terça-feira, 8 de setembro de 2009

Resistência em Honduras realizará sua primeira assembléia nacional

Por Raimundo Lopez, enviado especial Tegucigalpa, 6 set (Prensa Latina) A Frente Nacional contra o golpe de Estado analisará hoje em sua primeira assembléia nacional estratégias para fortalecer a luta pela recuperação da ordem constitucional.
Juan Barahona, coordenador geral da Frente, explicou à Prensa Latina que delegações da resistência dos 18 departamentos do país participarão da assembléia, ao se cumprir neste domingo 71 dias de resistência antigolpista.
O dirigente camponês Rafael Alegría apontou que os objetivos do encontro são estabelecer uma coordenação horizontal com todas as forças opositoras hondurenhas contra o golpe militar de 28 de junho passado.
Igualmente, fazer uma análise geral da luta, com ênfase no tema das eleições de 29 de novembro próximo, e a estratégia geral das forças populares.
Barahona recordou que os objetivos da Frente são a restituição da ordem constitucional, a volta incondicional do presidente Manuel Zelaya, e a convocação a uma assembléia nacional constituinte.
Destacou que a constituinte será realizada com delegados do povo, independentemente do regresso ou não de Zelaya, porque -afirmou- é um direito e uma aspiração do povo para transformar a sociedade.
As mudanças sociais vão ser feitas com o povo, a partir o povo, disse. Esta é uma luta de classes do povo contra os oligarcas exploradores, acrescentou.
A Frente é uma vasta aliança de organizações sindicais, camponesas, estudantis, feministas, partidos progressistas, entre outras, e foi constituído horas após conhecido o golpe militar.
O anúncio de sua criação ocorreu minutos antes que centenas de soldados e membros das tropas antimotins reprimissem brutalmente a milhares de pessoas reunidas em frente à Casa Presidencial em Tegucigalpa.
A assembléia nacional de hoje foi convocada no último domingo pelo secretário geral da Federação Unitária de Trabalhadores, Israel Salinas, ao informar sobre um percurso pelo interior do país.
Salinas disse que entre os objetivos da reunião se encontra o fortalecimento da luta da frente nas regiões, departamentos, municípios e comunidades.
A Frente Nacional vai estar até nos últimos rincões de Honduras, apontou, ao recordar que "surgiu do coração do povo no dia 28 em frente à Casa Presidencial".
mgt/rl/cc




Chávez visitará a Rússia com agenda bilateral ampla


Moscou, 6 set (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chegará na próxima quarta-feira nesta capital, onde analisará o reforço dos laços estratégicos bilaterais com seu homólogo russo, Dmitri Medvedev, informaram hoje fontes da embaixada sul-americana.
Chávez iniciará no dia seguinte seu programa oficial de atividades, que também incluem um encontro com o premiê Vladimir Putin e com o prefeito da capital, Yuri Luzhkov.
O presidente venezuelano cumprirá uma pesada agenda educativo-cultural e política-econômica, declarou o embaixador da nação sul-americana, Hugo José García.
Na área cultural, coordena-se uma classe magistral do Presidente na Universidade Russa de Amizade com os Povos para alunos de todas as nações representadas nessa instituição, antecipou o embaixador.
Temos uma doação de coleção de livros para conformar o rincão da Venezuela na biblioteca central desse centro educacional, acrescentou.
Além disso, prevê-se a realização de um fórum de empresários de ambos os países, ao qual participarão representantes da área econômica, liderada por Miguel Pérez Abat, presidente da Pequena Empresa da Venezuela.
Para esta ocasião, o Centro Cultural latino-americano Simón Bolivar preparou a tradução e edição de 12 linhas ou 12 reflexões do presidente Chávez, com um formato bilíngüe, indicou a diretora geral desse centro, Rosalba Lo Bue.
Chávez escreve uma reflexão semanal de acordo com o contexto político nacional e internacional e queremos fazer chegar a mensagem do nosso Presidente ao povo russo, destacou.
O livro sobre 12 reflexões de Chávez, com uma tiragem de três mil exemplares, será apresentado durante a classe magistral no referido centro e obsequiado a todos os participantes, explicou.
Para o embaixador, a publicação contém alinhamentos, críticas e comentários do presidente venezuelano. Ele as chama de “As linhas de Chávez” porque no jargão do beisebol a linha é um rebate forte, incontrolável, esclareceu.
mgt/to/cc




Apresentam lista de candidatos rumo a eleições gerais na Bolívia


La Paz, 6 set (Prensa Latina) Os partidos políticos e agrupamentos cidadãos da Bolívia apresentam hoje suas listas de candidatos a presidente, vice-presidente, senadores e deputados que deverão apresentar à Corte Nacional Eleitoral (CNE), a apenas um dia de vencer o prazo estabelecido.
De acordo com um relatório do máximo órgão eleitoral, 12 organizações políticas apresentaram na sexta-feira passada seus programas de governo e ficaram habilitadas para participar nas eleições gerais de dezembro próximo.
Os diferentes partidos também entregaram uma declaração jurada que certifica o cumprimento com seus estatutos para a eleição de candidatos, informou o secretário da CNE, Fernando Arteaga.
Explicou que adicionalmente as formações políticas têm prazo até amanhã para assinar seu compromisso de pagamento que garante o custo da cédula eleitoral.
Entre os partidos habilitados se destaca o governamental Movimento ao Socialismo e seu aliado, o Movimento Sem Medo.
Também ficaram inscritos o Movimento Nacionalista Revolucionário, Movimento de Unidade Social Patriótica, Agrupamento GENTE, Frente de Unidade Nacional, Povos pela Liberdade e Soberania.
Completam a lista a Aliança Plano Progresso Bolívia Convergencia Nacional , Aliança Acordo Poder Democrático e Social (PODEMOS) e Partido Democrata Cristão.
No próximo dia 6 de dezembro os bolivianos elegerão nas urnas ao presidente e ao vice-presidente do país, bem como aos integrantes da Assembléia Legislativa Plurinacional (nome que adotará o Congresso em 2010).
Nessa mesma data as regiões de La Paz, Oruro, Cochabamba, Potosí, Chuquisaca e Grande Chaco) decidirão sobre sua status autonômico.
por/cc








Novo assassinato no México vinculado a processos políticos


México, 6 set (Prensa Latina) Fontes oficiais mexicanas confirmaram hoje o assassinato do candidato a deputado local do Partido Revolucionário Institucional pelo quarto distrito, José Francisco Fuentes, junto a sua família.
O fato ocorreu na manhã deste sábado na residência localizada em Tucanes, ao sul de Tabasco, cerca de uma zona comercial, e incluiu o assassinato também de sua esposa e dois filhos.
Este crime, que não é um caso isolado, foi confirmado pela Procuradoria Geral de Justiça do estado e repudiado pelo governador, Andrés Granier.
Neste momento ocorrem as investigações por parte do Exército e da polícia ministerial da Secretaria de Segurança Pública estatal, comentou o jornal La Jornada. Versões extra-oficiais informaram que os integrantes desta família foram degolados, indicou o rotativo.
Nesta sexta-feira começaram as campanhas para as eleições locais de domingo 18 de outubro próximo, nas quais serão eleitos 17 prefeitos e a assembléia municipal.
Dois dias antes, o subsecretario de Segurança Pública de Michoacán, José Manuel Revuelta, foi assassinado na cidade de Morelia, a uns 400 metros dos escritórios da instância.
Semanas atrás foi assassinado também em Guerrero, estado limítrofe com Michoacán, o titular do congresso local pelo Partido da Revolução Democrática, Armando Chavaría.
As homenagens a este último demonstraram que o responsável não foi o crime organizado, senão uma oligarquia de ultradireita,segundo fontes desse partido.
mgt/ggr/cc





Pedem no México justiça para cinco antiterroristas cubanos


Hidalgo, 6 set (Prensa Latina) Justiça para os cinco antiterroristas cubanos presos injustamente nos Estados Unidos foi o pedido da filial em Pachuca, Hidalgo, da Associação de Cubanos Residentes no México.
Centenas de pessoas se reuniram neste sábado em uma pequena igreja da comunidade de Ameneque.
Pediram ali justiça para Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino e René González, durante a cerimônia de peregrinação e coroação da Virgem da Caridade do Cobre, considerada padroeira da ilha caribenha.
Funcionários da embaixada cubana explicaram à Prensa Latina que isto fez parte das atividades para rejeitar as condenações dos antiterroristas que neste 12 de setembro cumprirão 11 anos de sofrer as indevidas sentenças.
Durante a missa pelo 8 de setembro, dia da referida virgem, no município de Mineral de la Reforma, Hidalgo, reuniram-se para orar, e também rechaçar a prisão dos cubanos em Washington.
Também pelos 11 anos de detenção dos cinco será convocada nos próximos dias uma conferência de imprensa por parte da embaixada, na qual se mostrará a declaração dos cubanos residentes nesta nação sobre o detestável ato contra os antiterroristas.
Nessa declaração se unirão também as vozes dos membros do Movimento Mexicano de Solidariedade com Cuba, informaram a esta agência fontes diplomáticas.
Igualmente, no dia 11 será realizada uma atividade no mesmo recinto onde o documento será emitido e será projetado um documentário a respeito dos cinco.
mgt/ggr/cc







Debates na Costa Rica sobre proliferação de armas


Nações Unidas, 6 set (Prensa Latina) Especialistas de uma dezena de países latino-americanos debaterão nesta semana na Costa Rica sobre o estado de aplicação da resolução 1540 do Conselho de Segurança sobre a proliferação de armas nucleares, químicas e biológicas.
A partir da próxima quarta-feira o tema será o centro de um seminário organizado pelo escritório de assuntos de desarmamento da ONU, com a participação de especialistas de Belize, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Panamá.
A agenda dedica especial atenção à busca de ações que permitam melhorar as capacidades nacionais para gerenciar os processos de controle da exportação de armas e melhorar a informação e o intercâmbio de experiências nessa matéria.
A resolução 1540 foi adotada em abril de 2004 pelo Conselho de Segurança e obriga a atuar contra os atores não estatais que tratam de desenvolver, adquirir, manufaturar, possuir, transportar, transferir ou utilizar armas nucleares, químicas ou biológicas.
Antes da reunião da Costa Rica foram realizados seminários no Brasil (2008), Catar e Vanuatu (ambos em 2009) para as áreas do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), países árabes e Estados insulares do Pacífico, respectivamente.
mgt/vc/cc




Indígenas bolivianos analisam normas sobre exploração mineira


Santa Cruz, Bolívia, 6 set (Prensa Latina) Representantes das principais organizações indígenas e camponesas da Bolívia debatem hoje sobre os conteúdos do regulamento da exploração de hidrocarbonetos e minerais no marco da nova Constituição Política do Estado.
Segundo informa o jornal El Cambio, no encontro participam os secretários de recursos naturais dessas organizações, reunidos em instalações da Confederação de Povos Indígenas do Oriente Boliviano (CIDOB), nesta cidade.
Os delegados redigirão uma proposta de normas regulamentares para a exploração de minerais e hidrocarbonetos nas comunidades originárias, sustenta a convocação.
Para a elaboração do documento levarão em consideração a monitoração sócio-ambiental, regime de indenizações e compensações, transparência e controle social, como direitos dos povos indígenas e camponeses bolivianos.
A partir da nova carta magna, promulgada pelo presidente Evo Morales em fevereiro passado, as organizações rurais do país estão obrigadas a assumir o controle social para a implantação e consolidação de um novo modelo de gerenciamento e conservação dos recursos naturais.
Além da CIDOB, nos debates participam representantes da Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia (CSUTCB) e do Conselho Nacional de Ayllus e Marcas do Qollasuyo (CONAMAQ), entre outros agrupamentos.
mgt/por/cc




Ministra argentina de Defesa em visita oficial aos EUA


Buenos Aires, 6 set (Prensa Latina) A ministra argentina de Defesa, Nilda Garré, viajará hoje aos Estados Unidos para uma visita oficial de cinco dias em decorrência da qual se encontrará com seu homólogo norte-americano, Robert Gates.
O encontro será realizado no Pentágono e no mesmo serão tratados temas da agenda bilateral e serão revisados os mecanismos de cooperação nesta matéria entre ambos os países, informou o site da pasta militar.
Garré visitará as cidades de Washington e Nova York entre a segunda-feira 7 e na quinta-feira 10 acompanhada pelo chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, brigadeiro general Jorge Chevalier.
Também integrarão a delegação o secretário de Assuntos Internacionais para a Defesa, Alfredo Forti; o subsecretário de Planejamento Logística e Operativa da Defesa, Gustavo Sibilla e o diretor de Comunicação Social, Jorge Bernetti.
A titular se reunirá com altos servidores públicos do Conselho de Segurança Nacional estadunidense e visitará o Comando de Material do Exército dos Estados Unidos em Fort Belvior, onde será atendida pela general Ann E. Dunwoody, a mulher da mais alta hierarquia no Exército norte-americano.
Outros encontros programados serão com o chefe do Comando Sul, general Douglas M. Fraser, bem como com Paul Stockton e Frank O. Mora, altos servidores públicos adjuntos de Gates.
A Argentina -informou a nota do site - está realizando uma drástica reforma nos mecanismos de aquisição de produtos para a defesa, a partir da constituição da Agência Logística.
Quando conclua seu programa de atividades em Washington, Garré viajará a sede da Organização das Nações Unidas em Nova York para se reunir com servidores públicos da área de Operações de Paz do organismo internacional.
A Argentina tem uma prolongada e importante participação em diversas missões da geografia mundial desde 1958, indicou a fonte.
mgt/mpm/cc






Presidente da França chega ao Brasil para visita de Estado


Brasília, 6 set (Prensa Latina) O presidente da França, Nicolás Sarkozy, chegará hoje ao Brasil para uma visita oficial de pouco menos de 24 horas e marcada pela expectativa dos acordos que deverão ser assinados entre os dois países.
Nas primeiras horas da noite, Sarkozy será recebido na base aérea de Brasília e de imediato se dirigirá ao Palácio da Alvorada para um jantar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para o dia de amanhã, Dia Nacional do Brasil, por ser o 187º aniversário da independência do país de Portugal, Sarkozy e Lula terão uma agenda carregada de atividades, as quais começam com a participação no desfile que será realizado na Explanada dos Ministérios, no centro desta capital.
Depois, realizarão conversas oficiais e participarão na cerimônia de rúbrica de vários acordos bilaterais, entre os quais se destaca um relativo à defesa.
Em declarações à Agência Francesa de Imprensa (AFP), divulgada pelo escritório de comunicação da presidência brasileira, Lula expressou seu favoritismo pela aquisição de submarinos, helicópteros e até aviões caças dessa nação européia, toda vez que garante a transferência de tecnologia.
Uma nota de imprensa do Ministério de Relações Exteriores destaca que a reunião presidencial constituirá uma oportunidade para avaliar a implantação do Plano de Ação da Aliança Estratégica, adotado em dezembro de 2008, bem como para tratar temas da agenda internacional de interesse comum.
Acrescenta que os acordos bilaterais que serão firmados são nas áreas de Cooperação policial, Questões migratórias, Defesa, Transporte e Colaboração técnica com vista à criação de um banco de leite humano no Haiti.
Igualmente, prossegue a chancelaria brasileira, serão assinados acordos interinstitucionais nas esferas de agricultura, transportes, tecnologias da informação e cooperação entre magistrados.
Sarkozy virá acompanhado de seus ministros de Negócios Estrangeiros; Cultura e Comunicação; Defesa; Economia e Comércio Exterior; Imigração; Integração; Identidade Nacional e Desenvolvimento Solidário; e Educação Nacional. O secretário de Estado de Transporte também integra a delegação francesa.
mgt/ale/cc






D´Escoto: sou um soldado sandinista às ordens da Nicarágua


Havana, 6 set (Prensa Latina) O padre Miguel D´Escoto destacou a liderança do presidente nicaragüense, Daniel Ortega, a cujas ordens se reportará quando conclua sua presidência da Assembléia Geral de Nações Unidas, difundiu hoje a imprensa cubana.
"Assim que eu chegue, me reporto. Sou um soldado sandinista mais sob as ordens de nosso Comandante (Ortega)", assegurou o ex-chanceler nicaragüense ao jornal Juventude Rebelde.
O sacerdote e revolucionário denunciou as tentativas desesperadas da oposição para impedir o progresso da Revolução sandinista, baseada em programas como Fome Zero, que o povo sente como uma grande mudança.
"Acho que vamos bem. Daniel está tão comprometido como sempre. É o máximo estadista e dirigente político que a Nicarágua teve em toda sua história, e está levando o nosso país adiante", disse.
Ortega propôs a D´Escoto presidir o 63º período de sessões da Assembléia, cargo que vence no próximo dia 14.
"Assumi com o desejo expressado de lutar com todas minhas forças em defesa dos interesses e os direitos dos mais desprotegidos da terra", explicou o diplomata, que admitiu que gostaria que as coisas tivessem avançado mais.
Lamentou que pese aos avanços, muitos governos já perderam as esperanças e evitam as batalhas para a criação de uma nova arquitetura financeira e econômica internacional.
"O caminho tem muitos obstáculos e é difícil; mas temos aqui o nosso irmão Fidel (Castro), que é um exemplo de que a luta tem que continuar, um exemplo de perseverança e de luta a níveis heróicos. Esse é o modelo", disse.
D´Escoto realizou uma visita de trabalho a Cuba, onde se reuniu com Fidel Castro, foi condecorado com a Ordem da Solidariedade e apresentou seu livro "Antiimperialismo e Noviolencia".
mgt/cmv/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário