quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Telma na festa da FIDELidade!!!

      FIDEL - 85 Anos   13 de Agosto /2011
          FELIZ ANIVERSÁRIO     COMANDANTE !                                                            L          REFLEXÕES DE  FIDEL   
                     Entre os muitos pontos abordados no projeto do Relatório ao VI Congresso do Partido, um dos que mais me interessou foi o que se relaciona com o poder. Expressa textualmente: "...chegamos à conclusão de que é recomendável limitar a um máximo de dois períodos consecutivos de cinco anos o desempenho dos cargos políticos e estatais fundamentais. Isto é possível e necessário nas circunstâncias atuais, bem distintas às das primeiras décadas da Revolução, ainda não consolidada e por demais submetida a constantes ameaças e agressões." 
                   A ideia me agradou. Era um tema sobre o qual eu tinha meditado muito. Acostumado desde os primeiros anos da Revolução a ler todos os dias os despachos das agências de notícias, conhecia o desenvolvimento dos acontecimentos em nosso mundo, acertos e erros dos partidos e dos homens. Aumentaram os exemplos nos últimos 50 anos.
           Não os citarei, para não estender-me nem ferir susceptibilidades. Abrigo a convicção de que o destino do mundo podia ser neste momento muito diferente sem os erros cometidos por líderes revolucionários que brilharam por seu talento e seus méritos.
          Tampouco tenho a ilusão de que, no futuro, a tarefa será mais fácil, mas ao contrário.   Digo simplesmente o que a meu juízo considero um dever elementar dos revolucionários cubanos. Quanto menor seja um país e mais difíceis as circunstâncias, mais obrigado está a evitar erros.                                                                                
                                                                                                 Havana. 19 de Abril, de 2011
Um abraço de Guayasamín    para Fidel
         “Para mim, Fidel é o gênio deste século, no auge da América Latina e do mundo. Fidel é o único personagem que eu não conseguia pegar no único frame. Ele tem muitas facetas e cada uma merece um retrato: a sua ternura, sua memória, seu conhecimento, sua oratória, sua firmeza, sua fé no povo, a sua generosidade, sua dignidade... Eu tenho que pintar 20, 30 vezes para pegar cada uma de suas formas profundas do ser.”
                                                                   Oswaldo Guayasamín sobre Fidel Castro
         “Guayasamín foi talvez a pessoa mais nobre, transparente e humana que conheci. Pintando com a velocidade da luz,  seu tamanho como um ser humano não tinha limites.”
                                                                                 Fidel Castro sobre Guayasamín
                O Instituto Cubano de Amizade com os Povos e a Fundação Guayasamín, realizaram, no teatro Karl Marx em  Havana,  a Serenata da FIDELidade, pelo dia 13 de Agosto, em homenagem  aos  85 anos do Comamdante Fidel.
                Artistas, amigos , personalidades de todo o mundo uniram  seus talentos numa noite de estrelas, para uma canção com todos:
Todas las voces, todas
Todas las manos, todas
toda la sangre puede ser cancion en el viento
canta conmigo, canta
hermano americano
libera tu esperanza con un grito en la voz
Mercedes Sosa -  Composição: Armando Tejada Gómez Y César Isella

50 ANIVERSÁRIO DA  ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO EM CUBA
 25 ANIVERSÁRIO   DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOSÉ MARTÍ -MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário