quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Convocam encontro latinoamericano de documentaristas no Equador

.
Quito, 10 set (Prensa Latina) O ministério equatoriano de Cultura e o Conselho Nacional de Cinematografia (CNCINE) reiteraram hoje a convocação ao Segundo Encontro Latinoamericano de Documentaristas no Século XXI, que será efetuada em Guayaquil de 27 a 30 de outubro próximo.
O evento contará com a presença de 120 documentaristas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Haiti, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Espanha e Portugal, afirma uma nota oficial.
Nesta segunda aproximação entre os documentaristas da região se tratará sobre a circulação de conteúdos audiovisuais, no entendido que esta problemática afeta por igual a todos os gêneros cinematográficos, incluído o documental.
Outro tema a tratar é o novo papel do cinema-clube e outros métodos de formação de públicos; papel da Internet e as novas tecnologias; audiovisual e televisão comunitária, bem como da rede pública de canais televisivos nacionais e regionais na circulação de conteúdos audiovisuais.
Também debaterão aspectos que permitam definir uma forma de ativismo em favor da criação de uma cidadania audiovisual continental.
O encontro funcionará por mesas de trabalho organizadas em torno do tema central, as quais abordarão também a criação de redes não comerciais de circulação e a promulgação de normas que garantam e estimulem a circulação comercial de documentários tanto em salas como na televisão.
Os acordos do Encontro, detalha a nota, servirão para impulsionar políticas de Estado nos países da região para a ajuda e promoção do cinema documental, além de formar novos laços de trabalho em escala continental entre as diferentes gerações de documentaristas.
rc/prl/lcss






Bolívia espera recuperar ritmo de investimento público

La Paz, 10 set (Prensa Latina) Com a construção de caminhos e novos desembolsos no setor energético, o governo boliviano espera recuperar o necessário ritmo do investimento público, disse hoje uma fonte oficial.
De acordo com o vice-ministro dessa esfera, Javier Fernández, até agosto passado, o investimento público era de 36% do previsto para o ano, uma execução lenta.
A execução orçamentária até o momento, disse, aproxima-se dos 670 milhões de dólares dos 1 bi 851 milhões programados no Orçamento Geral da Nação (PGN) para 2009.
Em infra-estrutura apreciam-se os maiores investimentos, disse.
Por outra parte, informou que a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) é a instituição pública com a menor execução orçamental, mas garantiu que a situação mudará no decorrer de setembro.
Para esta quinta-feira espera-se que o Banco Central da Bolívia (BCB) assine com a YPFB um crédito de 1 bilhão de dólares para potencializar as atividades de exploração e perfuração.
Também, garantiu que na Administradora Boliviana de Estradas (ABC) já foram estabelecidos todos os programas de investimento, de tal maneira que será executado todo o valor programado até o fim do ano.
rc/ga/lcss






Rússia financiará construção de moradias para militares

Moscou, 10 set (Prensa Latina) A Rússia destinará 28 bilhões de rublos (cerca de 912 milhões de dólares na troca atual) neste ano para construir moradias e financiar sua compra pelos militares, informou hoje o premiê russo, Vladimir Putin.
Durante uma reunião do gabinete, Putin indicou que serão destinados outros 72 bilhões de rublos (2 bilhões e 345 milhões de dólares) para o desenvolvimento da indústria nacional.
O chefe de Governo admitiu, ao mesmo tempo, que será necessário ter em conta a possibilidade de um aumento no número de desempregados, situada agora em 2 milhões e 100 mil, por causa dos problemas próprios do outono e o inverno russos.
Para a próxima semana, o executivo deve apresentar uma proposta de plano para enfrentar as consequências aqui da recessão global.
rc/to/lcss






Invalidam votos de eleições presidenciais em duas províncias afegãs

Cabul, 10 set (Prensa Latina) A Comissão Eleitoral de Queixas (CEQ) comunicou hoje a invalidação de votos emitidos em zonas eleitorais das províncias sul de Paktika e Ghazni devido a evidências claras e convincentes de fraude nas eleições presidenciais de 20 agosto.
No entanto, a Comissão Eleitoral (CE) informou na terça-feira passada que o presidente Hamid Karzai conseguiu 54,1% dos votos contados até então, que correspondem a 91,6% dos centros de voto.
Com quase 2 milhões 959 mil e 93 dos 5 milhões 469 mil e 289 votos contabilizados até a data, Karzai ultrapassou 50% necessário para evitar um segundo turno eleitoral, seguido de longe por Abdullah Abdullah, com 1 milhão 546 mil e 490 dos votos, 28,3%.
Em um comunicado divulgado em seu Site, a CEQ afirma que todas as cédulas de cinco escritórios de voto de Paktika foram invalidadas, enquanto em Ghazni se ordenou a anulação dos votos depositados em algumas das urnas de 27 colégios eleitorais.
Enquanto, o ex-chanceler Abdullah Abdullah acusou o CE de apoiar Karzai, qualificou-a de corrupta e negligente e afirmou que não é bom para o Afeganistão que alguém que cometa fraude em massa o dirija durante cinco anos.
O candidato presidencial opositor insistiu em que o resultado fraudulento das eleições implica um governo ilegítimo, o que representa uma receita para a instabilidade do país.
rc/mne/lcss






São divulgada espetaculares imagens do Universo

Washington, 10 set (Prensa Latina) O telescópio espacial Hubble, totalmente restaurado, enviou à Terra impactantes imagens do Universo, que foram difundidas pela Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (NASA).
As fotografias foram tiradas no espaço profundo e mostram a nebulosa NGC 6302, conhecida como "Nebulosa Borboleta", e a galáxia espiralada NGC 6217, algo que os especialistas chamam de uma "beleza celestial". Também se observa o nascimento de uma estrela.
"Isto marca uma nova partida para o Hubble", disse Ed Weiler, diretor associado da agência estadunidense e responsável por missões científicas. O telescópio foi completamente renovado, agora tem mais potência que nunca e está equipado para continuar funcionando até a próxima década, afirmou.
O laboratório, posto em órbita em 1990, depois de vários anos de incessante trabalho foi quase levado ao abandono. No entanto, em maio passado, depois de muita polêmica sobre se valia a pena recuperá-lo ou não, recebeu um grupo de especialistas que instalaram novos equipamentos e consertaram outros já existentes.
O Hubble é reconhecido por ter captado espetaculares imagens de galáxias, o que permitiu entre outras coisas definir a idade do Universo em 13 bilhões e 700 milhões de anos.
Buracos negros, formação de planetas, censo de objetos, rochas e asteróides nos extramuros do sistema solar, são alguns das descobertas realizadas.
rc/vm/lcss






Estabelecem na Bolívia penalizações para aerolinhas indisciplinadas

La Paz, 10 set (Prensa Latina) Os principais meios jornalísticos da Bolívia destacam hoje as novas penalidades econômicas às aerolinhas que atrasem, demorem, interrompam vôos ou percam bagagens, entre outras indisciplinas.
Segundo os jornais Cambio, La Razón, Los Tiempos, El Diário e La Prensa, o governo aprovou ontem um decreto que estabelece essas medidas.
A norma prevê que todas as empresas privadas ou estatais deverão retribuir ao usuário, em caso de descumprir com seus serviços, até 25% do custo do bilhete e cobrir os custos de hospedagem e comida.
Também indica que as grávidas com mais de sete meses de gestação não poderão viajar.
"A compensação pode ser paga em numerário ou em outra forma aceitada pelo passageiro, como novas passagens, bônus ou reconhecimentos de milhas para qualquer serviço oferecido nas rotas do transportador", precisou a ministra de Justiça, Celima Torrico.
O decreto estabelece que se a demora de um vôo for maior que duas horas e inferior a quatro, a aerolinha deverá fornecer ao passageiro uma refeição e a sua solicitação uma comunicação telefônica.
Quando o atraso for superior a quatro horas e inferior a seis, além do anterior, deverá proporcionar ao passageiro alimentos como café da manhã e almoço, ou a comida que o usuário solicitar nas horas do atraso do serviço.
No caso de o atraso ser superior a seis horas, o transportador também deverá compensar o passageiro com uma soma mínima equivalente a 25% do valor da passagem.
Quando a demora passar das 22:00 hora local, a aerolinha deverá proporcionar hospedagem ao viajante se não se encontra em seu lugar de origem e a despesa de transporte.
Em sete aeroportos do país sul-americano serão implementados escritórios para fazer cumprir a norma, precisou Torrico.
"O decreto supremo defende o usuário e todas as empresas aéreas não podem maltratar o passageiro que muitas vezes foi abandonado sem possibilidade de reclamo", acrescentou a autoridade.
rc/ga/lcss





Vietnã e Nova Zelândia elevam nível de relações

Wellington, 10 set (Prensa Latina) O secretário geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nong Duc Manh, iniciou hoje aqui uma visita oficial para fortalecer as relações com a Nova Zelândia, ponto final de uma viagem pela Oceania.
A presença de Manh e da delegação que lhe acompanha dá particular significação para seus anfitriões, dados os crescentes vínculos bilaterais em diversas áreas, segundo declarou o premiê neozelandês, John Key.
O Vietnã, disse o chefe do executivo, figura entre os países de melhor desempenho econômico no sudeste asiático e se saído melhor que a maioria na crise global.
A educação, ciência, tecnologia ocupam um lugar destacado entre as esferas de cooperação dos dois países, que totalizaram também 450 milhões de dólares em seu intercâmbio comercial ao fechamento de 2008.
Fontes da embaixada vietnamita em Wellington disseram que a visita oficial do líder do PCV será um passo importante no curso dos vínculos bilaterais, sobretudo em comércio, turismo e educação.
O embaixador Voung Hai Nam revelou que é esperada a assinatura de um acordo de associação integral, similar ao recém assinado com a Austrália, de onde procedem Manh e sua comitiva depois de visitar o estado de Nova Gales do Sul.
Em Canberra, o secretário geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV) e seu anfitrião, o premiê Kevin Rudd, emitiram uma declaração conjunta de 12 pontos que ratifica a determinação dos dois estados de fomentar uma aliança multifacética e senta as bases de uma cooperação mais profunda e ampla.
Com a Nova Zelândia, o Vietnã estabeleceu relações diplomáticas em junho de 1975 e estão vinculados pelo recente Tratado de Livre Comércio ASEAN-Austrália-Nova Zelândia, chamado a oferecer oportunidades para a colaboração entre empresas dos dois países, observou o diplomata de Hanói.
Apesar da crise global, o comércio de ida e volta pretende chegar a 700 milhões em 2015, acrescentou.
O líder vietnamita foi recebido em cerimônia oficial pelo governador geral Anand Satyanand e o chefe do Parlamento, Lockwood Smith.
rc/sus/lcss





Divulgarão na Bolívia dados sobre defesa

La Paz, 10 set (Prensa Latina) A Bolívia publicará no final de ano o Livro Branco da Defesa, com os dados sobre o investimento efetuado na esfera militar na etapa 2005-2009, afirma hoje o diário Cambio.

De acordo com o matutino, o próprio ministro do ramo, Walker San Miguel, precisou que dessa maneira são cumpridos vários acordos assinados com a Organização de Estados Americanos (OEA), a União Sul-americana das Nações (UNASUL) e outras instâncias internacionais. "Tem que considerar que não se faz uma despesa para armamento sofisticado, mas para melhorar o bem-estar dos soldados, oficiais e suboficiais, e a reposição de material", explicou.
Também, mencionou que o país conta com convênios de cooperação em técnica militar, nas áreas de defesa e atividades acadêmicas, com países como a Rússia, Chinesa e outros, mas só para repor material obsoleto das Forças Armadas, especialmente o logístico e operativo.
San Miguel adiantou ao Cambio que no âmbito das relações amistosas da UNASUL se proporá que com o Paraguai se construam acordos na área de integração energética e de intervenção nas regiões chaqueñas, nas quais costuma ter seca e incêndios florestais.
Por outro lado, disse que teria que se considerar a possibilidade de atender a cada caso de maneira recíproca no referente aos desastres naturais e o controle fronteiriço com o afã de combater o trânsito ilícito de armas e de veículos roubados.

Disse também que após um encontro com autoridades homólogas paraguaias nesta quinta-feira, assistirá entre 15 e 16 de setembro, uma reunião do Conselho de Defesa Sul-americano que será realizada por mandato dos presidentes da UNASUL.
rc/ga/lcss






Venezuelanos denunciam afetação por bases estadunidenses

Caracas, 10 set (Prensa Latina) Transportistas venezuelanos afetados pela baixa do comércio com a Colômbia devido à instalação de bases militares dos Estados Unidos nesse país, alertaram hoje sobre o possível crescimento do desemprego na região fronteiriça.
Gonzalo Poveda, em representação dos motoristas do transporte, propôs a instalação de mesas de trabalho para buscar uma solução e evitar a perda de postos de trabalho.
Não estamos a favor das bases militares estadunidenses que a Colômbia quer montar, mas que pensamos que deve ter conciliação entre os dois governos, disse Poveda citado pelo diário La Nación, do estado Táchira.
Segundo o transportista, que garante que se registra uma diminuição de 90% do intercâmbio binacional terrestre, há transportistas que solicitaram créditos para comprar veículos e não têm como pagar.
Atualmente, o comércio com a Colômbia encontra-se sob revisão, devido à decisão desse país de instalar sete bases militares dos Estados Unidos, que as autoridades venezuelanas denunciam como uma ameaça ao país e à região.
rc/ml/lcss






Bolívia explicará ao Paraguai sobre a compra de armas

La Paz, 10 set (Prensa Latina) O ministro de Defesa e o chanceler da Bolívia, Walker San Miguel e David Choquehuanca, respectivamente, explicarão hoje a seus homólogos paraguaios o alcance de um projeto de compra de armas.
Nesse encontro em Asunción San Miguel e Choquehuanca conversarão com os ministros paraguaios de Defesa, Luis Bareiro, e de Exteriores, Héctor Lacognata.
Na reunião, como parte do mecanismo bilateral de cooperação "dois mais dois", essas autoridades discutirão o anúncio de La Paz de uma possível compra de armas e equipamentos militares.
Nesse sentido, San Miguel expressou que a Bolívia não tem como política de Estado o armamentismo.
Reiterou também que o que se busca através de convênios de cooperação técnica militar assinados com países como Rússia e China é repor o material logístico e operativo que ficou obsoleto.
Acrescentou que a compra de equipamentos militares em nenhum caso tem como objetivo a agressão a ninguém e ratificou que a Bolívia não maneja a hipótese de um conflito com nenhuma nação, e menos com o irmão e vizinho país do Paraguai.
O encontro foi solicitado pelas autoridades de Asunción depois que o país andino anunciara em agosto passado que a Rússia lhe ofereceu um crédito de até 100 milhões de dólares para comprar material militar e um novo avião presidencial.
San Miguel afirmou ontem que a decisão sobre este crédito foi adiada até 2010 pára que seja considerada pela Assembleia Legislativa Plurinacional que será eleita nas eleições de 6 de dezembro próximo.
rc/ga/lcss



Tailândia pronta para próxima cúpula da ASEAN

Bangkok, 10 set (Prensa Latina) Tailândia anunciou hoje que já terminou os preparativos da próxima cúpula da ASEAN, programada para fins de outubro e decisiva para a economia e o futuro regional em geral.

À frente da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o reino tailandês deve vencer não poucas barreiras depois de que em abril último esta reunião de líderes da região e seus mais importantes sócios do resto da Ásia devesse se cancelar mal começada no meio de violentos protestos.

Segundo informou Virasak Futrakul, secretário permanente da chancelaria tailandesa, o evento regional se desenvolverá do 23 ao 25 do mês seguinte nas cidades de Cha-am e Hua Hin das províncias de Phetchaburi e Prachuap Khiri Khan, respectivamente.

Ambas locações, próximas a Bangkok pelo sudoeste, serão os palcos de um evento que deve sancionar pautas essenciais com vista à transformação deste bloco integracionista em um ente comunitário para 2015.

As avaliações que se esperam da XIV Cúpula da ASEAN refere-se também à cooperação econômica e em outras esferas fundamentais com sócios como China, Japão, Coréia do Sul e a Índia além da União Européia e Estados Unidos, entre quase duas dezenas de países.

Virasak adiantou que a princípios de outubro o secretário geral dessa aliança, Surin Pitsuwan, e oficiais da presidência se reunirão aqui para dar os toques finais ao programa da reunião.

Indicou que as 10 nações integrantes da ASEAN e seis países associados (China, Japão, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia e a Índia) confirmaram sua participação ao máximo nível.

O grande ausente será o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, devido ao apertado de sua agenda no meio da Assembléia Geral, com o qual se adia por segunda ocasião o anunciado intercâmbio com essa organização mundial.

rc/sus/bj







Trio brasileiro impressiona em festival de jazz na Bolívia

La Paz, 10 set (Prensa Latina) O Zimbo Trio, do Brasil, impressionou aqui aos assistentes à inauguração da oitava versão do Festival Internacional de Jazz, Festijazz 2009, destaca hoje o jornal Cambio.

O agrupamento, integrado pelo pianista Amilton Godoy, o contrabaixista Itamar Collaco e o baterista Rubens Barsotti (Rubinho), ofereceu um concerto magistral com temas do gênero bossa nova.

O trio brasileiro, criado faz mais de cinco décadas, cativou ao público pacenho, que após a cada interpretação ovacionava aos intérpretes, acrescenta o rotativo.

Zimbo Trio surgiu no final de 1950, impulsionado por um grupo de estudantes e músicos procedentes de Copacabana e Ipanema, bairros do Rio de Janeiro.

O festival pacenho reúne aos exponentes do gênero da Alemanha, Bolívia, Brasil, Holanda, França e Suíça em concertos que se realizarão até o 19 de setembro em palcos da cidade sede do governo boliviano.

rc/ga/bj







Venezuela produzirá 50 mil computadores neste ano

Caracas, 10 set (Prensa Latina) Venezuela consolida hoje sua indústria de computadores, como parte de uma estratégia de fabricar tecnológicos próprios e projeta neste ano uma produção sem precedentes de 50 mil equipamentos.

Segundo um informe do Ministério de Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermédias, Venezuelana de Indústria Tecnológica (VIT) tem produzido 86.400 equipamentos desde seus inícios em dezembro de 2006.

O presidente da empresa, José Brett, explicou que em 2007 se fabricaram 49.550 equipamentos, em 2008 outros 29.350 e o resto no que vai de 2009, que se espera fechar com 50 mil equipamentos.

Atualmente, produzem-se três modelos de computadores para escritório e um modelo portátil, e para este ano tem-se previsto introduzir o mini-laptop com todas as características de um equipamento portátil de maior dimensão.

VIT, que conta com 167 empregados, se projeta como gerador de tecnologia com excelência e a preços acessíveis, uma alternativa às marcas internacionais que antes se criam exclusivas, disse Brett.

Segundo a avaliação, tanto em VIT como na Venezuelana de Telecomunicações (Vtelca), que produz telefones celulares, já a curva de aprendizagem dos trabalhadores tem atingido seu topo, o que garante sua expansão, investigação e desenvolvimento.

rc/ml/bj






Exigem saída imediata de tropas espanholas do Afeganistão

Madri, 10 set (Prensa Latina) A coalizão Esquerda Unida (EU) exigiu hoje a saída imediata das tropas espanholas do Afeganistão, depois da anunciada decisão do governo do presidente José Luis Rodríguez Zapatero de aumentar esse contingente.

Cayo Lara, coordenador geral de EU, pronunciou-se pela volta urgente dos soldados a casa porque encontram-se em uma guerra na que não se nos tem perdido nada, assegurou.

Em declarações a repórteres na província de Albacete, Lara exortou à opinião pública a realizar uma manifestação contra a presença militar na nação centro-asiática, como em seu momento a teve em rejeição à guerra no Iraque.

O dirigente da terceira força política em votos neste país denunciou que no Afeganistão o que se está jogando são os interesses dos Estados Unidos, similar ao ocorrido quando as tropas espanholas se encontravam no Iraque.

Advertiu, ademais, sobre a cumplicidade que Albacete terá em assuntos como os numerosos inocentes que morrem no território invadido em 2001 por uma coalizão encabeçada pelo governo norte-americano.

Os pilotos a treinar-se aqui, segundo um novo programa de adestramento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), são os que apertaram os botões que mataram a 120 civis no Afeganistão, sublinhou.

O dirigente aludiu ao recente bombardeio perpetrado pela OTAN, condenado pela comunidade internacional e pelo próprio governo de Zapatero, que o qualificou de intratável.

Segundo transcendidos jornalísticos, o Executivo ibérico dará luz verde manhã, na reunião semanal do Conselho de Ministros, à proposta da ministra de Defesa Carme Chacón de reforçar a missão com outros 200 soldados a mais.

rc/edu/bj






Reforçam segurança em perigosa rota ao extremo oriental de Cuba

Havana, 10 set (Prensa Latina) Cuba desenvolve um reparo monumental do trecho que conduz ao extremo oriental do país, quase intransitável em temporada de chuvas, informou hoje o diário Granma.

A obra substituirá o asfalto existente por concreto hidráulico na perigosa colina de Ovando, que separa à cidade de Guantánamo de Maisí, a localidade cubana mais afastada desta capital.

Os acidentes eram freqüentes em tempo de chuva neste trecho, com pendentes e curvas pronunciadas, mas o reparo inclui a construção de valetas que facilitem a drenagem.

As autoridades locais priorizam o reparo de outras vias que conduzem a Maisí, entre eles o que liga a dito empório cafezal com a primeira vila fundada em Cuba, Baracoa.

rc/cmv/bj







Governo venezuelano avalia positivamente plano de industrialização

Caracas, 10 set (Prensa Latina) Autoridades venezuelanas avaliaram hoje satisfatoriamente o processo de instalação de 200 fábricas, dirigido a industrialização do país sul-americano e a substituição de importações.

O ministério de Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermédias informou que para fins de ano se prevê chegar a 21 fábricas, das quais 10 já estão operativas.

As plantas em marcha são o Complexo Agroindustrial Socialista de Altagracia (Caisa), processadora de tomate; a Fábrica Nacional de Bicicletas (Fanabi) e a Indústria Venezuelana da Pedra.

Também, a Indústria Venezuelana Endógena de Válvulas; Lacticínios Machiques; Venirauto, uma firma automotriz com tecnologia e cooperação do Irã, Venezuelana de Indústria Tecnológica (VIT), que produz computadores.

Outras são Venezuelana de Telecomunicações (Vtelca), que produz telefones celulares, e o Complexo de Autopeças, composto por três firmas de produção: moldes, autopeças e injeção de plástico.

A previsão indica que para 2010 abrirão 51 fábricas, sete com o apoio do Brasil, entre elas uma de válvulas para a indústria petroleira; equipes de refrigeração industrial e tubulações e conexões de PVC.

Outras estarão dedicas a montagem de placas eletrônicas; envases e tampas de metal; equipamentos para o processamento de alimentos e envases de vidros.

O Plano de Industrialização Nacional que executa o ministério de Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermediárias projeta a construção de 200 fábricas em três anos.

O vice-ministro Efrén Martín explicou que os esforços estão centrados nas áreas onde o país tem maior capacidade e potencialidade, como telecomunicações, petroquímica e metal-mecânica.

Explicou que para apoiar investimentos do setor privado se analisa com a Superintendência de Bancos o Sistema Bancário Nacional e os organismos financeiros do Estado políticas mais eficientes para o outorgamento de empréstimos e obrigações fiscais.

rc/ml/bj







Evo Morales pede para acelerar industrialização de hidrocarbonetos

Por Mario Hubert Garrido

La Paz, 10 set (Prensa Latina) O presidente boliviano, Evo Morales, pediu hoje acelerar a industrialização do setor de hidrocarbonetos, como parte das políticas econômicas em benefício de toda a população.

Na cerimônia de assinatura de um crédito de bilhões de dólares que outorgou o Banco Central da Bolívia (BCB) a Jazidas Petrolíferas Fiscais Bolivianas (YPFB, por sua sigla em espanhol), Morales assegurou que o futuro da economia do país sul-americano está em mãos da maior empresa estatal.

Nesse sentido, instou aos gerentes, oficiais e trabalhadores da companhia a ser oficiais e realizar seus trabalhos de maneira transparente e honesta.

O estadista convocou também aos especialistas da YPFB a ser soldados da economia nacional, como o são os membros da Polícia Nacional e das Forças Armadas, defensores da segurança cidadã e da integridade territorial, remarcou.

Depois da nacionalização e a exploração, a industrialização dos energéticos é a primeira responsabilidade e dívida de YPFB ante o povo boliviano e seus movimentos sociais, opinou.

O presidente explicou que com este empréstimo se cumpre a estratégia de investir com rendimentos do Estado em projetos locais de desenvolvimento, ao referir que as atuais Reservas Internacionais Netas (RIN) ultrapassam os oito bilhões de dólares, apesar da atual crise financeira mundial.

O estadista adiantou que nesta quinta-feira sustentará um encontro com representantes das organizações sociais e do governamental Movimento ao Socialismo (MAS) para perfilar o programa de governo de cara às eleições gerais de dezembro próximo.

Nessa estratégia, sublinhou, a empresa maior da Bolívia e a industrialização dos energéticos têm um lugar importante, pois permitirão ao país deixar de ser um dos mais atrasados no continente.

O BCB viabilizou nesta quinta-feira um crédito concessional de bilhões de dólares a favor dos investimentos em toda a corrente dos hidrocarbonetos, controlada pela YPFB.

O presidente do ente emissor, Gabriel Loza, explicou a Prensa Latina que se trata de um empréstimo com um interesse de um por cento anual para facilitar o crescimento da firma.

Acrescentou que esses fundos provem das reservas monetárias estatais que atingem os oito bilhões e 200 milhões de dólares.

Loza destacou que para consolidar o crescimento das reservas, YPFB tem contribuído com a geração de recursos em pelo menos duas mil milhões de dólares, "pelo que é totalmente justo que faça uso de parte de seus recursos para o crescimento".

Por sua vez, o presidente da YPFB, Carlos Villegas, sublinhou que a empresa prevê investir nos próximos anos mais de sete bilhões e 500 milhões de dólares para impulsionar a produção e a industrialização dos combustíveis.

Entre os projetos mais importantes, tem-se a atualização das reservas de gás natural do país, a expansão do gás domiciliário, a aquisição de equipes de perfuração, a construção de uma nova refinaria e sistemas de armazenamento e transporte.

Explicou que dos bilhões de dólares entregados agora pelo BCB, 30% serão dedicados à industrialização do setor e 34,7 a elevar a produção, com a finalidade de garantir o abastecimento de combustíveis no mercado interno e exportações.

A estatal petroleira, nacionalizada no 1º de maio de 2006, trabalha na execução do plano de investimentos de longo prazo para o qüinqüênio 2010-2015.

rc/ga/bj







Estudantes e trabalhadores tomam principal universidade de Honduras

Tegucigalpa, 10 set (Prensa Latina) Estudantes e trabalhadores ocuparam hoje a Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH) em protesto contra o golpe de estado e em demanda da restituição da ordem constitucional.

Porta-vozes do movimento explicaram a Rádio Globo que o protesto faz parte de uma greve de 48 horas iniciada nesta quinta-feira pelas três centrais sindicais para exigir também a volta do presidente, Manuel Zelaya.

Acrescentaram que a ação foi coordenada com organizações da Universidade Pedagógica Nacional, que tem sido ocupada pelos alunos e trabalhadores em várias oportunidades desde o golpe militar de junho passado.

Estudantes disseram à radio-emissora que o portão principal, primeiramente dos professores, foi fechado com candados, enquanto os outros acessos estão abertos para a passagem dos alunos.

Indicaram que o protesto se prolongará até manhã, ainda que as aulas serão retomadas na quarta-feira próxima devido a um feriado decretado para a segunda-feira e terça-feira pelas autoridades acadêmicas pelo aniversário da independência.

A UNAH foi palco no mês passado de violentos confrontos entre estudantes e a polícia anti-motins, que inclusive entraram a perseguir aos jovens no campus dessa casa de estudos.

rc/rl/bj







Rússia e Venezuela assinaram pacote de acordos bilaterais

Por Antonio Rondón García

Moscou, 10 set (Prensa Latina) Rússia e Venezuela assinaram hoje acordos em matéria energética, ecológica, judicial, agrícola e de proteção de propriedade intelectual, depois de uma reunião do presidente Hugo Chávez com seu similar russo, Dimitri Medvedev.

Ambos chefes de Estado sustentaram um encontro privado e depois outro com a participação dos ministros na residência presidencial de Barbija, para depois assistir à rubrica dos referidos acordos, indicaram a Prensa Latina fontes diplomáticas.

A cooperação técnico-militar constitui um bloco importante nas relações bilaterais e isso nós não o ocultamos, afirmou Medvedev. Vamos vender o armamento que nos solicite Venezuela, sempre conforme às regulações internacionais, esclareceu.

Antes de finalizar neste ano se criará um banco conjunto com ativos por valor de quatro bilhões de dólares e já se ultimam os detalhes, constatou o presidente russo.

Chávez recordou que o líder cubano Fidel Castro sempre esteve no verdadeiro quando considerava uma política irresponsável a prática estadunidense de imprimir moeda e comprar o mundo com esse papel.

Venezuela espera ver ao rublo como uma moeda convertível e como parte do sistema de reservas internacionais, sublinhou Chávez.

O presidente da companhia russa Transneft, Nikolai Tokarev, e o ministro venezuelano de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, assinaram o acordo entre Transneft e PDVSA para a cooperação em longo prazo na cuenca do Orinoco.

Também, o diretor geral do Consórcio Nacional Petroleiro (Lukoil, Rosneft, Gazprom, Surgurneftegaz e TNK-BP), Valeri Rusakov, assinou um acordo com o vice-presidente de PDVSA, Eulogio do Pino, para explorar o bloco Junin-6, no Orinoco.

De igual forma, assinou-se um acordo marco para realizar projetos conjuntos estratégicos e um convênio petro-ecológico para recuperar dejetos em poços petroleiros, derivados da atividade de extração.

Tal documento foi assinado pela companhia estatal Rostejnologia e o ministério venezuelano da Indústria Básica e Mineração.

Uma dos acordos assinados envolve à Convenção Nacional de Valores da Venezuela e a sua contraparte russa, relacionada com o mercado de capitais.

Outro documento refere-se à transferência de propriedade intelectual para anistiar dois acordos assinados durante a sessão da comissão mista Rússia-Venezuela, celebrada no final de agosto passado em San Petersburgo.

O acodrdo consolida a proteção de informação classificada e a um acordo de colaboração entre ministérios de Defesa, ao igual que outro sobre a base jurídico-legal da cooperação técnico-militar.

As partes lembraram um documento sobre exploração e processamento de petróleo pesado extraído no Orinoco e um intergovernamental sobre cooperação em matéria agrícola.

Outro documento estará referido à colaboração na esfera de infra-estrutura e transporte e isso inclui a construção de estradas, pontes, vias ferroviárias e autopistas, entre outros.

Também, se assinará um convênio no ramo da ciência, tecnologia e inovação relacionado com a transferência tecnológica.

Depois da assinatura dos acordos, Putin sustentará um encontro com o presidente venezuelano como reafirmação da política de diplomacia cara a cara aplicada pelo líder da Revolução Bolivariana, quem tem previsto viajar esta jornada a Espanha.

rc/to/bj







Denunciam falta de garantias para eleições em Honduras

Tegucigalpa, 10 set (Prensa Latina) O Observatório Internacional sobre a Situação dos Direitos Humanos em Honduras denunciou hoje a falta de condições mínimas para celebrar eleições livres o 29 de novembro enquanto persista o golpe de Estado.

Um relatório emitido por essa organização afirma a impossibilidade de efetuar as eleições, não só porque são promovidos por um regime militar, senão pela inexistência de garantias para o exercício dos direitos políticos.

Denunciou o Observatório as graves violações humanitárias cometidas pelos golpistas, o qual impede que a cidadania possa exercer a votação em forma segura e sem intervenções ilegítimas.

O relatório manifesta que no país também não estão funcionando os direitos civis e políticos, pois nem a Corte Suprema de Justiça, nem o Ministério Público, têm cumprido totalmente com seu mandato constitucional.

O texto íntegro, publicado pelo diário Tiempo, está assinado pelas oito organizações nacionais e internacionais que integram o Observatório.

Entre elas figuram o Centro pela Justiça e o Direito Internacional, FIAN Internacional, Instituto de Direitos Humanos da Universidade José Simeón Canas, Instituto de Estudos Políticos sobre América Latina e África e Serviço Paz e Justiça.

As entidades fizeram um chamado à comunidade internacional, em particular à União Européia (UE), a enviar uma mensagem clara de rejeição a essas eleições.

A UE anunciou hoje que não enviará observadores às eleições em Honduras por não existir condições para que possam efetuar em um contexto aberto, livre e democrático.

Governos e organismos internacionais qualificaram como ilegítimo o processo eleitoral convocado pela ditadura de Roberto Micheletti, que usurpou o poder depois do golpe de Estado do 28 de junho.

rc/car/bj






Ao menos 27 mortes e mais de 50 feridos em vários ataques no Iraque

Mosul, 10 set (Prensa Latina) Ao menos 24 pessoas morreram hoje em uma população curda do norte do Iraque, em conseqüência do ato suicida de um homem que se tirou a vida mediante uma bomba, informaram fontes policiais.

A ação é considerada uma provocação, com o fim de de agudizar os conflitos interétnicos, entre árabes e curdos, a consideração da agência de notícias do Curdistão Peyamner.

Em outra explosão registrada na localidade de Wardak, província de Nínive, resultaram feridas 43 pessoas e várias casas derrubaram-se com o efeito da onda expansiva da explosão.

Duas pessoas morreram em Bagdá com a explosão de dois artefatos em um mercado.

Por outra parte, soube-se que Ahmad al-Karkushi, prefeito de Sadiya, na província de Diyala, escapou com vida do atentado de um suicida, também com bomba, planejado contra o comboio em que viajava e no que morreu um civil e se reportaram oito feridos.

Fontes policiais acrescentaram que quatro dos guarda-costas de Al-Karkushi figuram entre os feridos e três dos veículos de seu comboio foram destruídos.

mgt/mgf/bj







Venezuela reconhece soberania de Abjasia e Ossétia do Sul


Moscou, 10 set (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, reconheceu hoje a soberania das regiões autônomas de Abjasia e Osétia do Sul, localizadas em território georgiano, depois de um encontro com seu similar russo, Dmitri Medvedev.
Quero aproveitar a ocasião para anunciar que Venezuela se une ao reconhecimento da independência de Osétia do Sul e Abjasia, declarou Chávez ao se reunir hoje com Medvedev e considerar de estratégicas as relações com esta nação, aonde chegou na véspera.
Durante um encontro na residência presidencial de Barbija, o mandatário venezuelano afirmou que em breve seu país iniciará os trâmites para estabelecer relações diplomáticas com essas duas regiões, reconhecidas já por Rússia e Nicarágua.
Aqui acabam de fazer uma declaração, na qual nós não insistimos, mas é uma declaração importante e te agradeço esse gesto, pois não somos indiferentes ao destino desses dois estados, contestou o presidente russo diante da decisão anunciada por Chávez.
O chefe de Estado venezuelano considerou, por seu lado, que o mundo unipolar ficou destruído e agora um novo sistema mundial o construirão países como Venezuela, Síria, Irã, Bielarússia, Rússia e Itália.
Há 10 anos atrás reuni-me com Vladimir Putin, agora premiê russo, e sonhamos quando seria o dia do fim do sistema unipolar e agora esse momento chegou, estimou o estadista.
Venezuela cria um forte centro de poder na América Latina, enquanto Rússia mantém-se de pé, apesar da crise global, afirmou o líder da Revolução Bolivariana.
O mandatário russo recordou seu percurso pela América Latina em novembro de 2008 e considerou que tanto Venezuela como outras nações dessa região se tornam sócios importantes de Moscou e "nossas relações com eles tomaram um caráter significativo", apontou.
rc/to/bj






Estreiam em Cuba documentário sobre Benny Morei


Havana, 10 set (Prensa Latina) O primeiro de quatro documentários sobre Benny Morei, do realizador cubano Jorge Luis Sánchez, estreará hoje em todas as salas do país.
Divididos em quatro capítulos, de uns 30 minutos de duração a cada um, recolhem os momentos mais trascendentais de um dos compositores e cantores cubanos de mais relevancia internacional.
Os filmes, que seguem uma ordem cronológica, percorrem sua infância na central Santa Isabel das Lajas, sua passagem pelo México, seu afinco no panorama musical da ilha, sua viagem a Venezuela e sua trágica morte, em 1963.
O ciclo inclui depoimentos de figuras nacionais e internacionais da talha dos cubanos Bebo e Chucho Valdés, Ibrahím Ferrer e as vedettes Yolanda Montes (Tongolele) e Amalia Aguilar, de familiares e amigos.
Sánchez elogiou o trabalho de Miriam Talavera, encarregada da edição e da editora assistente Lenia Delgado, "sem elas não teria sido possível organizar tanto material", disse.
O cineasta abordou antes, em 2006, a vida e trajetória de Morei no longametragem de ficção El Benny. Durante a rodagem, chegou a armazenar várias horas de filmagem não utilizadas na fita e vertidas agora nesta série documental.
rc/deg/ag/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário