sexta-feira, 9 de março de 2012

Cuba hoje n° 27

9 de marzo de 2012 Año 2 No. 27


 INDICE

Cem anos de solidão, de Garcia Márquez, disponível na internet ................................... 2
Alta comissária da CDH recebeu Adriana Pérez, esposa de Gerardo ............................ 2
Lançada a convocação para o VIII Colóquio Internacional para a liberdade dos Cinco .. 3
Biotecnologia cubana sobre avanços em vacinas contra o câncer, aids, dengue e hepatite ............................................................................................................................ 4

Cem anos de solidão, de Garcia Márquez, disponível na internet



6 de março de 2012 Granma

Os leitores do mundo todo já podem ter acesso, via eletrônica, a obra mais importante do Prêmio Nobel de Literatura do colombiano Gabriel Garcia Márquez, Cem anos de solidão.
Em comemoração aos 85 anos de vida de “Gabo”, como é carinhosamente conhecido, a editora Leer-e colocará a obra em Kindle y Epub. A agente literária de Garcia Márquez, Carmen Balcells, declarou à imprensa local que o livro em formato eletrônico será apresentado como “Cien años de soledad: un galeón en la selva colombiana”. Carmen assinalou que a obra será publicada somente em espanhol. “O livro eletrônico é um mercado sem fronteiras e tudo será feito lentamente”, comentou. A obra completará 45 anos de publicação e nasceu em Macondo, esse território maravilhoso onde tudo pode ocorrer e nada é impossível. Nascido em 6 de março de 1927, em Aracataca, no Caribe colombiano, Gabo, desde sua primeira novela La hojarasca (1955) – antes havia escrito contos – conseguiu cativar e hipnotizar seus leitores desde sua primeira página.
O livro está disponible gratuitamente em português, através do sítio http://www.netosdesalim.com.br/download-cem-anos-de-solidao-baixar-livro-gratis.html


Alta comissária da CDH recebeu Adriana Pérez, esposa de Gerardo 5 de março de 2012 Cubadebate

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navenethem Pillay, recebeu na sede da instituição, em Genebra, Adriana Pérez, esposa de Gerardo Hernández, um dos antiterroristas cubanos presos injustamente em prisões dos Estados Unidos.
No encontro, Adriana falou dos danos causados à saúde dos Cinco nestes quase 14 anos de prisão e do sofrimento para eles e seus familiares por viverem separados por tanto tempo e com limitações de todos os tipos. Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González foram condenados a longas penas de prisão, em um processo fraudado e cheio de arbitrariedades, por alertar a seu país os atos terroristas da máfia de Miami. No caso de Gerardo, condenado a duas prisões perpétuas, mais 15 anos de prisão, o governo estadunidense impede, além disso, receber a visita de sua esposa. Adriana levantou para a alta comissária, a necessidade desse organismo interceder diretamente a favor da moção solicitada pela defesa de René González, para permitir sua viagem a Cuba para visitar seu irmão, que está gravemente enfermo. René González foi solto no último dia 7 de outubro, perante regime de liberdade supervisionada e proibido de sair do território estadunidense por três anos. Adriana Pérez também foi portadora do desejo de reunir as mães anciãs dos cinco. Existem no mundo mais de 375 comitês a favor da imediata libertação dos antiterroristas cubanos e de seu regresso à pátria. Ativistas sociais, sindicalistas, artistas, intelectuais, políticos e parlamentares e 10 prêmios Nobel apóiam a libertação dos Cinco.

Lançada a convocação para o VIII Colóquio Internacional para a liberdade dos Cinco
5 de março de 2012 Cubadebate

De 20 a 24 de novembro, em Holguín, ocorrerá o VIII Colóquio Internacional para a Liberdade dos Cinco e contra o terrorismo. O evento lançara um chamado contra o ódio, à injustiça e a favor da unidade.
A atividade foi lançada em Birán, comunidade onde nasceram o comandante em chefe Fidel Castro e o general do Exército Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros.
Estarão presentes líderes sociais e sindicais, jornalistas, advogados e integrantes de Brigadas de Solidariedade de vários países em apoio à causa de René González, Ramón Labañino, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero e Fernando González. Amaury Torno, delegado provincial do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, explicou que o ato de enviar uma mensagem ao mundo com esta convocação, através de um sítio como Birán é motivo de grande orgulho, por ser um lugar que guarda as raízes de ambos os líderes da Revolução Cubana. Estão sendo esperados mais de 300 delegados de mais de 50 países de todos os continentes, com sede em Holguín, 770km a leste de Havana. René, Antonio, Ramón, Fernando e Gerardo foram presos em 1998 nos Estados Unidos, onde estavam para alertar sobre atos violentos de organizações terroristas estabelecidas no estado da Flórida. No final de 2001, em um processo manipulado, eles foram condenados com sentenças absurdas que vão desde 15 anos até a dupla condenação perpétua mais 15 anos. René já cumpriu sua pena, mas impuseram um castigo adicional para permanecer mais três anos nos EUA, sob liberdade supervisionada.

Biotecnologia cubana sobre avanços em vacinas contra o câncer, aids, dengue e hepatite
05 a 08 de Março Cubadebate

A biotecnologia cubana anuncia seus avanços nas vacinas contra o câncer, aids, dengue e hepatite, em um congresso que encabeçado pelo biólogo estadunidense Peter Agre, Prêmio Nobel de Química 2003, informaram os organizadores.
O congreso Biotecnología Habana 2012, dedicado a aplicações médicas, mostra os resultados das vacinas contra o câncer desenvolvidas na Ilha, que não revertem a enfermidade, mas melhora a qualidade de vida, disse o vice-presidente do Comitê Organizador, Gerardo Guillén. Estas vacinas buscam “converter o câncer, que é uma enfermidade mortal, crônica, como a diabetes”, explicou. Agre ganhou o Nobel de Química, em 2003, junto ao também estadunidense Roderick MacKinnon por suas descobertas sobre canais em membranas celulares. O congresso mostrará igualmente os resultados da fase pré-clínica das vacinas contra a AIDS que, segundo Guillén, são aplicadas em pessoas com HIV que não desenvolveram a doença. No caso da hepatite, há “uma novidade”. A vacina Nasvakc, aplicada no nariz, relataram uma eficácia de 50% em seus testes em Cuba e Bangladesh. As experiências contra a dengue, serão apresentados os resultados de duas vacinas profiláticas contra essa doença que afeta Cuba, zonas da América Central e outras partes do mundo. Cerca de 600 cientistas de 38 países, a metade deles cubanos, está participando do congresso, que conta com 70 especialistas estrangeiros e 30 nacionalidades, disse Guillén. Cuba é líder em biotecnologia entre os países em vias de desenvolvimento e o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) é encarregado das pesquisas, produção e comercialização dos produtos obtidos, com vendas superiores a 100 milhões de dólares em 2011. O CIGB faz parte do Centro Científico do oeste de Havana, com cerca de 20 instituições responsáveis pela produção e venda dos produtos farmacêuticos, que geram um faturamento de cerca de 400 milhões anuais, o segundo maior em vendas ao exterior, depois do níquel. Fecha: 9/03/2012 Hora de cierre: 9:20 hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário