sexta-feira, 9 de março de 2012

Cuba hoje n° 28

9 de marzo de 2012 Año 2 No. 28 INDICE



Fidel Castro: "Estamos obrigados a ganhar a batalha para a sobrevivência" ............. 2
Cuba na UNESCO: "Este é um mundo esquizofrênico e indignado" ....................... 2
Jim Belushi elogia em Havana qualidade do charuto cubano ..................................... 4
“Estrelas” norte-americanas em uma nova provocação em Havana ........................... 5



Fidel Castro: "Estamos obrigados a ganhar a batalha para a sobrevivência"
02 de março de 2012

Fidel em pé, com um quimono sobre jaqueta de esportes e cercado por sobreviventes japoneses das bombas atômicas lançadas pelos EUA contra Hiroshima e Nagasaki.
No encontro, foi chocante ouvir testemunhas de dor sofridas por milhões de pessoas sofrem os efeitos da radiação nuclear. Mas este não era um encontro de cortesia, mas sim a sessão principal do "Fórum Global para um mundo livre de armas nucleares", um evento que tinha sido um dos acordos da reunião anterior em Havana e cujos organizadores decidiram celebrar aqui. As intervenções dos participantes foram de luxo e incluiu as experiências no tratamento de crianças afetadas por acidente da central de Chernobyl, na Ucrânia. Um professor da Universidade de Fukushima apresentou dados sobre a tragédia na usina nuclear em sua cidade após o terremoto e tsunami do ano passado. "Este desastre roubou-nos a beleza natural da região e forçaram dezenas de milhares a fugir de suas casas”, onde mais de 60 mil pessoas deixaram a prefeitura e até mesmo mais de 100 000 crianças permanecem em abrigos temporários.

Cuba na UNESCO: "Este é um mundo esquizofrênico e indignado" Março 02, 2012 Cubadebate

 Síntese do discurso do representante de Cuba para o Conselho Executivo da UNESCO, Juan Antonio Fernandez, durante a primeira reunião da organização após a sua última Conferência Geral.
Presidente: Nenhuma outra vez na história conheceu-se dos perigos atuais da humanidade. A própria UNESCO, que iniciou uma mudança positiva e uma transformação promovida pelo seu Diretor Administrativo, está experimentando um momento de incerteza. Há muitos perigos que ameaçam o mundo, mas dois deles têm conseqüências letais para a sobrevivência da espécie humana: a possibilidade de uma guerra nuclear e as alterações climáticas. Ambos parecem estar longe de uma solução responsável. Este é um mundo legado do sistema capitalista que nos puxa para as crises de guerras. Um predador voraz que continua a excluir a grande maioria para beneficiar uns poucos privilegiados, com a cumplicidade de seus impérios de mídia, que funcionam como armas de combate, ao manipular informações e tentar impor o seu cardápio de notícias. A UNESCO agora uma crise de inadimplência que o impede de cumprir integralmente os compromissos assumidos no seu programa e que provoca um déficit orçamental significativo. Os inadimplentes devem estar cientes de que correm o risco de perder seus direitos de associação, de acordo com os regulamentos financeiros, e não é eticamente aceitável para continuar a beneficiar dos programas e benefícios da Organização. A crise padrão é um grande desafio para a UNESCO, mas com toda a honestidade, isso está longe de ser o principal desafio. A crise deve ser gerida como uma oportunidade para aprofundar a mudança na sua reforma estrutural. A crise é temporária, mas as mudanças devem ser contínuas e permanentes para restabelecer a organização. A reforma deve ir além do que é o apoio burocrático e administrativo para abranger a essência
e a maneira de fazer as coisas. A UNESCO deve concluir com um rejuvenescido e vibrante, enraizada em seus princípios fundadores e reconhecida por sua contribuição para o desenvolvimento e realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nas áreas de competência. Este é o desejo da UNESCO.

Marcha em Madrid em favor da Revolução Cubana 3/03/2012 Cubadebate

Ao grito de "Cuba é e será um exemplo de dignidade", milhares de pessoas em favor do governo de Cuba caminharam pelas ruas de Madrid para "desmantelar mentiras" e denunciou a "campanha de assédio e de demolição" da Comunidade Madrid à revolução cubana.
Chamado por organizações espanholas e associações cubanas, o evento foi celebrado em Puerta del Sol, com a leitura de um manifesto que defendeu o "caráter profundamente democrático" da revolução cubana. Destacou-se o fato de que "em Cuba não há presos políticos, não se pratica prisões arbitrárias, tortura nem as forças policiais reprimem aos prisioneiros. "O que acontece é que há muitas mentiras e ignorância", disse o chefe de Solidariedade com a América Latina e coordenador do IU "Solidariedade com Cuba-Madrid", José Luis Martinez. Assim, a manifestação faz parte de uma campanha de informação para remover "mitos e mentiras", como o Estado cubano não pode ir ao exterior para os seus cidadãos.

Jim Belushi elogia em Havana qualidade do charuto cubano
03 de março de 2012

O músico, ator e comediante, Jim Belushi, elogiou hoje na capital cubana a qualidade dos charutos produzidos na Ilha.
Durante a cerimônia de encerramento do Festival del Habano XIV, Belushi disse à imprensa o elevado profissionalismo, amor e dedicação dos trabalhadores envolvidos nesta atividade. Ele disse que era um fumante de charutos apaixonado, que descobriu acidentalmente durante as filmagens de um filme em 1987, preferindo os charutos Romeo y Julieta e Cohiba Behike de. Belushi expressou-se grato pelo convite para o evento e apontou para a possibilidade de próximas visitas repetidas.

“Estrelas” norte-americanas em uma nova provocação em Havana
03 de março de 2012

Charles Varcklay, vice-chefe da SINA, fala na reunião com funcionários locais em execução os planos dos EUA para a mudança de regime na ilha
A reunião também foi acompanhada por diplomatas das embaixadas em Havana na Suécia e na Polônia.
A situação tem despertado a indignação dos usuários da rede social quando viram a foto no Twitter que acompanha esta mensagem, divulgada por um dos "oposição" para financiar os "programas para promover a democracia em Cuba" pelo Departamento de Estado. SATS, um espaço de estado, o mesmo que em dezembro passado levou a Miami personagens com antecedentes terroristas, é o mesmo que a Yoani Sancheze outras pessoas ligadas ao governo dos EUA organizaram semanas atrás uma rede de fotógrafos para a divulgação de imagens que, em devido tempo, vão argumentar a necessidade de intervenção militar em Cuba.

Fecha: 9/03/2012 Hora de cierre: 10:20 hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário