terça-feira, 6 de outubro de 2009

RESISTÊNCIA MANTÉM LUTA PACÍFICA E RATIFICA VONTADE DE DIÁLOGO

.
Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 6 out (Prensa Latina) A Frente Nacional contra o golpe de Estado de Honduras confirmou que manterá sua luta em defesa do estado de direito, à expectativa dos anúncios sobre resolver a crise mediante o diálogo.

Essa aliança das forças populares convocou uma nova manifestação nesta terça-feira, ainda em meio ao estado de sítio decretado pelo governo de facto e uma vasta presença da polícia.

Os membros da resistência cumprem 101 dias de jornadas de lutas nas ruas, que mantiveram inclusive no meio do tenso clima da suspensão das garantias constitucionais desde 27 de setembro.

A Frente pronunciou-se por um processo de negociação no qual tomem parte os três atores da situação atual: o derrocado presidente Manuel Zelaya, a resistência popular e os autores do golpe militar de 28 de junho.

Sustentamos que o diálogo é um meio adequado para resolver diferenças, mas não é possível sob medidas de repressão, sublinha essa aliança de forças populares em um comunicado divulgado nessa segunda-feira.

Em uma coletiva de imprensa na rua, durante um protesto antigolpista em frente à embaixada dos Estados Unidos, recordou que o governo de facto viola os direitos humanos e as leis desde a ação militar golpista.

Enquanto se mantêm essas medidas de força não há um ambiente propício para que o diálogo seja válido, aponta.

O presidente do governo de facto, Roberto Micheletti, anunciou ontem à noite a abolição do decreto sobre o estado de sítio, ainda que tenha mantido o fechamento dos meios opositores, a Rádio Globo e o canal 36 da televisão.

Uma missão de chanceleres de países da Organização dos Estados Americanos (OEA) está prevista para chegar amanhã a Tegucigalpa, em uma segunda tentativa de encontrar uma saída à crise.

A OEA espera sentar às partes em conflito, não mencionadas expressamente, e conseguir a assinatura de um arranjo proposto pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, promovido como mediador pelos Estados Unidos.

O plano prevê a volta à presidência de Zelaya, condicionado à renúncia de promover uma assembleia constituinte, sendo um governo de conciliação, formado pelos partidos tradicionais, entre outros.

Zelaya adiantou sua intenção de assinar o chamado Acordo de San José e inclusive esclareceu que a constituinte é uma iniciativa que ficaria nas mãos do próximo governo.

A Frente propõe que o diálogo deve ter como resultado em primeiro lugar a saída do poder da ditadura militar-civil. Sustenta que deve concluir com a restituição de Zelaya em seu cargo sem condições, de forma imediata e segura. Também, a definição de mecanismos para a convocação de uma assembleia nacional constituinte democrática, inclusiva e participativa.

rc/rl/bj







Obama convoca congressistas, tema: Afeganistão

Washington, 6 out (Prensa Latina)

O presidente Barack Obama reúne-se hoje com líderes de ambos os partidos no Congresso para discutir sobre a maior controvérsia política da atualidade nos Estados Unidos: a intervenção no Afeganistão.

A JUNTA EXTRAORDINÁRIA DO PRESIDENTE DEMOCRATA E PARLAMENTARES OCORRE QUANDO A CASA BRANCA PRETENDE CONDUZIR UMA REVISÃO E EVENTUALMENTE UMA MUDANÇA DE ESTRATÉGIA NA GUERRA LIDERADA PELO PENTÁGONO.

ESTÁ PREVISTO QUE OBAMA SE SENTE PARA CONVERSAR COM A PORTA-VOZ DIRETIVA DA CÂMARA DE REPRESENTANTES, NANCY PELOSI, O CHEFE MAIORITÁRIO DO SENADO, HARRY REID, E OS INFLUENTES SENADORES REPUBLICANOS JOHN BOEHNER E MITCH MCCONNELL.

VÁRIOS ALTOS OFICIAIS, MILITARES E PERSONALIDADES DA OPOSIÇÃO ESTÃO PRESSIONANDO O EXECUTIVO PARA QUE AUMENTE O ATUAL CONTINGENTE DE 68 MIL EFETIVOS EM AO MENOS 40 MIL ADICIONAIS.

NO ENTANTO, O SECRETÁRIO DE DEFESA, ROBERT GATES, NÃO MOSTROU ENTUSIASMO COM ESSA OPÇÃO E DISSE NA SEGUNDA-FEIRA QUE "DEVEMOS CALIBRAR BEM AS RECOMENDAÇÕES ANTES DE EXPRESSÁ-LAS INGENUAMENTE DIANTE DO PRESIDENTE".

O CHEFE DAS TROPAS ESTADUNIDENSES E DA OTAN, GENERAL DE CINCO ESTRELAS STANLEY MCCHRYSTAL, RECONHECEU QUE O PENTÁGONO ESTÁ MAL SITUADO NO AFEGANISTÃO E URGE MODIFICAR A ESTRATÉGIA DE GUERRA.

SEGUNDO O COMANDANTE DOS EXÉRCITOS DE OCUPAÇÃO, A SITUAÇÃO BÉLICA DE WASHINGTON É SIMILAR À DE UM "TOURO FERIDO CARREGANDO CONTRA UM MATADOR (TOREIRO)".

MCCHRYSTAL EXPLICOU QUE A SITUAÇÃO PIORA DEVIDO AOS CRESCENTES ATAQUES DOS INSURGENTES TALIBÃS E O DESCONTENTAMENTO DA POPULAÇÃO.

EM UM COMUNICADO ENVIADO AO COMANDO CENTRAL, CONSIDEROU QUE AS OPERAÇÕES NO AFEGANISTÃO ENFRENTAM UMA CRISE DE CONFIANÇA E NÃO TERÃO SUCESSO SE O DEPARTAMENTO DE DEFESA FIZER QUESTÃO DE MANTER AS ATUAIS TÁTICAS.

MCCHRYSTAL LIDERA 100 MIL SOLDADOS ALIADOS, ENTRE ELES 68 MIL ESTADUNIDENSES. ESTÁ PREVISTO QUE PARA DEZEMBRO AS TROPAS AUMENTEM EM 10 MIL ELEMENTOS, CINCO MIL DELES NORTE-AMERICANOS.

OBAMA PEDIU PACIÊNCIA AO POVO EM RELAÇÃO COM A GUERRA, E DISSE QUE AINDA FALTA BASTANTE PARA DERROTAR COMPLETAMENTE ÀS FORÇAS LEVANTADAS CONTRA A INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA.

O APOIO CIDADÃO À EXPEDIÇÃO MILITAR CAIU A UM NOVO NÍVEL CRÍTICO, SEGUNDO UMA PESQUISA DE OPINIÃO DIFUNDIDA PELO DIÁRIO USA TODAY E PELA AGÊNCIA GALLUP.

NA INDAGAÇÃO, 42 POR CENTO DOS CONSULTADOS RESPONDEU QUE OS ESTADOS UNIDOS TINHA COMETIDO UM ERRO AO ENVIAR SOLDADOS, CONTRA 30 POR CENTO QUE OPINOU O MESMO EM FEVEREIRO.

AS OCUPAÇÕES DE IRAQUE E AFEGANISTÃO CUSTARAM A WASHINGTON MAIS DE CINCO MIL SOLDADOS MORTOS EM SETE ANOS, UNS 30 MIL FERIDOS E CUSTOS SUPERIORES A 12 BILHÕES DE DÓLARES MENSAIS.

RC/JVJ/BJ






ORTEGA DEFENDERÁ BRIGADA MÉDICA CUBANA

Manágua, 6 out (Prensa Latina)

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, receberá hoje a brigada médica cubana que realizará diagnósticos e estudos em pessoas com descapacidade como parte dos programas de atenção solidária dentro da Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA).

Durante um ato que será celebrado na praça da Biblia, nesta capital, o presidente receberá um grupo de 62 especialistas cubanos que chegaram aqui ontem com o propósito de empreender um trabalho científico e humanitário com os setores mais despossuídos que comentaristas consideram próprio das elites por seu custo.

Em suas palavras de boas-vindas a coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, disse que a ocasião é muito especial para todos os nicaraguenses, em um dia de realização de sonhos das pessoas descapacitadas de nosso país.

Destacou que este grupo de especialistas cubanos cumpriu investigações das causas da descapacidade na Venezuela e no Equador.

Quero agradecer, sublinhou, o gerenciamento, o pensamento e a guia permanente do Comandante em Chefe Fidel Castro, que, disse, vive pendente das causas, das lutas, dos problemas e das batalhas dos povos da região.

Agradeceu e reconheceu o apoio de Cuba à Nicarágua na esfera da saúde e anunciou uma proposta para contar com uma assessoria da Ilha permanente para aperfeiçoar os Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI).

A brigada cubana se deslocará para o departamento de Masaya onde realizará este primeira missão casa por casa, sem distinção de filiação política nem de nenhum outro tipo, a partir de 7 de outubro.

É uma brigada formada por especialistas com experiência adquirida também no trabalho na Venezuela e no Equador, disse um de seus integrantes, o doutor Gustavo Redondas. Pensamos que tudo seja um sucesso, agregou.

A vice-ministra de Saúde de Cuba, Marcia Cobas, que chegou à frente do grupo, anunciou que os medicamentos que os médicos levarão serão doados por Cuba aos pacientes que tenham problemas de saúde. Estamos compartilhando, informou, o que temos, não o que nos sobra.

Informou que trazemos o tesouro que temos. Formar um genetista custa tempo e muitos recursos. A Nicarágua só tem um genetista. Esta especialidade é elitista e formar um especialista custa muito caro. Vamos trabalhar em função do povo e não dos ricos, sustentou.

O ministro de Saúde nicaraguense, Guillermo González, disse que este trabalho permitirá reforçar as políticas na esfera sanitária e ir a fundo da descapacidade, graças à tradição de solidariedade de Cuba com a Nicarágua.

rc/lb/bj







Renderão tributo a Che em encontro social alternativo na Bolívia

La Paz, 6 out (Prensa Latina)

Delegações de oito países tomarão parte no V Encontro Social Alternativo que começará hoje em Vallegrande, departamento de Santa Cruz, onde permaneceram em segredo os restos do legendário guerrilheiro Ernesto Che Guevara durante três décadas (1967-1997).

SEGUNDO CONFIRMOU O COMITÊ ORGANIZADOR, O EVENTO RENDERÁ HOMENAGEM AO CHE E CONSTITUIRÁ UM CHAMADO À UNIDADE E À SOBERANIA DOS POVOS.

NO ENCONTRO, REPRESENTANTES DA ARGENTINA, PARAGUAI, COLÔMBIA, VENEZUELA, EQUADOR, CUBA, HONDURAS E BOLÍVIA DEBATERÃO SOBRE AS RELAÇÕES HUMANAS, AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A SOBERANIA ALIMENTAR.

TAMBÉM FARÃO REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS PARADIGMAS DIANTE DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL E DAS CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS QUE LUTAM CONTRA O TERRORISMO.

O ENCONTRO TERMINARÁ NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA COM UMA PEREGRINAÇÃO À HUMILDE LOCALIDADE DA HIGUERA, A 15 QUILÔMETROS DE VALLEGRANDE, PARA RENDER TRIBUTO A CHE GUEVARA, JUSTO NO MESMO LUGAR ONDE SEUS INIMIGOS SOMENTE PUDERAM O FAZER DESAPARECER FISICAMENTE HÁ 42 ANOS.

RC/POR/BJ







CUBA RECORDA ATO TERRORISTA E EXIGE JUSTIÇA

Por Diony Sanabia Abadia

HAVANA, 6 OUT (PRENSA LATINA) O TERRORISMO CONTRA CUBA COMPLETOU NO DIA DE HOJE 33 ANOS APÓS SEU MAIOR ATO QUANDO PERDERAM A VIDA 73 PESSOAS NA VIAGEM DE UM AVIÃO DESTA ILHA CARIBENHA EM BARBADOS.

DESDE ENTÃO, TODO 6 DE OUTUBRO É MOTIVO DE DOR NESTE PAÍS, MAS TAMBÉM DE DENÚNCIA PERMANENTE CONTRA OS AUTORES DO ENORME CRIME PARA QUE PAGUEM POR SEUS CRIMES, POIS AMPARADOS PELO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS PASSEIAM LIVREMENTE EM TERRITÓRIO DA NAÇÃO NORTE-AMERICANA.

ORLANDO BOSCH E LUIS POSADA CARRILLES FORAM OS RESPONSÁVEIS PELO NEFASTO ACONTECIMENTO, E A VERDADEIRA JUSTIÇA CONTINUA SEM CONCRETIZAR-SE PELO USO DE DUPLA MEDIDA DE SUCESSIVAS ADMINISTRAÇÕES QUE SE PROCLAMAM ANTITERRORISTAS.

AQUELES QUE CONHECEM ESTE CASO NO MUNDO MOSTRAM TAMBÉM SUA INDIGNAÇÃO E JUNTO AOS CUBANOS EXIGEM CASTIGO PARA OS TERRORISTAS, QUE PARTICIPARAM DE OUTROS SANGRENTOS ATOS TERRORISTAS.

COMO MOSTRA DA INDIGNANTE ATITUDE ESTADUNIDENSE, ENQUANTO TAIS TERRORISTAS PERMANECEM LIVRES, CINCO CUBANOS ESTÃO HÁ MAIS DE 11 ANOS ENCARCERADOS POR DEFENDER SEU PAÍS DE AÇÕES VIOLENTAS.

GERARDO HERNÁNDEZ, ANTONIO GUERRERO, FERNANDO GONZÁLEZ, RAMÓN LABAÑINO E RENÉ GONZÁLEZ PROTEGIAM-NOS DE PERSONAGENS COMO POSADA, MANIFESTARAM À PRENSA LATINA VÁRIOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

ESSES JOVENS JUNTO A CONTEMPORÂNEOS DE TODA CUBA ALÇARÃO NESTA TERÇA-FEIRA SUAS VOZES NOS CENTROS EDUCACIONAIS PARA CONDENAR NOVAMENTE O CRIME DE BARBADOS E EXIGIR OUTRA VEZ QUE SE FAÇA JUSTIÇA.

RC/DAS/BJ







PRESIDENTE LULA ASSISTE A TERCEIRA CÚPULA BRASIL-UNIÃO EUROPEIA

BRASÍLIA, 6 OUT (PRENSA LATINA)

O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ASSISTE HOJE EM ESTOCOLMO À TERCEIRA CÚPULA DA PARCERIA ESTRATÉGICA BRASIL-UNIÃO EUROPEIA (UE), QUE CONSTITUI UMA MOSTRA DA INTENSIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES BILATERAIS.

ALÉM DE LULA, PARTICIPARÃO NA REUNIÃO O PREMIÊ DA SUÉCIA E ATUAL PRESIDENTE DO CONSELHO DA UE, FREDRIK REINFELDT, E O PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA, JOSÉ MANUEL DURÃO BARROSO.

O PRESIDENTE BRASILEIRO E AS AUTORIDADES DA UE AVALIARÃO A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA PARCERIA ESTRATÉGICA, APRESENTADO NA CÚPULA DO RIO DE JANEIRO, NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2008, DOCUMENTO QUE É A COLUNA VERTEBRAL DO DIÁLOGO E A COOPERAÇÃO BILATERAIS.

DE ACORDO COM A CHANCELARIA BRASILEIRA, O PLANO CONTA COM PROPOSTAS CONCRETAS DE AÇÃO NAS ÁREAS DE: PROMOÇÃO DA PAZ E DA SEGURANÇA POR MEIO DO FORTALECIMENTO DO SISTEMA MULTILATERAL, PROMOÇÃO DA PARCERIA ECONOMIA, SOCIAL E AMBIENTAL, E PROMOÇÃO DA COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

TAMBÉM INCLUI A PROMOÇÃO DA COLABORAÇÃO REGIONAL E TRIANGULAR EM BENEFÍCIO DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, INTERCÂMBIO NAS ESFERAS DE EDUCAÇÃO E CULTURA E APROXIMAÇÃO DAS SOCIEDADES CIVIS.

DURANTE O ENCONTRO, REFERE À CHANCELARIA, SERÃO ABORDADOS ADEMAIS TEMAS DE INTERESSE COMUM DA AGENDA BILATERAL E GLOBAL, COMO A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL, A MUDANÇA CLIMÁTICA, ENERGIA, DESARMAMENTO E NÃO PROLIFERAÇÃO, BEM COMO AMBAS AS PARTES TROCARÃO AVALIAÇÃO DAS RESPECTIVAS SITUAÇÕES REGIONAIS.

NO CONTEXTO DA REUNIÃO DE ESTOCOLMO SERÁ EFETUADA A TERCEIRA CÚPULA EMPRESARIAL BRASIL-UE, NA QUAL SE DISCUTIRÁ AS OPORTUNIDADES DE AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DO COMÉRCIO E DOS INVESTIMENTOS NOS DOIS SENTIDOS.

A CHANCELARIA RECORDA QUE ENTRE 2002 E 2008, O INTERCÂMBIO COMERCIAL BRASIL-UE TEVE UM CRESCIMENTO DE 183,8 POR CENTO, JÁ QUE AS EXPORTAÇÕES AUMENTARAM 197,2 POR CENTO E AS IMPORTAÇÕES 168,2 POR CENTO.

ENTRE JANEIRO E AGOSTO DESTE ANO, O COMÉRCIO BILATERAL CHEGOU A 40 BILHÕES DE DÓLARES.

RC/ALE/BJ








MORREM 10 SOLDADOS AFEGÃOS EM FORTES COMBATES NO AFEGANISTÃO

KABUL, 6 OUT (PRENSA LATINA)

VIOLENTOS COMBATES LIVRARAM NAS ÚLTIMAS HORAS SOLDADOS E INSURGENTES NA CONFLITUOSA PROVÍNCIA DO SUL HELMAND QUE DEIXARAM 10 MILITARES AFEGÃOS MORTOS, COMUNICARAM HOJE FONTES OFICIAIS.

SEGUNDO O CHEFE DA REGIÃO SUDOESTE AFEGÃ, GENERAL SHIR MOHAMMAD ZAZAI, OS REBELDES FIZERAM UMA EMBOSCADA ÀS TROPAS, NO ATAQUE MAIS MORTÍFERO CONTRA O EXÉRCITO EM VÁRIOS MESES.

ZAZAI EXPLICOU A MEIOS INFORMATIVOS QUE DURANTE O CONFRONTO OUTRO SOLDADO FICOU FERIDO E QUE OS ANTIGOVERNAMENTAIS TIVERAM UM NÚMERO DESCONHECIDO DE BAIXAS.

OUTRAS FONTES MILITARES INFORMARAM QUE MAIS DE 100 INSURGENTES PERDERAM A VIDA OU FICARAM LESIONADOS EM VÁRIOS COMBATES OCORRIDOS NO PAÍS DESDE SEGUNDA-FEIRA.

AINDA QUE O MINISTÉRIO AFEGÃO DE DEFESA TENHA INDICADO QUE OS REBELDES MORRERAM NO SÁBADO PASSADO EM UM COMBATE OCORRIDO NO DISTRITO DE KAMDISH, SITUADO NA REGIÃO ORIENTAL DE NURISTÁN.

DE ACORDO COM ESSA VERSÃO, UNS 500 OU 600 INSURGENTES ATACARAM POSTOS DO EXÉRCITO AFEGÃO E DAS TROPAS DOS ESTADOS UNIDOS, QUE SE DEFENDERAM E RECORRERAM AO APOIO DA AVIAÇÃO.

A EXISTÊNCIA DESSE CONFRONTO DIVULGOU-SE NESTE DOMINGO, QUANDO A FORÇA INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA À SEGURANÇA (ISAF) ADMITIU AS MORTES DE OITO SOLDADOS ESTADUNIDENSES E DOIS AFEGÃOS NO ATAQUE.

SITUADA NOS CONTRFORTES MERIDIONAIS DA CORDILHEIRA DO HINDU KUSH E FRONTEIRIÇA COM O PAQUISTÃO, NURISTÁN É UMA REGIÃO MUITO ISOLADA COM UMA FORTE PRESENÇA DOS INSURGENTES, QUE CONTROLAM POR COMPLETO SEU FLANCO OCIDENTAL.

NOS ÚLTIMOS DIAS, AS TROPAS DA ISAF, DIRIGIDA PELA OTAN E AFEGÃS PROTAGONIZARAM VÁRIAS OPERAÇÕES CONTRA OS INSURGENTES, QUE AUMENTARAM A FREQUÊNCIA, A INTENSIDADE E O ALCANCE DE SUAS AÇÕES NESTE PAÍS ISLÂMICO CENTROASIÁTICO.

LGO/MNE/BJ










MUNICÍPIOS INDÍGENAS BOLIVIANOS A ELEIÇÕES SOBRE AUTONOMIAS

La Paz, 6 out (Prensa Latina)

A Corte Nacional Eleitoral (CNE) da Bolívia deverá valorizar a proposta de 14 municípios indígenas que esperam decidir o próximo 6 de dezembro, nas urnas, seu estatuto autonômico, confirmaram hoje fontes oficiais.

NESSE MESMO DIA, EXPLICOU A PRENSA LATINA A VOGAL DA CNE ROXANA IBERNAGARAY, JUNTO ÀS ELEIÇÕES GERAIS, SEIS REGIÕES -LA PAZ, ORURO, COCHABAMBA, POTOSÍ CHUQUISACA E GRANDE CHACO- VOTARÃO SOBRE AS AUTONOMIAS.

TAMBÉM NESSA DATA, PRECISOU, OS BOLIVIANOS ELEGERÃO AO PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO PAÍS E AOS 166 MEMBROS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVO PLURINACIONAL, NOME QUE ADOTARÁ O CONGRESSO EM 2010.

AS COMUNIDADES ORIGINARIAS QUE CUMPRIRAM OS REQUISITOS PARA INSCREVER SUAS PROPOSTAS AUTONÔMICAS SÃO SALINAS DE GARCI MENDOZA, PAMPA AULLAGAS, CHIPAYA, SAN PEDRO DE TOTORA, CURAHUARA DE CARANGAS E CORQUE (ORURO).

EM LA PAZ, CHARAZANI E INQUISIVI; TAMBÉM FORAM APROVADOS CHAYANTA (POTOSÍ), GUTIÉRREZ E CHARAGUA (SANTA CRUZ), E HUACOYO, MOJOCOYA E TARABUCO (CHUQUISACA).

IBERNAGARAY DESTACOU QUE ENTRE OS REQUISITOS SOBRESSAI A APRESENTAÇÃO DE AO MENOS 10% DE ASSINATURAS DA POPULAÇÃO HABILITADA PARA VOTAR APOIANDO A CONSULTA, A CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DE AUTONOMIAS E A CONVOCAÇÃO À CONSULTA EMITIDA PELO CONSELHO MUNICIPAL RESPECTIVO.

NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DISSE, A CNE PUBLICARÁ A LISTAGEM OFICIAL DOS MUNICÍPIOS QUE DECIDIRÃO NAS URNAS SOBRE AS AUTONOMIAS INDÍGENAS.

TAMBÉM, SE DECIDIRÁ SOBRE O DESENHO DE UMAS SEIS BOLETAS QUE SE UTILIZARÃO NOS SUFRÁGIOS DE FIM DE ANO, ENTRE ELAS A DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE E O VICE-PRESIDENTE DO PAÍS, A DOS MEMBROS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, E AS DAS REGIÕES E MUNICÍPIOS INDÍGENAS.

ONTEM, OITO PARTIDOS POLÍTICOS, ALIANÇAS E AGRUPAMENTOS CIDADÃS DERAM INÍCIO À PROPAGANDA ELEITORAL CAMINHO ÀS ELEIÇÕES GERAIS DO 6 DE DEZEMBRO.

SEGUNDO CONSTATOU PRENSA LATINA, ALGUNS AGRUPAMENTOS, COMO A DO EX-PREFEITO DE POTOSÍ RENÉ JOAQUINA, DA ALIANÇA SOCIAL, OPTARAM POR REALIZAR MISSAS, OUTROS SACARAM SPOTS TELEVISIVOS DESAFIANTES E OUTROS APRESENTARAM PEÇAS MUSICAIS.

ENQUANTO ERA VAIADO POR TRANSEUNTES NA CENTRAL PRAÇA MURILLO, DA CIDADE DE LA PAZ, JOAQUINO PONDEROU OS RESULTADOS DAS ÚLTIMAS ENQUETES, QUE O LOCALIZAM EM UM QUARTO LUGAR NA PREFERÊNCIA.

OUTRO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE, SAMUEL DORIA MEDINA, DE UNIDADE NACIONAL, CELEBROU UM ATO NA CIDADE DE SANTA CRUZ; AO IGUAL QUE O GOVERNAMENTAL MOVIMENTO AO SOCIALISMO (MAS).

POR SUA VEZ, O PORTA-VOZ PRESIDENCIAL, IVÁN CANELAS, PEDIU AOS PARTIDOS POLÍTICOS OPOSITORES E CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA NÃO UTILIZAR A FÉ RELIGIOSA EM SUAS CAMPANHAS ELEITORAIS.

"HÁ GENTE QUE UTILIZA A FÉ PARA GANHAR VOTOS, A CADA CIDADÃO TEM SUA CRENÇA RELIGIOSA E ELES SABERÃO AVALIAR QUEM UTILIZAM DE MANEIRA JEITOSA À IGREJA. A BÍBLIA DISSE: "QUANDO QUEIRAS ORAR, FECHA AS PORTAS DE TUA CASA E ORA, NÃO COM PALAVRAS VÃS", INDICOU.

CRITICOU ADEMAIS QUE O PARTIDO PLANO PROGRESSO PARA BOLÍVIA- CONVERGÊNCIA NACIONAL, DO EX-GOVERNADOR OPOSITOR MANFRED REYES VILLA, USE A DEFICIENTES PARA FAZER CAMPANHA.

LGO/GA/BJ






SOMAM 220 OS SOLDADOS BRITÂNICOS MORTOS NO AFEGANISTÃO

Kabul, 6 out (Prensa Latina)

Um soldado britânico morreu na conflitiva província de Helmand, que elevou hoje a 220 as baixas mortais dessa nacionalidade desde a invasão e ocupação do Afeganistão o 7 de outubro do 2001.

SEGUNDO PORTA-VOZES DA FORÇA INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA À SEGURANÇA (ISAF), LIDERADA PELA OTAN, O MILITAR DO PRIMEIRO BATALHÃO DO REGIMENTO DOS GUARDAS GRANADEIROS FALECEU ONTEM COMO CONSEQÜÊNCIA DE UMA EXPLOSÃO DURANTE UMA PATRULHA CERCA DO DISTRITO DE NAD ALI.

TAMBÉM, NESSA DETONAÇÃO MORREU UM SOLDADO DOS ESTADOS UNIDOS POR CAUSA DAS FERIDAS RECEBIDAS QUE REPRESENTOU O 774 FALECIDO EM OITO ANOS.

A CIFRA DE MORTOS ACELEROU-SE SOBRETUDO DESDE COMEÇOS DE JULHO PASSADO, QUANDO AS FORÇAS BRITÂNICAS E ESTADUNIDENSES LANÇARAM UMA OFENSIVA NA PROVÍNCIA DE HELMAND PARA TRATAR DE ASSEGURAR AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO 20 DE AGOSTO.

GRÃ-BRETANHA TEM MAIS DE 8.300 OCUPANTES NO AFEGANISTÃO, A MAIORIA NO TERRITÓRIO ADSCRITOS À ISAF.

LGO/MNE/BJ












CONSTRUIRÃO ESTRATÉGICO PORTO NAS CARAÍBAS NICARAGÜENSE

Manágua, 6 out (Prensa Latina)

As autoridades nicaragüenses esperam pela aprovação da Lei de Portos para iniciar a construção de uma rada na região das Caraíbas, anunciou hoje uma fonte oficial.

O PRESIDENTE EXECUTIVO DA EMPRESA PORTUÁRIA NACIONAL (EPN), VIRGILIO SILVA, AFIRMOU QUE SÓ ESPERAM PELA AUTORIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA NACIONAL PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO EM MONKEY POINT, O QUE PERMITIRIA QUE O PAÍS TENHA UM PORTO DE ÁGUAS PROFUNDAS NO ATLÂNTICO.

CÁLCULOS CONSERVADORES INDICAM QUE O INVESTIMENTO ASCENDERIA A 450 MILHÕES DE DÓLARES.

SILVA DECLAROU QUE SE REALIZARÁ A LICITAÇÃO DO PROJETO, POIS ESTÃO INTERESSADOS INVERSIONISTAS DO URUGUAI, CHINA E CORÉIA DO SUL.

COMO COMPLEMENTO À OBRA SE PLANIFICA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE 73 QUILÔMETROS QUE FACILITARÁ O ACESSO E A SAÍDA DE PRODUTOS DESSE PONTO DA REGIÃO AUTÔNOMA DO ATLÂNTICO NORTE (RAAN).

NA ATUALIDADE, A MAIORIA DO COMÉRCIO NICARAGÜENSE REALIZA-SE ATRAVÉS DO PORTOS LIMÃO, NA COSTA RICA, E CORTÊS, EM HONDURAS, O QUE ELEVA OS CUSTOS DE FLETES E TRANSPORTE.

ONTEM, O PRESIDENTE DANIEL ORTEGA SAAVEDRA SUSTENTOU UM ENCONTRO COM O MINISTRO DE ASSUNTOS EXTERIORES DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, SUA ALTEZA ABDULLAH ZAYED AL NAHYAN, ONDE ENTRE OUTROS TEMAS SE ABORDOU A COOPERAÇÃO E O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO CAMPO ENERGÉTICO E PORTOS.

NO ENTANTO, A PRÁTICA CENTROU-SE NA EXECUÇÃO DO PROJETO DO CANAL INTEROCEÂNICO ATRAVÉS DO RIO SAN JUAN E IMPULSIONAR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

LGO/LB/BJ










MINISTRO DE CULTURA CUBANO PRESIDE DELEGAÇÃO A CONFERÊNCIA UNESCO

Paris, 6 out (Prensa Latina)

O ministro cubano de Cultura, Abel Prieto, preside a representação de seu país que participa em 35 Conferência Geral da UNESCO inaugurada hoje aqui e que acontecerá até o próximo 16 de outubro.

PRIETO PARTICIPARÁ NA QUINTA-FEIRA PRÓXIMA COMO ORADOR EM UM DEBATE SOBRE POLÍTICA GERAL QUE SE DESENVOLVERÁ DURANTE VÁRIOS DIAS E NO QUAL SE PREVÊ A INTERVENÇÃO DOS CHEFES DE DELEGAÇÕES.

O TITULAR ESTARÁ ACOMPANHADO DO EMBAIXADOR ANTE A ORGANIZAÇÃO, HÉCTOR HERNÁNDEZ PARDO, E A REPRESENTANTE ANTE O CONSELHO EXECUTIVO, MARÍA DE LOS ÁNGELES FLOREZ.

TAMBÉM ASSISTEM O PRESIDENTE DA COMISSÃO CUBANA DA UNESCO, JUAN ANTONIO FERNÁNDEZ, A DIRETORA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO, EVA ESCALONA E OUTROS MEMBROS SUPLENTES DA DELEGAÇÃO.

PELA AMÉRICA LATINA E AS CARAÍBAS PARTICIPAM TAMBÉM OUTRAS REPRESENTAÇÕES DE ALTO NÍVEL DA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, VENEZUELA, BOLÍVIA, EQUADOR, GUATEMALA, PARAGUAI, REPÚBLICA DOMINICANA E MÉXICO, ENTRE OUTROS.

A 35 CONFERÊNCIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO) FOI INAUGURADA ESTA MANHÃ POR SEU PRESIDENTE, GEORGES N. ANASTASSOPOULOS.

À MESMA ASSISTEM AO REDOR DE DUAS MIL CONVIDADOS, ENTRE ELES, UNS 150 MINISTROS DE RELAÇÕES EXTERIORES, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA.

ESTE EVENTO REÚNE A CADA DOIS ANOS AOS REPRESENTANTES DOS 193 ESTADOS MEMBROS DA UNESCO PARA DETERMINAR AS POLÍTICAS E PRINCIPAIS LINHAS DE TRABALHO DA ORGANIZAÇÃO.

NA ABERTURA DESTE ACONTECIMENTO INTERVIERAM ADEMAIS O DIRETOR GERAL, KOICHIRO MATSUURA, E O PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO, OLABIYI BABALOLA.

ESTA TARDE, SE ELEGERÁ AO SUCESSOR DE ANASTASSOPOULOS, CARGO PARA O QUAL ESTÁ PROPOSTO O DOUTOR DAVIDSON L. HEPBURN, DE BAHAMAS, COM MAIS DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM NAÇÕES UNIDAS.

TAMBÉM, SERÃO SELECIONADOS OS VICE-PRESIDENTES DA CONFERÊNCIA GERAL E OS PRESIDENTES, VICE-PRESIDENTES E RELATORES DAS COMISSÕES E OS COMITÊS.

EM DECORRÊNCIA DO EVENTO SE ADOTARÁ O PROGRAMA E ORÇAMENTO PARA 2010 E 2011.

SE LEMBRARÃO, DO MESMO MODO, INSTRUMENTOS JURÍDICOS INTERNACIONAIS NOS ÂMBITOS DE CONCORRÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO E SE ELEGERÃO NOVOS MEMBROS DO CONSELHO EXECUTIVO E O NOVO DIRETOR GERAL.

PARA ESTE CARGO, O PRÓXIMO 15 DE OUTUBRO ESPERA-SE A CONFIRMAÇÃO DA EMBAIXADORA BÚLGARA IRINA BOKOVA, EM SUBSTITUIÇÃO DO JAPONÊS MATSUURA.

LGO/MBZ/BJ






Obama ordena silêncio a comandantes militares

Washington, 6 out (Prensa Latina)

O presidente estadunidense, Barack Obama, fez circular ordens discretas para evitar que comandantes militares falem com a imprensa sobre a guerra no Afeganistão, revelaram hoje fontes informativas.

SEGUNDO O SITE NEWSMAX, A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL PRETENDE CONTROLAR AOS GENERAIS NO TEATRO DE OPERAÇÕES E BUSCA QUE CRITÉRIOS PESSOAIS NÃO SEJAM DIFUNDIDOS SEM PRÉVIA CONSULTA COM A CASA BRANCA.

NOVA MOVIDA DE OBAMA PORIA FOCINHEIRAS A MÁXIMOS CHEFES MILITARES, COMENTA IRONICAMENTE O MEIO NOTICIOSO.

O PRIMEIRO OBJETIVO É O GENERAL DE CINCO ESTRELAS STANLEY MCCHRYSTAL, QUEM APARENTEMENTE FALOU DEMASIADO EM LONDRES NA SEMANA PASSADA E SURPREENDEU AO ESCRITÓRIO OVAL COM A GUARDA BAIXA.

DE ACORDO COM O DIÁRIO BRITÂNICO THE DAILY TELEGRAPH, OS CONSELHEIROS DE OBAMA ESTIVERAM FURIOSOS E ESTUPEFATOS DEPOIS DO DISCURSO DO ALTO OFICIAL NORTE-AMERICANO.

O PRESIDENTE OBAMA TENTOU COTEJAR OPINIÕES COM SEU PRINCIPAL GENERAL NO AFEGANISTÃO, MCCHRYSTAL, DEPOIS QUE ESTE EXPRESSOU CEPTICISMO SOBRE TÁTICAS CASTRENSES, REPORTOU NESTA SEGUNDA-FEIRA LOS ANGELES TIMES.

SEGUNDO O JORNAL CALIFORNIANO, O PRESIDENTE DEMOCRATA SUSTENTOU UMA CONVERSA TELEFÔNICA DE 25 MINUTOS COM MCCHRYSTAL DEPOIS QUE A CASA BRANCA NÃO PARECIA CONTENTE COM DECLARAÇÕES DO ALTO OFICIAL.

O GENERAL DISSE EM LONDRES QUE NÃO COMPARTILHAVA CRITÉRIOS DO VICE-PRESIDENTE JOSEPH BIDEN SOBRE UMA SUPOSTA REORGANIZAÇÃO DE TROPAS NO PAÍS ASIÁTICO.

O CONSELHEIRO DE SEGURANÇA JAMES JONES EXPLICOU QUE A PRÁTICA OBAMA-MCCHRYSTAL PÔDE TER SIDO AMIGÁVEL MAS EM UM TOM SECO DE INTERCÂMBIO DE ARGUMENTOS DIRIGIDO PELO EXECUTIVO.

LGO/JVJ/BJ









Grupo talibã reivindica ataque a ONU no Paquistão

Islamabad, 6 out (Prensa Latina)

O grupo islamista Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) reivindicou hoje a autoria do atentado de ontem contra a sede do Programa Mundial de Alimentos (PMA) nesta capital que deixou cinco mortos, entre eles um estrangeiro.

ACEITAMOS COM ORGULHO A RESPONSABILIDADE PELO ATAQUE SUICIDA CONTRA O ESCRITÓRIO DA ONU EM ISLAMABAD, ASSEGUROU O PORTA-VOZ DA ORGANIZAÇÃO INSURGENTE, AZAM TARIQ, EM UMA CHAMADA TELEFÔNICA A MEIOS DE IMPRENSA LOCAIS.

UM HOMEM DISFARÇADO DE GUARDA DE SEGURANÇA E COM CERCA DE OITO QUILOS DE EXPLOSIVOS ATADOS A SEU CORPO FEZ-SE DETONAR ONTEM NA RECEPÇÃO DO EDIFÍCIO DO ORGANISMO INTERNACIONAL.

CINCO OFICIAIS DO PMA, ENTRE ELES UM CIDADÃO IRAQUIANO E DUAS MULHERES PAQUISTANESAS, FALECERAM NA EXPLOSÃO.

O PORTA-VOZ DO TTP APONTOU QUE O ATENTADO FOI EM VINGANÇA PELOS BOMBARDEIOS SISTEMÁTICOS QUE REALIZAM AVIÕES NÃO TRIPULADOS DOS ESTADOS UNIDOS E A AVIAÇÃO PAQUISTANESA EM WAZIRISTÁN DO SUL, CERCA DA FRONTEIRA COM AFEGANISTÃO.

ANUNCIOU ADEMAIS QUE A ORGANIZAÇÃO ARMADA QUE LUTA PELA IMPLANTAÇÃO EM PAQUISTÃO DA INTERPRETAÇÃO RADICAL DA LEI ISLÂMICA OU SHARIA, REALIZARÁ MAIS ATAQUES CONTRA OBJETIVOS PAQUISTANESES, ESTADUNIDENSES E DA ONU DENTRO DO TERRITÓRIO NACIONAL.

O MINISTRO DO INTERIOR, REHMAN MALIK, ADVERTIU POR SUA VEZ QUE AS FORÇAS DE SEGURANÇA TÊM INICIADO UMA OPERAÇÃO CONTRA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TTP EM WAZIRISTÁN DO SUL.

RC/NM/BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário