida é um estrangeiro.

ocs/nm/bj






Pesquisam vínculos entre terroristas e governadora opositora boliviana

La Paz, 5 out (Prensa Latina)

A comissão parlamentar que pesquisa o caso de terrorismo na Bolívia viajará hoje a Sucre para confirmar vínculos da governadora opositora de Chuquisaca, Savina Cuéllar, com o grupo de extremistas neutralizado no mês de abril em Santa Cruz.

De acordo com o chefe do grupo de trabalho, César Navarro, do Movimento ao Socialismo (MAS) da situação, as evidências mostram vínculos entre Cuéllar e o líder dos paramilitares, o boliviano-croata Eduardo Rózsa, abatido na operação policial junto a dois de seus colaboradores.

Navarro assinalou que durante a campanha eleitoral da autoridade, dois estrangeiros visitaram Sucre para respaldar a atual governadora.

Também indicou que detectaram contas bancárias com vários depósitos para apoiar sua candidatura, incluída uma empresa de segurança, chamada Brinks.

Como parte das investigações, pegarão depoimentos de pessoas que provavelmente teriam se reunido com Rózsa Flores, durante a campanha de Cuéllar, precisou o deputado.

Informou que deporão Juan Luis Gantier, Tomy Durán Ustárez e Luis González.

Também afloraram suspeitas sobre a relação destes cidadãos com o endinheirado empresário de Santa Cruz, Branko Marinkovic, de origem croata, sobre quem pesa a acusação de ser um dos financiadores dos grupos com planos separatistas.

No passado 16 de abril, no Hotel As Américas, de Santa Cruz, um grupo irregular, liderado por Rózsa foi neutralizado em uma ação policial.

Junto a Rózsa morreram Magyarosi Arpád (húngaro-croata) e Michael Martin Dwyer (irlandês), e foram detidos Mario Tadic (boliviano com passaporte croata) e Elod Toasó (húngaro).

Dois dias mais tarde prenderam Juan Carlos Gueder e o paraguaio Alcides Mendoza, membros confessos da União Juvenil Cruzenhista, braço de choque do opositor Comitê Cívico de Santa Cruz.

lac/por/bj







França ingressa em lista seleta da ONU

Paris, 5 out (Prensa Latina)

França foi incluída entre os 10 primeiros países do mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo a classificação difundida hoje nesta capital pela Organização das Nações Unidas.

O IDH do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) levando em conta a espectativa de vida, a taxa de alfabetização e o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante em paridade com o poder adquisitivo (PPA).

Noruega mantém-se no topo da lista do IDH, seguida por Austrália e Islândia. A França ingressou na elite ao passar do 11° ao 8° lugar. A China deu um salto do sétimo posto e agora localiza-se na cadeira 92.

A relação dos 10 com melhor IDH é a seguinte:

1-Noruega 0,971
2- Austrália 0.970
3- Islândia 0,969
4- Canadá 0,966
5- Irlanda 0,965
6- Holanda 0,964
7- Suécia 0.963
8- França 0,961
9- Suíça 0,960
10- Japão 0,960

lgo/ft/bj







Reconhecem impacto do setor financeiro em crise mundial

Estambul, 5 out (Prensa Latina)

O prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz afirmou hoje que o
setor financeiro contaminou a economia global com ativos tóxicos e agora deve limpá-lo.

Para sanear os mercados e diminuir os efeitos da crise econômica mundial sobre os pobres, Stiglitz solicitou um imposto para as transações financeiras, ao participar em uma coletiva de imprensa.

Esta se efetuou no contexto da Assembleia Anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, realizada em Estambul.

O Nobel norte-americano de Economia apontou que o encargo deveria ser aplicado a todo tipo de ativos e que o arrecadado poderia ser destinado às principais vítimas da recessão.

Recordou que, no início de 2009, Washington aprovou em uma hora um pacote de estímulo de 700 bilhões de dólares, o equivalente ao total da ajuda internacional global em uma década.

Chamou para o desenvolvimento de uma economia verde com investimentos em energias renováveis e negociação de emissões de carbono.

A situação do sistema financeiro dos Estados Unidos é muito delicada e para a maioria dos cidadãos desse país a crise não terminou, sobretudo pelos indicadores de desemprego, recalcou.

O especialista afirmou que se essa nação não crescer a uma taxa de ao menos 3,3 por cento, não atenuará o problema do desemprego.

lma/rs/mfb/bj






Criticam apoio de congressista EUA a golpistas hondurenhos

Manágua, 5 out (Prensa Latina)

A congressista estadunidense, Ileana Ros-Lehtinen, é cúmplice e apoia o golpe de Estado em Honduras, assinala hoje um artigo de opinião do diário nicaraguense "Trincheira da Notícia".

Sob o título "O uivo da loba", o comentarista Néstor Hidalgo aborda a próxima viagem a Honduras da representante republicana pela Flórida para encontrar-se com servidores públicos do golpista Roberto Micheletti Baín, do qual é uma firme defensora.

O texto detalha que Ros-Lehtinen viaja para realizar sua própria avaliação da situação local e dos interesses dos Estados Unidos sobre o terreno, à luz da equivocada visão de Washington, que segundo ela, se tem enfocado no presidente derrocado Manuel Zelaya.

A representante de Miami sustentou junto aos irmãos Díaz Balart (Mario e Lincoln) um encontro com o ex-presidente hondurenho Ricardo Maduro em julho de 2009 para agradecer sua cumplicidade e apoio ao golpe de Estado.

Ros-Lehtinen propôs no dia 8 de julho de 2009 um corte no orçamento que os Estados Unidos atribui à OEA, como castigo por este organismo aprovar a volta de Cuba em seu seio e pelo apoio ao presidente hondurenho José Manuel Zelaya.

lma/lb/bj








Chancelaria da França rende homenagem a Mercedes Sosa

Paris, 5 out (Prensa Latina)

A França rendeu homenagem póstuma à cantora argentina Mercedes
Sosa com um sentido comunicado da Chancelaria que destacou "seu sentimento profundo de solidariedade" nos momentos mais difíceis.

Em sua nota, o Quai d´Orsay (sede do Ministério de Exteriores) sublinhou que a morte de Mercedes Sosa, que diante da ameaça da ditadura argentina viveu exilada em Paris durante um ano, significa a perda de uma artista de talento universal.

América Latina perde uma de suas grandes vozes e a Argentina, uma de suas artistas mais reconhecidas no mundo, uma mulher comprometida que provou sua grande coragem pessoal contra a ditadura e sua dignidade frente às perseguições, pontualizou.

O ministério francês de Exteriores disse que seu talento artístico era universal e levava a cultura latinoamericana pelo mundo, "especialmente à França, onde contava com numerosos admiradores".

Seu exílio conduziu-a principalmente a viver na França, onde as amizades que forjou deixaram fortes impressões sobre seu sentimento profundo de solidariedade repousa boa parte da amizade franco-argentina, ressaltou.

lma/ft/bj









Cuba mobiliza universitários contra golpe de Estado em Honduras


Havana, 5 out (Prensa Latina)

Cuba lançou hoje uma campanha denominada O Grito dos Despossuídos, para unir-se aos movimentos estudantis da América Latina e condenar o golpe de Estado em Honduras.

A Federação Estudantil Universitária (FEU) convocou para jornadas de mobilização em sua rede acadêmica, onde estudam vários milhares de graduandos estrangeiros, entre eles um milhar de hondurenhos.

Carlos Rafael Rodríguez, dirigente da FEU, confirmou à Prensa Latina o apelo à paz feito pela organização estudantil mais antiga de Cuba as suas homólogas latinoamericanas.

O golpe perpetrado por elites militares e oligárquicas, que completa hoje 100 dias em Honduras, foi condenado internacionalmente, e Cuba sobressai na ação midiática contra o governo de facto.

Os graduandos da Escola Latinoamericana de Medicina e outros centros de educação superior em Cuba exigiram de imediato a restituição do sequestrado presidente Manuel Zelaya.

mgt/cmv/bj










Autor chileno destaca vida e obra de Cintio Vitier

Santiago de Chile, 5 out (Prensa Latina)

O falecido intelectual cubano Cintio Vitier figura entre as vozes importantes do continente, destacou hoje o escritor chileno Omar Cid na publicação eletrônica Crônica Digital.

Afirma também que assim o entenderam os mexicanos quando o premiaram na memória de Juan Rulfo e assim o entendem os cubanos, que valorizam sua contribuição a "a construção de pátria no sentido mais amplo do termo".

Sob o título "Cintio Vitier, a conjugação do verso, reflexão e história", Cid resenha dados biográficos do destacado estudioso da vida e obra de José Martí.

Recorda sua participação no grupo Origens, que considera "um dos projetos literários mais importantes desenvolvido na ilha com projeção internacional" e sua contribuição de estudos sobre a obra de Lezama Lima, entre outras atividades literárias.

Cid assinala também os numerosos prêmios obtidos pelo poeta, ensaísta, narrador e crítico cubano.

lgo/jl/bj










Lamenta Cuba morte de Mercedes Sosa

Havana, 5 out (Prensa Latina)

Meios de imprensa cubanos dedicaram hoje um amplo espaço a ressaltar a vida e obra da recém falecida cantora e autora argentina Mercedes Sosa, cuja morte, aos 74 anos, entristeceu à música latino-americana.

Sob o título de La negra, uma voz que não se apaga, o diário Granma a catalogou como "a grande que lhe deu voz aos pobres desta terra" e recordou sua passagem pela ilha em 1974, onde compartilhou com amigos como a heroína Haydée Santamaría e os trovadores Silvio Rodríguez e Pablo Milanés.

Em Cuba, acrescenta a nota, cultivou afetos. A Casa das Américas foi sua casa.

Acompanha o texto, que ocupa a metade da página cultural, uma instantânea do 16 de outubro de 1974 tomada pelo fotógrafo Liborio Noval na que se lhe vê na sede de Casa, em um extenso diálogo que sustentou junto a Santamaría.

O periódico Trabajadores também se fez eco da notícia e destacou seu legado e sua mensagem de compromisso social.

A televisão, as principais radio-emissoras e várias páginas digitais da cultura cubana uniram-se à repercussão mundial pela morte de Sosa, falecida na madrugada do domingo último.

Sua morte tem causado comoção nos meios intelectuais da América Latina e Europa, onde hoje se lhe guarda luto.

lgo/may/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário