quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hugo Chávez conversa durante 30 minutos com a Telesul

presidente da Venezuela, Hugo Chávez


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou, em 13 de junho, a seu povo, que a cirurgia à que foi submetido em Cuba foi bem-sucedida e se encontra em bom estado de saúde.




"Estou muito bem atendido aqui, o próprio Fidel disse-me que devia descansar. Fidel e Raúl estão à par de cada detalhe", assegurou o mandatário em um contato telefônico com a Telesul.



"Felizmente, Cuba tem um dos sistemas de saúde mais avançados, não só deste continente mas sim do mundo, portanto, adoeci em um bom lugar", indicou.



"Ontem, tive um dia difícil, o primeiro dia após a operação, inclusive tentei andar e tive que voltar ao leito devido ao enjoo. Hoje, em troca, estive mais de uma hora fora do leito", referiu.



Ao oferecer detalhes de sua convalescença disse que "foi uma sorte que nesse abscesso pélvico não ocorresse uma infecção. Afortunadamente, fizeram-se biópsias e não há nenhum sinal maligno".



Precisou que seu retorno dependerá da evolução, "é uma lesão sensível e não se deve ter pressa. Eu estou com minhas plenas faculdades, caso percebesse uma diminuição das minhas faculdades para continuar no governo eu próprio tomaria a decisão de pedir a substituição".



O chefe de Estado expressou seu carinho e agradecimento ao povo venezuelano pelas manifestações de apoio, e ao mesmo tempo fez um apelo a economizar energia elétrica e a estar alerta ante a ocorrência de sabotagens, "porque há setores apátridas, da extrema direita, que se podem prestar a qualquer coisa". Ainda, destacou as demonstrações de afeto do povo cubano.



Finalmente, deu instruções ao chanceler Nicolás Maduro, quem se encontrava sendo entrevistado pela jornalista Patricia Villegas no set da Telesul, no sentido de acelerar todos os programas sociais em andamento na Venezuela: "que nada se detenha, ao contrário, vamos acelerar". Anunciou que tinha conversado, em várias ocasiões, durante o dia 12 de junho, com o vice-presidente Elías Jaua e adiantou à opinião pública que acaba de promulgar a lei de endividamento oficial, que sairá na Gazeta de 13 de junho. "Tudo deve acelerar, todas as missões, de habitação, agrícolas, a produção nacional, a saúde, o ensino e a proteção das famílias".



"Para aqueles que dizem que devo sair da Presidência, terão que trabalhar duro para o conseguir", afirmou. •

Nenhum comentário:

Postar um comentário