terça-feira, 8 de setembro de 2009

Presidente salvadorenho viajará a Brasil



.
San Salvador, 8 set (Prensa Latina) O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, viajará hoje a Brasil para uma visita oficial destinada a fortalecer as relações bilaterais e aumentar a cooperação.

Funes será recebido amanhã no Palácio de Itamaraty por seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e presenciará a assinatura de vários acordos em matéria de saúde, tecnologia e desenvolvimento da agricultura.

"Queremos estimular o comércio bilateral. Atrair investimento brasileira a nosso país e também estimular a possibilidade de investimento salvadorenha no Brasil", disse o presidente.

Um dos principais propósitos da viagem é conseguir que esse país instale aqui uma sucursal do Escritório Governamental de Apoio Tecnológico à Agricultura, o qual seria muito beneficioso para o desenvolvimento.

A delegação salvadorenha assinará com a parte brasileira um convênio em matéria de saúde a fim de facilitar a importação de medicamentos genéricos desde o gigante sul-americano.

Também buscará créditos da banca para transformar o transporte público na capital e financiar projetos insignes da Secretaria de Inclusão Social, como os destinados ao desenvolvimento integral da mulher.

Funes viajará acompanhado de uma importante delegação de empresários e servidores públicos de seu governo.

mgt/car/bj







Ex presidente colombiano acusa Uribe de destroçar a democracia

Bogotá, 8 set (Prensa Latina) O ex mandatário colombiano César Gaviria acusou hoje o presidente Álvaro Uribe de pretender destroçar as instituições democráticas do país com a busca de uma segunda reeleição consecutiva em 2010.

Gaviria sustentou, em diálogo com Caracol Rádio, que o governante "quer dar a impressão de que ele é uma aplanadora, que nem sequer a Constituição o pode deter" Oxalá -“acrescentou- que a Corte Constitucional seja um dique para evitar que Uribe sepulte as instituições com sua intenção de se perpetuar no poder.

A Câmara de Representantes aprovou em última instância a conciliação do projeto reeleicionista, anteriormente avaliado pelo Senado, no meio de denúncias e acusações em torno do processo da iniciativa.

Isso permitiria convocar aos eleitores para que em um referendo decidam se autorizam ou recusam uma segunda reeleição nas próximas eleições de Uribe, que até o momento não tem feito pública sua intenção de postular-se.

Agora a iniciativa deverá ser sancionada pelo chefe de Estado, para posteriormente ser radicada na Corte Constitucional, tribunal que teria um prazo de ao menos quatro meses para submeter a exame a legalidade do articulado.

Na opinião de Gaviria a aprovação do referendo foi bastante vexatória. "Ver a forma com que compraram consciências no Congresso, ver como o governo se tomou três meses para ter 85 votos para aprovar o referendo", apontou.

O chefe do Partido Liberal também advertiu que o projeto político de Uribe é derrogar a Constituição de 1991, com o qual a“disse- pretende regressar a um sistema em onde possa ter bem mais poder como o contemplava a carta magna de 1886.

Eu denuncio ao presidente porque todos os dias se levanta com a ideia de acabar com a Constituição que ele jurou defender, disse, ao mesmo tempo em que acusou ao atual mandatário de querer configurar uma ditadura.

Em outra parte de suas declarações, Gaviria apontou que os ataques do ministro de Proteção Social, Diego Palácio, em seu contra buscam ameaçar ao Corte Constitucional para que avale o referendo reeleicionista.

"Esses ataques não são contra mim mas contra a Constituição e contra a Corte Constitucional, é uma espécie de ameaça de que o presidente Uribe pensa derrogar a Corte se não lhe aprovam seu referendo", disse.

Nos últimos dias o ex mandatário colombiano tem aumentado suas denúncias e acusações contra Uribe em torno de ilegalidades e irregularidades auspiciadas por seu governo para sacar adiante a iniciativa reeleicionista.

Por sua vez, tem reiterado que não busca ser o candidato presidencial de seu partido, porque “segundo expressou- lhe faria dano ao conseguido por seu coletividade política de cara à consulta interna.

mgt/acl/bj







Rede de atentados seguem cobrando numerosas vidas no Iraque

Bagdá, 8 set (Prensa Latina) O comandante da unidade antiterrorista da cidade iraquiana de Tikrit, identificado como Zaid Hussein, morreu hoje junto a três de seus guarda-costas, ao explodir uma bomba colocada na estrada por onde circulava, segundo reportes de fontes policiais.

Tikrit, capital da província de Salahedin e a uns 170 quilômetros de Bagdá, tem sido palco de ações violentas nos últimos dias.

Na província de Diyala, a uns 25 quilômetros ao nordeste da capital, registrou-se um suposto justiçamento quando dois homens armados ultimaram a um civil lhe disparando desde uma motocicleta.

Durante o dia anterior informou-se a morte de outro civil em um fato similar, na cidade de Miqdadiya, a maior de Diyala.

E na própria Diyala, mas agora em sua capital, Baquba, quatro pessoas foram feridas com a explosão de uma bomba interposta a passagem de seu veículo.

No leste de Bagdá, se informou o falecimento de um empregado do Ministério de Saúde ao explodir uma bomba lançada contra seu veículo, que também feriu a outras 12 pessoas.

Seu soube que nas últimas horas da segunda-feira, 10 pessoas morreram em dois atentados por separado na estrada próxima às instalações militares da o Rashid e de Sarah, em Bagdá, fato que também causou numerosos feridos.

Isto marcou na passada segunda-feira como em um dia de elevada mortalidade em Iraque, com mais de 20 mortes e uns 40 feridos, segundo as mesmas fontes.

lac/mgf/bj







Hugo Chávez deixa uma impressão no Festival de Veneza

Veneza, Itália, 8 set (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deixou uma impressão no Festival Internacional de Cinema de Veneza com sua recente visita, a primeira de um mandatário latino-americano a este festival.

Veneza tributa de pé a Chávez, Aplausos e ovação ao Presidente venezuelano, são alguns dos titulares refletidos hoje pela imprensa européia sobre sua passagem pela Mostra.

Ainda que os protagonistas desta jornada são os atores George Clooney e Matt Damon e Ewan McGregor, ainda se sente o eco que deixou depois de desfilar pelo tapete vermelho com o cineasta estadunidense Oliver Stone.

O realizador convidou-o à estréia de sua documental de 75 minutos South of the border (Ao sul da fronteira), sobre a experiência do mandatário venezuelano como mediador em uma missão de paz para libertar reféns em Colômbia.

Estou feliz de estar aqui, sou admirador do cinema italiano, sobretudo de atrizes como Sofia Loren, Gina Lollobrigida e Claudia Cardinale, que marcaram meu adolescencia, disse Chávez ao chegar ao Palazzo do Cinema, onde assinou autógrafos, estrechó mãos e concedeu entrevistas.

Também recebeu um ramo de rosas vermelhas de uma delegação da italiana Força Nova. Um aplauso extensivo ao documentário de Stone, encerrou sua visita.

lac/may/ag/bj






Venezuela com forte presença em Feira de La´Humanité em Paris

Fausto Triana

Paris, 8 set (Prensa Latina) Venezuela, a cargo do espaço ALBA, terá uma forte presença na Feira do diário Le´Humanité do 11 a 13 de setembro, com debates e conferências de figuras política e intelectuais de vários países.

Farid Fernández, primeiro secretário da embaixada venezuelana, informou a Imprensa Latina da participação por parte de seu país dos vice-ministros de Relações Exteriores Alejandro Fleming e de Projetos e Obras Turísticas Luis Arriaga.

No já habitual espaço da Aliança Boliviariana para os Povos de Nossa América (ALBA) o parque ferial da Courneuve, na periferia desta capital, os integrantes do acordo atualizarão sobre a realidade dos processos revolucionários.

O segmento ALBA será inaugurado na próxima sexta-feira pelos embaixadores de Bolívia, Luzmila Carpio; Venezuela, Jesús Arnaldo Pérez; e o encarregado de negócios de Cuba, Leyde Ernesto Rodríguez, para depois dar passo a um concerto de música latino-americana.

No dia seguinte, Arriaga, junto com Aura Marcucci, especialista em ecoturismo, falará sobre o desenvolvimento do turismo social e solidário em Venezuela.

Dança e música de Palestina seguirão a uma mesa redonda dirigida por Tarek William Saab, governador do estado de Anzoátegui, Venezuela, Fernand Tuil e Ahmed Nihaisen, copresidentes da cidade francesa hermanada com os campos de refugiados.

O tema "As novas formas do imperialismo à hora de Barack Obama" estará em um coloquio encabeçado pelo vice-ministro de Cultura de Cuba Fernando Vermelhas, e o escritor e professor Ignacio Ramonet, diretor de Lhe Monde Diplomatique em espanhol.

E falarão nesse debate o investigador belga e coordenador da rede Investig Action, Michel Collon, o jornalista colombiano Hernando Calvo Ospina e o contra-almirante da marinha venezuelana Luis Cabrera Aguirre.

Fleming presidirá as reflexões em torno dos 10 anos de Revolução Bolivariana, ao lado de outros analistas europeus como Jacques Fath, do Partido Comunista Francês.

As atividades do espaço ALVA abarcam outros pontos relevantes como o capítulo consagrado ao terrorismo de Estado contra Cuba e o caso dos cinco luchadores cubanos que cumprem longas condenações em cárceres estadunidenses.

Com o caso dos Cinco, como se lhes conhece a Antonio Guerreiro, Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino e Fernando González, se abordará o assunto de maneira global, com a presença de Betina Palenzuela, vítima cubana o terrorismo.

mgt/ft/bj











Nenhum comentário:

Postar um comentário