sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Universidade Argentina repudia a embaixador estadounidense

Buenos Aires, 16 out (Prensa Latina) A primeira incursão ao interior do país da flamante embaixadora dos Estados Unidos na Argentina, Vilma Martínez, esteve marcada pela rejeição estudantil à política exterior de seu país, afirmam hoje fontes jornalísticas.

A diplomata, quem apresentou suas cartas credenciais ao chanceler Jorge Taiana em 18 de setembro, dispunha-se a dissertar na Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Cujo, em Mendoza, quando os estudantes não lho permitiram, afirma o diário local Los Andes.

Segundo fontes universitárias, o tema da charla era "Olhando ao futuro: relações argentino-norte-americanas na administração Obama" que não se pôde realizar, apesar do chamado à acalma do vice-reitor Gustavo Kent.

O rotativo informa que gritos, cânticos e até uma laranjada aconselharam à chefe da missão diplomática se retirar, e insere uma foto com um cartaz no qual se lê: "Prêmio Nobel da Paz: Perpetra golpe em Honduras, instala bases na Colômbia, assassina no Iraque e Afeganistão".

Martínez, em cujo currículo destaca-se que "tem sido uma exitosa dissertante em instituições educativas de todo o território dos Estados Unidos” declarou que sempre esteve disposta a escutar aos jovens, mas não a deixaram, e se limitou a uma charla ante um reduzido grupo de servidores públicos em um escritório, ressalta o diário digital Cuyonoticias.

Também se faz referências a denúncias dos estudantes sublevados em torno do comportamento da transnacional estadunidense Kraft Foods, que demitiu a um numeroso grupo de empregados de uma de suas empresas no cone urbano bonaerense, em violação das leis argentinas, e se nega aos repor, apesar da exigência sindical a mais de um mês.

lac/rmh/bj





Dia Mundial da Alimentação com bilhões de desnutridos

Roma, 16 out (Prensa Latina) No Dia Mundial da Alimentação celebra-se hoje com a triste realidade de bilhões de pessoas desnutridas no mundo, 100 milhões mais que em 2008.

A efeméride, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) é seguida em 150 nações do planeta, onde um da cada seis indivíduos passa fome.

Um relatório da FAO divulgado ontem sobre a fome expressa que pela recessão os pobres diminuem suas comidas e ingerem alimentos menos nutritivos, além de recortar suas despesas de previdência e educação.

Para essa organização os investimentos agrícolas e as redes de segurança seguem sendo vitais em uma resposta eficaz para reduzir a insegurança alimentária.

O diretor geral da FAO, Jacques Diouf adiantou que na cerimônia pela data fará uma crítica em que o aumento dos famintos não é conseqüência de uma pobreza global nas colheitas, senão da crise econômica mundial.

Em tal sentido convocará à comunidade de doador a aumentar a ajuda à agricultura, até atingir os níveis de 1980, quando Ásia e América Latina foram salvas da devastação das fomes dos anos 70.

Agora fazem falta recursos para alimentar a mais de bilhões de pessoas que sofrem fome e assegurar que a população mundial, que passará de seis bilhões e 800 milhões a quase nove bilhões e 100 milhões em 2050, tenha suficiente reservas para os alimentar.

Em uma mensagem pela efeméride o Papa Benedicto XVI afirmou que para garantir a segurança alimentária mundial é imprescindível modificar os estilos de vida e de pensar.

Explicou que a fome será derrotada só quando se promova o desenvolvimento agrícola dos países mais pobres e o investimento em infra-estruturas rurais.

Acrescentou na missiva a urgência de garantir "o pão diário" a todos os que não o tem, bem como a necessidade de eliminar o flagelo da fome, o qual significa uma adequada e sã alimentação e um direito da vida.

lac/crc/bj













Jogador brasileiro Robinho continuará no Manchester City

Londres, 16 out (Prensa Latina) O jogador brasileiro Robinho continuará no Manchester City, revelou hoje Mark Hughes, treinador do clube inglês.

Hughes restou importância ao interesse do atacante brasileiro sul-americano pela equipe espanhola Barcelona.

É um grande garoto. Não estamos em um processo de permitir que jogadores bons deixem a equipe, disse o diretor técnico à imprensa.

Hughes explicou que o conjunto inglês quer completar um conjunto com bons jogadores e não quer desmontar a atual equipe.

A única frustração é que pelo momento não está nem recuperado nem bem, admitiu o treinador.

O brasileiro sofreu uma lesão no passado mês de setembro e Hughes espera que regresse aos campos nos próximos 10 dias.

A imprensa britânica divulgou na semana passada que o atacante queria se ir a jogar para o Barcelona com a abertura o mercado de inverno no próximo mês de janeiro.

Não é a primeira vez que se vincula o futuro de Robinho a outras equipes desde que chegou ao Manchester City procedente do Real Madri em 2008.

lac/am/bj






Arabe Unido defende liderança em futebol panamenho

Panamá, 16 out (Prensa Latina) O Arabe Unido defende hoje ante o Chepo FC sua liderança no Torneio Abertura da Liga Panamenha de Futebol (LPF), na partida que marca o início da décima segunda data da competição.

Com 21 unidades acumuladas, os líderes buscarão ampliar a brecha a costa do ocupante da nona posição, para posteriormente enfocar-se no choque contra o Pachuca do México na Liga dos Campeões da CONCACAF.

O Arabe atuará ante os mexicanos em condição de visitante, com aspirações de avançar à seguinte fase nesse evento.

Enquanto, a Plaza Amador (20 pontos) terá como rival ao Atlético Veragüense (nove), a Aliança FC jogará com o San Francisco, Atlético Chiriquí em frente ao Chorrillo e Sporting SM ante Plaza Amador.

No começo da decima-segunda data, o líder goleador do torneio é Armando Pólo (Sporting SM), com sete, seguido de Orlando Rodríguez (Arabe Unido) que acumula cinco.

Com quatro gols figuram Gabriel Avila (Atlético Chiriquí), Antonhy Basile (Plaza Amador), Johan de Avila (Atlético Veragüense), Renan Addles (Chorrillo FC), Luis Felipe Escobar (Tauro), Auriel Gallardo (Atlético Chiriqui) e Jhonny Ruiz (Chorrillo FC).

lac/mem/bj










Predizem apoio democrata a reforma sanitária em Senado dos EUA

Washington, 16 out (Prensa Latina) O influente senador democrata Max Baucus conta com que seu partido apoiará de forma unânime a proposta de reforma ao sistema de saúde quando seja discutida na câmara alta do Congresso, indica hoje o jornal USA Today.

Quando chegue o momento de votar, a cada democrata no Senado, e quiçá mais de um republicano, aprovará a iniciativa, predisse Baucus, legislador por Montana e presidente do Comitê de Finanças que certificou nesta semana o projeto.

A confiança do congressista chega em momentos em que se negocia com o líder da maioria, Harry Reid, e os oficiais da Casa Branca, para dar os toques finais a uma legislação que deve contentar a liberais e moderados para ser ratificada.

O partido dirigente controla 60 de 100 cadeiras no Senado -incluídos dois independentes-, e pudesse passar qualquer proposta de lei sempre que votasse de forma compacta, o qual não sempre sucede devido à quantidade de interesses em seu seio.

Reid também se manifestou esperançoso de receber mais apoio republicano que o da congressista Olympia Snowe, a única nas filas opositoras que disse sim à proposta de Baucus quando foi votada no Comitê de Finanças.

lac/iep/bj










Recordam tragédia em futebol guatemalteco

Guatemala, 16 out (Prensa Latina) Os guatemaltecos rememoram hoje a maior tragédia ocorrida no futebol nacional, faz agora 13 anos, pela qual morreram 78 pessoas e 140 resultaram feridas.
O 16 de outubro de 1996 se enfrentariam as seleções de Guatemala e Costa Rica pelas eliminatórias para o mundial da França-1998.

A torcida já lotava o estádio Mateo Flores, desta capital, mas uma sobre-venda de ingressos falsificados fez que a capacidade de 38 mil da instalação fosse passada até uns 46 mil, e muitos mais pugnavam por entrar.

A aglomeração, recorda a imprensa esportiva, produziu uma avalanche no setor geral sul do estádio que deixou dito saldo trágico.

O Mateo Flores, principal do país, foi suspenso então pela Federação Internacional de Futebol, até ser objeto de uma remodelagem que reduziu sua capacidade para 30 mil espectadores.

lac/jf/bj










Começa no Paraguai seminário de Povos Indígenas

Asunción, 16 out (Prensa Latina) Acesso a serviços de saúde, medicina tradicional, participação social e co-gestão, direito à água e alimentos são alguns dos temas do seminário Povos Indígenas e seu Direito à Saúde que começou hoje no Paraguai.

No encontro auspiciado pelo Ministério de Saúde Pública e Bem-estar Social, a Organização Pan-americana da Saúde e Alto TB, também se debaterá a Política Nacional de Saúde Indígena.

Os assistentes discutirão, ademais, sobre o Convênio 163 da Organização Internacional do Trabalho; o Estatuto das Comunidades Indígenas, entre outros temas relacionados com a vida das comunidades originárias de Paraguai.

Nesta nação sul-americana, segundo a Enquete de Lares Indígenas 2008, elaborada pela Direção Geral de Enquetes, Estatísticas e Censos, vivem 108 mil 308 aborígenes, dois por cento da população nacional, distribuídos em 20 etnias.

Os povos reconhecidos agrupam-se em cinco famílias lingüísticas: guaraní, zamuco, língua-maskoy, guaycurú e a família mataco-mataguayo.

Estas comunidades têm vivido por séculos submetidos aos mais diversos atropelos provenientes, primeiro, da colonização e mais tarde, dos sucessivos governos.

Um dos principais problemas que sofrem os indígenas paraguaios nestes momentos é a perda de seus territórios ancestrais.

A extensão das criações de gado e dos cultivos de soja e trigo tem feito que comunidades inteiras se desloquem de suas terras, o qual as obriga a mudar seus costumes e a viver sob a linha de pobreza

O projeto político do governo de Fernando Lugo está em função das reivindicações sociais das grandes maiorias do país, em particular dos indígenas.

No entanto, pouco tem podido fazer a um ano de mandato, por causa dos males herdados dos 61 anos de governo do Partido Colorado.

lac/otf/bj










Alertam sobre iminente explosão social no México

México, 16 out (Prensa Latina) O reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), José Narro, advertiu que o país está à beira de uma crise social pelo pioramento das condições de vida de seus habitantes.

"Temos um assunto pendente muito grave que passa pelos temas de justiça social. Sou dos que acham que, efetivamente, estamos cerca de uma crise social e há muitos elementos que o configuram", sublinhou Narro, citado hoje pela imprensa nacional.

O diário La Jornada destacou as declarações do acadêmico sobre a atual situação nacional, onde a pobreza tem crescido um seis por cento no último triênio.

Há um maior número de pessoas que padece fome, doença e não encontra emprego, disse durante a apresentação das atividades que se efetuarão para festejar o centenário da prestigiosa Casa de Altos Estudos.

A respeito, considerou que o Prêmio Príncipe das Astúrias na categoria de Humanidades e Artes com o que foi reconhecida a UNAM, e que se entregará o 23 de outubro, demonstra que a instituição funciona desde faz quase 100 anos.

Narro sustentou que o México tem futuro porque conta com instituições como essa, que configura uma ponte entre a nação de hoje e a do futuro, entre os problemas e as soluções, indica o rotativo.

mgt/yea/bj






Maioria de uruguaios favorece anular Lei de Caducidade

Montevidéu, 16 out (PL) Os 48% dos uruguaios considera hoje que se aprovará o pedido de anular a Lei de Caducidade, segundo recente enquetes da casa consultora Factum.

Os resultados da última pesquisa da pesquisadora detalham que os 34% dos consultados recusará a petição, em tanto os 18% restante não opinou.

A população uruguaia terá a opção de votar pelo Sim (nulidade da citada norma jurídica) mediante uma boleta rosada, em um plebiscito fixado junto com as eleições gerais do próximo 25 de outubro.

Essa legislação foi aprovada em 1986 com os votos dos parlamentares integrantes dos Partidos Nacional e Colorado, e a oposição do hoje dirigente Frente Ampla.

A norma jurídica impede julgar a ex-militares e policiais acusados de violações dos direitos humanos nos tempos da ditadura (1973-1985).

Na própria data das eleições presidenciais dentro de nove dias, também se submeterá a consideração outra reforma constitucional para permitir o voto (epistolar) no exterior.

De acordo com Factum, os 58% mostrou-se favorável à aprovação, 27% recusa-a e os 15% restante manteve em branco sua resposta.

Para ser aprovadas, ambas propostas requerem maioria simples dos votos válidos.

mgt/wap/bj











Vice-chanceler paraguaio assistirá a Cúpula da ALBA

Asunción, 16 out (Prensa Latina) O vice-chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro, desenvolverá na Bolívia a agenda que tinha prevista o presidente, Fernando Lugo, quem devia participar da cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da América (ALBA).

O ministro de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento, Augusto Dos Santos, informou hoje que Lugo suspendeu sua viagem ao país vizinho ante a necessidade de ficar "para atender as qüestões urgentes que se apresentaram".

Dos Santos destacou que nos próximos dias o presidente Lugo se colocará em contato com seu par boliviano, Evo Morales, para tratar qüestões bilaterais pendentes.

Explicou que a suspensão da viagem a Bolívia se deve ao seqüestro do ganadeiro Fidel Zavala.

Acrescentou que o Presidente está em contato permanente com os familiares do ganadeiro seqüestrado e que aguarda informação oficial do Ministério do Interior" em decorrência do dia.

mgt/otf/bj











Diminuiu a inflação no Brasil em último estudo

Brasília, 16 out (Prensa Latina) A inflação, medida pelo Indice Geral de Preços-10 (IGP-10), localizou-se em 0,10% entre 11 de setembro e 10 de outubro passado, refere hoje um estudo da Fundação Getulio Vargas.

A investigação, que considera esses resultados pertencentes ao mês de outubro, atribui essa cota à sensível queda dos preços dos produtos por atacado, um dos 10 parámetros que permitem calcular o IGP-10. Em setembro (do 11 de agosto ao 10 de setembro últimos) esse índice foi de 0,35%.

O custo dos produtos por atacado (Indice de Preços por Atacado) passou de 0,46% em setembro para 0,09% em outubro, indica a Fundação e acrescenta que esse resultado se deveu aos alimentos, cujos preços mostraram um descenso de 6,38% no mês passado para 0,55% neste.

Também, acrescenta o informe, o Indice de Preços ao Consumidor decresceu de 0,24% no corte anterior a 0,11% no atual.

Outros seis parâmetros do IGP-10 apresentaram crescimento, sendo o mais significativo o grupo de vestuário, que passou de -0,80 a 0,77%), bem como produtos vários (de 0,22 a 0,68), habitação (de 0,29 a 0,57), transporte (de 0,11 a 0,38), educação, leitura e recreação (de -0,10 a 0,07) e saúde e cuidados pessoais (de -0,02 a 0,08).

lac/ale/bj










Jordânia e Espanha advogam por paz no Oriente Médio

Ammán, 16 out (Prensa Latina) O rei Abdulah II da Jordânia e o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, advogaram hoje pela paz no Oriente Médio, a partir da solução justa e global ao diferendo palestino-israelense.

Abdulah recebeu no palácio real de Ammán a Zapatero, quem chegou a este país árabe na penúltima etapa de sua viagem pela região, que antes o levou a Síria, Israel e Cisjordânia (território da Autoridade Nacional Palestina, ANP).

Os dois estadistas coincidiram em demandar a Israel que detenha a ampliação dos assentamentos judeus nos territórios ocupados da Ribera Ocidental e Jerusalém Este, além de defender a criação de um Estado palestino independente.

O chefe do executivo ibérico e o monarca hashemita propugnaram igualmente a reativação do processo de negociações entre a ANP e Israel, cujo estancamento se acentuou com a ascensão ao poder do premiê de direita Benjamín Netanyahu.

Durante seus três dias de percurso pela região, Zapatero pôde entrevistar com os presidentes sírio, Bashar Al-Assad; palestino, Mahmoud Abbas; e israelense, Shimon Peres, além de com Netanyahu.

Abdulah, quem iniciará na segunda-feira uma visita oficial a Itália para falar também da situação no Oriente Médio, elogiou os esforços mediadores do Egito para reconciliar aos palestinos e conseguir um arranjo entre estes e os israelenses.

A viagem de Zapatero concluiu no Líbano, onde visitou às tropas espanholas que participam no contingente de paz da ONU (FINUL), despregado ali depois de finalizar a guerra provocada por uma agressão israelense àquele país em julho de 2006.

lac/Ucl/bj






Cuba designa embaixador em El Salvador

Havana, 16 out (Prensa Latina) O Conselho de Estado de Cuba designou a Pedro Pablo Prada Quintero seu embaixador em El Salvador, informou hoje uma nota oficial divulgada pelo diário Granma.
No instante da nomeação, o diplomata desempenhava-se como subdirector da Direção da América Latina e as Caraíbas do Ministério de Relações Exteriores.

Prada integra um grupo de uns 40 cubanos designados recentemente como embaixadores em nações da América Latina, Ásia, África, Europa e entidades internacionais.

lac/dsa/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário