quinta-feira, 12 de julho de 2012

MOVIMIENTO POLÍTICO Y SOCIAL MARCHA PATRIÓTICA


Por la segunda y definitiva independencia!

Faz exatamente 202 anos, em 20 de julho de 1810 se deu o grito de independência na Colômbia contra o império espanhol, desatando-se lutas e rebeldias que deram liberdade ao povo colombiano e outras quatro nações mais – Venezuela, Equador, Perú e Bolívia. Deu-se um passo à construção política do Estado colombiano, mas se estabeleceram barreiras por parte de uma elite política que emergia como oligarquia nacional, substituindo os espanhóis, para que a liberdade fosse somente formal, para que a participação democrática fosse restringida e para que a economia se desenvolvesse a favor dos interesses dessas elites. Ao longo dos anos, perpetuaram-se e aprofundaram-se as desigualdades entre uma minoria extremamente rica e uma maioria abruptamente pobre. Igualmente geraram-se divisões e rivalidades com as outras nações americanas irmãs e paulatinamente foi sendo entregue os rendimentos econômicos e a soberania nacional ao governo dos Estados Unidos, aliado histórico da oligarquia colombiana.
Os colombianos e colombianos resistem historicamente as políticas das elites oligárquicas. Mas, entendem que já é chegada hora do povo unificar-se e mostre ainda mais a sua criatividade, suas iniciativas e desejos, na construção de um país alternativo. Um modelo de país em que se sintam acolhidas, representadas e interpretadas todas as pessoas, organizações, partidos, agrupamentos, iniciativas, plataformas e ações que busquem uma participação direta na construção de uma nova nação.
Desde o ano de 2010, na data do bicentenário, foi gestando-se, em diferentes rincões da Colômbia, a Marcha Patriótica, como um Movimento Político e Social que quer mudar essa realidade. Marcha Patriótica surge como resultado da convergência das lutas e aspirações de mulheres e homens vinculados a diferentes setores e propostas organizativas. Como processo amplo, está profundamente comprometido com a defesa da causa popular e inspirado no legado histórico das lutas do povo colombiano. Marcha Patriótica é concebida como um Movimento Político e Social que dinamiza a variedade de formas de organização e mobilização de qualquer região da Colômbia e de colombianas/os no exterior, independe de seu setor, representatividade ou quantidade.
Para isto, um de seus elementos importantes é valorizar e resgatar adequadamente a história. Chamamos a todos os colombianos e colombianas no Brasil a fazer memória do sentido e legado do dia 20 de julho. Não como assim o faz a classe governante, que festeja em busca de manter esta história petrificada e sem seu verdadeiro valor. Chamamos a fazer memória, para que o 20 de julho seja uma história nossa, dinâmica e viva, que convide ao debate e a capacidade criadora, a sentirmo-nos os seus herdeiros, convocados a concluir-la, a colocar em Marcha a segunda e definitiva independência.
Chamamos para compartilhar este debate e esta história as organizações brasileiras de esquerda, amplas e democráticas, como organizações irmãs, porque o dia 20 de julho, desde uma perspectiva de Segunda Independência, exige rememorar suas maiores promessas encompridas. A impossibilidade, por exemplo, de realizar a integração latino-americana desde a perspectiva de Martí y Bolívar; a construção de verdadeiras e soberanas Repúblicas em toda a região de Nossa América com critérios multiétnicos e multiculturais. Daí surge tarefas internacionalistas, nas quais a irmandade latino-americana e a solidariedade entre os povos contra a dominação imperialista, representam a ponta de lança essencial para a construção da Pátria Grande.

¡Somos la Generación del Bicentenario!
¡Está en Marcha La Segunda y Definitiva Independencia!
MARCHA PATRIÓTICA CAPITULO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário