terça-feira, 8 de setembro de 2009

Evo Morales pede uma campanha eleitoral mais democrática




Mario Hubert Garrido La Paz, 8 set (Prensa Latina)

O presidente boliviano, Evo Morales, chamou hoje às oito forças políticas em disputa nas eleições gerais de 6 de dezembro próximo para desenvolver uma campanha democrática e em paz.
Em conferência de imprensa em Palácio Quemado, o presidente, que se candidata a sua reeleição com o vice-presidente Álvaro García e o governamental Movimento ao Socialismo (MAS) repudiou agressões a outros candidatos, ontem, ao inscrever os diferentes partidos opositores.
Também fui vítima de agressões em 2002 e 2005, e mais recentemente já à frente da nação, no ano passado com golpes de Estado civil, tomada e saque de instituições nacionalizadas ou sabotagens em plantas de hidrocarbonetos, ações por trás das quais estava a direita, denunciou.
Morales também chamou as organizações sociais afins ao Executivo a permitir que em todas as regiões do país as diferentes alianças possam apresentar seus programas e promover a seus candidatos à Presidência, Vice-presidência e membros da futura Assembleia Legislativa Plurinacional.
O chefe de Estado saudou a presença de mulheres na proposta do MAS ao legislativo, em particular à ex-Defensora dos Povos, Ana María Romero de Campero, que se candidata como primeira senadora do departamento de La Paz.
Também elogiou a resposta positiva de aceitar o convite do MAS para integrar como senadora o novo parlamento da ex-delegada presidencial em Santa Cruz, Gabriela e de Betty Tejada, líder do coletivo Santa Cruz Somos Todos em deputados.
Também destacou que como primeira senadora pelo departamento de Tarija aparece Rina Aguirre, uma cega, professora aposentada e vinculada à defesa dos direitos humanos, entre outros representantes de todos os setores da sociedade boliviana.
Também anunciou para este fim de semana uma reunião em Cochabamba com os candidatos do oficialismo propostos para integrar o Legislativo em 2010.
O presidente afirmou que o MAS cumpre com a regra de 50% de homens e mulheres nessa proposta e ponderou a crescente presença das mulheres em seu gabinete.
Ontem Morales empossou María Cecilia Rocabado como titular de Defesa Legal, que agora se soma a Nardy Suxo (Transparência e Luta contra a Corrupção); Patricia Ballivián (Desenvolvimento produtivo), Celima Torrico (Justiça) e Julia Ramos (Agricultura).
A perguntas da imprensa a respeito de seu mais forte rival nas próximas eleições, Morales empregou um termo do futebol e garantiu que "entrará no campo para ganhar e que o povo decida".
Até o encerramento do prazo, a Corte Nacional Eleitoral (CNE) da Bolívia inscreveu de maneira oficial oito agrupamentos que apresentaram suas listas de candidatos.
Os agrupamentos inscritos são: Movimento ao Socialismo (MAS), Plano Progrido para a Bolívia (PPB), Unidade Nacional (UM), Aliança Social (AS) e Povos pela Liberdade e Soberania (PULSO). Também se inscreveram Movimento de Unidade Social Patriótica (MUSPA), Bolívia Social Democrata (BSD) e GENTE.
Os binômios para as eleições gerais foram os seguintes:
Evo Morales - Alvaro García: Movimento ao Socialismo (MAS).
Samuel Doria Medina - Gabriel Helbing: Unidade Nacional (UN).
René Joaquino - Charles Suárez: Aliança Social (AS).
Manfred Reyes Villa - Leopoldo Fernández: Plano Progrido para a Bolívia (PPB).
Alejo Véliz - Pablo Valdez: Povos pela Liberdade e Soberania (PULSO).
Román Loayza - Porfirio Quispe: Agrupamento GENTE.
Rime Choquehuanca - Nora Castro: Bolívia Social Democrata (BSD).
María Flores - Guillermo Núñez do Prado: Movimento de Unidade Social Patriótica (MUSPA).
rc/ga/lcss







Bolívia reduz produção de gás natural

La Paz, 8 set (Prensa Latina) A estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) diminuiu em 155 milhões de metros cúbicos a produção de gás natural em agosto passado devido à redução na demanda do Brasil e Argentina, informou hoje a empresa.
O Brasil fechou sua demanda diária de gás boliviano em 18 milhões de metros cúbicos em 31 de agosto, o nível mais baixo dos últimos anos, inferior ao mínimo estabelecido no contrato assinado por ambos países, segundo o comunicado.
Em julho a redução da demanda de gás foi de 11% e acentuou-se a tendência à baixa em agosto. O recorte em média foi de cinco milhões de metros cúbicos diários. A produção diária do energético situou-se esse mês acima dos 40 milhões de metros cúbicos.
No ano passado a demanda do Brasil, que é o principal mercado do gás boliviano, aumentou para 31 milhões de metros cúbicos, o ponto máximo.
Também a Argentina reduziu em agosto sua demanda. Começou no mês consumindo 5,35 milhões de metros cúbicos e fechou no mês com dois milhões no dia 31.
Enquanto o consumo nacional localizou-se entre seis e sete milhões de metros cúbicos.
Autoridades bolivianas atribuíram a baixa da demanda do Brasil à crise financeira internacional e ao regime de chuvas favorável que permitiu a esse país vizinho suprir as necessidades energéticas com a eletricidade produzida em centrais hidroelétricas.
A YPFB maneja várias opções de mercado depois da queda das exportações de gás natural do Brasil e Argentina.
Uruguai e inclusive Chile estão entre os mercados alternativos, segundo disse ao diário Los Tiempos Carlos Villegas, presidente de YPFB.
De qualquer jeito, se a Bolívia decide vender o energético a qualquer outro país deverá antes modificar o contrato GSA com o Brasil, apontou o titular da estatal petroleira.
Villegas disse recentemente que uma menor demanda obriga a Bolívia a reinjetar o gás nos poços com isto reduz a capacidade de produção de outros combustíveis líquidos como gasolina e diesel para o mercado interno.
O gás natural é o principal produto de exportação do país e significou no ano passado 54% do valor exportado.
rc/ga/lcss







Segunda missão médica cubana Viaja para o Equador

Havana, 8 set (Prensa Latina) Um segundo grupo de colaboradores médicos cubanos viajou hoje para o Equador para participar na Missão Solidária Manuela Espejo, destinada ao diagnóstico e estudo de pessoas com incapacidades.
A nova brigada, composta por 174 especialistas, entre eles, geneticistas, psicopedagogos, neurofisiólogos e outros especialistas, se soma ao grupo de 62 especialistas que começou em julho último esse trabalho no país sul-americano.
Até o momento, o programa, único de seu tipo no mundo e realizado anteriormente em Cuba e Venezuela, concluiu nas províncias equatorianas de Cotopaxi e Carchi, e trabalha-se na de Esmeralda.
O primeiro vice-ministro cubano de Saúde Pública, Roberto Morales, destacou, momentos antes da partida dos cooperantes, o alto valor e desenvolvimento científico atingido por estes profissionais, deles 139 mulheres e 35 homens.
Confirmou aos colaboradores a confiança da direção do país no sucesso da tarefa encomendada como ocorreu sempre nas missões internacionalistas dos médicos e trabalhadores da saúde da ilha caribenha.
Entrevistada pela Prensa Latina, a doutora Sonia Bess, à frente do grupo, destacou que seus colegas estenderão por terras equatorianas os valores de sensibilidade e solidariedade da saúde cubana.
Regressaremos com a vitória, enfatizou depois de referir às intenções de visitar 100% da população do Equador e pôr nas mãos do governo desse país toda a informação sobre os incapacitados.
Para o mestrado em assessoramento genético, Pedro Ramírez, que esteve no similar estudo na Venezuela, com o nome de Missão José Gregorio Hernández, este tipo de programa fortalece muito como médico e ser humano.
Com a experiência adquirida, afirmou, nas investigações precedentes, o trabalho no Equador será melhor e um grande triunfo de todos, dos mais e menos especialistas.
et/das/lcss







Uruguai: Frente Ampla em vantagem em relação à oposição em intenções de voto

Montevidéu, 8 set (Prensa Latina) O governante Frente Ampla (FA) em vantagem nas intenções de voto a todos os demais partidos políticos juntos com vistas às eleições de 25 de outubro, revelou hoje uma pesquisa de Cifra.
A única pesquisadora que previu sem erros os resultados das eleições uruguaias desde a volta do país à democracia em 1985, atribui à coalizão de esquerda um apoio eleitoral de 45%, 13 pontos mais que ao Partido Nacional (PN), principal da oposição.
Mais afastados localizam-se os partidos Colorado (10%); Independente (dois) e Assembleia Popular (menos de 0,5), enquanto os indecisos atingem uma elevada cota de 11% apesar de faltar quase um mês e meio para as eleições.
A vantagem da Frente, porém, não chega para vence no primeiro turno, pois a Constituição uruguaia dispõe que para conquistar a faixa presidencial os candidatos devem atingir a metade mais um dos votos.
A boa notícia para a FA é sua tendência crescente em intenções de voto -de junho a setembro cresce uma unidade por mês, coincidem as pesquisas-, enquanto o apoio ao PN tende a decrescer: o citado estudo de Cifra concedeu-lhe quatro pontos menos que o anterior.
Segundo Luis Eduardo González, diretor de Cifra, tal como vão as coisas o Frente "pode atingir a maioria parlamentar e atingir uma percentagem muito próxima a 50%".
González recordou que nas últimas eleições nacionais (outubro de 2004), que instalaram pela primeira vez na história do Uruguai um governo de esquerda, o panorama era muito similar.
De acordo com a investigação, em Montevidéu, onde se concentra mais da metade dos 3,4 milhões de uruguaios, a FA supera em toda a linha ao PN: 52 a 26%. No interior sua vantagem é menor, ainda que também crescente: 39 a 36%.
A chapa presidencial do Frente está integrada por José Mujica e Danilo Astori, ex-ministros de Agropecuária e Agricultura e de Economia e Finanças, respectivamente. A do PN, pelo ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995) e o senador Jorge Larrañaga.
rc/asg/lcss






Principado das Astúrias condecora a vice-presidente cubano

Madri, 8 set (Prensa Latina) O vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba José Ramón Fernández foi condecorado com a Medalha de Ouro do Principado das Astúrias, máxima distinção que confere o governo dessa Comunidade Autônoma espanhola.
O galardão, que é concedido anualmente a personalidades dessa região norte com o motivo da celebração de sua festividade, em 8 de setembro, foi recebido, em ausência do laureado, pelo embaixador cubano na Espanha, Alberto Velazco.
Ainda que nascido em Santiago de Cuba em 4 de novembro de 1923, o também deputado à Assembleia Nacional (Parlamento) e titular do Comitê Olímpico Cubano é de origem asturiana.
Por sua dupla condição de vice-presidente e asturiano, Fernández foi e é um dos interlocutores para reforçar as relações empresariais com Cuba, argumentaram as máximas autoridades asturianas ao outorgar a distinção.
Ao receber a condecoração das mãos do presidente da citada região autonômica, Vicente Álvarez Areces, Velazco afirmou que o homenageado teria se sentido muito emocionado de receber pessoalmente a medalha.
Durante a cerimônia, efetuada na cidade de Oviedo, o diplomata agradeceu o privilégio e honra de receber em seu nome.
Com a distinção de Ouro foi reconhecido também o jurista gijonês e ex-ministro de Educação e Ciência Aurelio Menéndez.
rc/Edu/lcss






Conselho Presidencial Iraquiano a favor de diminuir tensão com a Síria

Bagdá, 8 set (Prensa Latina) O Conselho Presidencial do Iraque defendeu diminuir o nível de tensões criado com a vizinha Síria, ao fim de uma reunião dessa instituição, difundida hoje nesta capital.
Formado pelo presidente do Iraque, Jalal Talabani, o vice-presidente Tareq al Hachemi e o segundo vice-presidente Adel Abdel Mahdi, como únicos membros, o Conselho emitiu um comunicado no qual não só instam a baixar a tensão mediante o uso da diplomacia, mas a cooperar com a Síria para resolver os problemas nos limites comuns.
O jornal iraquiano Al Sabah, ao citar o deputado parlamentar Abas al Bayatti, disse que atualmente efetivos militares estadunidenses e iraquianos reforçaram sua presença nos 700 quilômetros da fronteira compartilhada entre Iraque e Síria.
Desde os acontecimentos de 19 de agosto, dia em que pereceram ao menos 87 pessoas e foram feridos quase 600 em sangrentos ataques em Bagdá, o governo iraquiano acusa a Síria de abrigar às pessoas que planejam esses atentados.
Os autores, de acordo com essas acusações, seriam antigos membros do desmenbrado partido Baas, fundado port Sadan Hussein, atualmente residentes na Síria.
lac/mgf/lcss







Zapatero assistirá a congresso de Partido Trabalhista britânico

Madri, 8 set (Prensa Latina) Convidado pelo premiê britânico, Gordon Brown, o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, assistirá no dia 29 deste mês o congresso anual do Partido Trabalhista do Reino Unido.
Fontes oficiais disseram que nesse mesmo dia ambos dirigentes se reunirão dentro da rodada de entrevistas que Zapatero programou para apresentar a seus pares da região as prioridades da Espanha durante a futura presidência de turno da União Europeia (UE).
A nação ibérica assumirá as rédeas da comunidade do Velho Continente, integrada por 27 países, a partir do primeiro de janeiro de 2010 e durante um semestre completo, mandato que receberá da Suécia, atual titular da UE.
Segundo a agência estatal de notícias EFE, a reunião dos trabalhistas é crucial para as aspirações do partido dirigente de cara às eleições gerais do próximo ano, nas que o Partido Conservador aparece como favorito nas pesquisas.
Prévio a sua viagem a Londres, Zapatero coincidirá com Brown na cidade estadunidense de Pittsburg, que entre 24 e 25 deste mês abrigará uma cúpula do Grupo dos 20.
lac/Edu/lcss





Fustigam na Venezuela herança do neoliberalismo na América Latina

Caracas, 8 set (Prensa Latina) O neoliberalismo chegou à América Latina com a promessa do crescimento econômico e depois de 20 anos só deixou sociedades ainda mais desiguais, afirmou hoje aqui o politólogo argentino Atilio Borón.
Durante um fórum sobre o Socialismo do Século XXI, o acadêmico recordou o negativo impacto naqueles países que se somaram ou lhes foi imposto o Consenso de Washington, políticas econômicas promovidas nos Estados Unidos aplicadas por mecanismo financeiros internacionais.
As privatizações, a desregulamentação, as demissões e a redução da despesa pública caracterizaram ao projeto neoliberal dos anos 80 e 90 do século anterior, afirmou.
Borón comentou a herança na região de tais medidas, a quais continuam afetando às maiorias.
O resultado de tudo isso foi um enorme fracasso, a partir da concentração das riquezas em uns poucos, enquanto para as maiorias significou a desesperança, apontou.
De acordo com o também sociólogo, urgem ações dos governos para reverter o palco criado, entre elas a recuperação de empresas.
Nesse sentido destacou a nacionalização na Venezuela de CANTV, entidade do setor das telecomunicações.
CANTV é um exemplo da incorporação de empresas ao patrimônio nacional, em aras de garantir que o fluxo de informação chegue a todos, ressaltou.
Para Borón, corresponde aos estados assumir um novo caminho para reduzir diferenças e representar verdadeiramente os povos.
lac/wmr/lcss






Registrados mais de dois milhões de bolivianos para eleições gerais

Por Mario Hubert Garrido

La Paz, 8 set (Prensa Latina) A Corte Nacional Eleitoral (CNE) da Bolívia confirmou hoje que até a data têm registrado a dois milhões e 500 mil eleitores de quase quatro milhões previstos com vistas às eleições gerais o próximo 6 de dezembro.

Antonio Costas, máximo titular da CNE, explicou que essa cifra representa 60% do total de pessoas em idade de votar a inscrever até o próximo 15 de outubro, quando conclui esse processo.

A moderna inscrição biométrica, acrescentou, inclui impressões digitais, foto e assinatura dos eleitores, entre outros dados.

Costas expressou sua satisfação pelo desenvolvimento do registro ao assegurar que nesta semana se conclui o trabalho no departamento de Tarija (sul).

O presidente Evo Morales exigiu registrar ao menos uns cinco milhões de pessoas em função de um recente relatório que divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) no que se fala desta quantidade de cidadãos em idade de votar.

Segundo os dados das Cortes Departamentais Eleitorais, nas nove regiões conseguiu-se superar 50% da quantidade planificada.

Costas informou que as equipes para o registro de bolivianos no exterior já chegaram a seu destino e se espera que neste sábado 12 de setembro se inicie o registro biométrico na Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos.

Espera-se que na Argentina se registre a 105.546 pessoas, nos Estados Unidos a 44.137; na Espanha a 38.380; e no Brasil a 23.28 emigrantes bolivianos.

O máximo organismo comicial assegurou que não modificará a percentagem de seis por cento estabelecido, na Lei de Regime Eleitoral, para o voto de cidadãos bolivianos que radicam no estrangeiro.

Ontem, umas oito organizações políticas apresentaram seus programas de governo e ficaram habilitadas para participar nessas eleições. Entre esses agrupamentos sobressai o governamental Movimento ao Socialismo (MAS) e seu aliado Movimento Sem Medo (MSM).

Outras alianças são Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), Movimento de Unidade Social Patriótica (MUSPA), Agrupamento GENTE, Frente de Unidade Nacional (UN), Povos pela Liberdade e Soberania (Pulso).

Também ficaram habilitadas Aliança Plano Progrido Bolívia Convergência Nacional (PPB-APB), Aliança Acordo Poder Democrático e Social (PODEMOS) e Partido Democrata Cristão (PDC).

Nas listas de candidatos a presidente e vice-presidente destaca o binômio Evo Morales-Álvaro García, pelo MAS, visto por pesquisadores como o favorito a impor nas urnas.

rc/ga/bj






Ataque aéreo dos EUA causa sete mortos paquistaneses

Islamabad, 8 set (Prensa Latina) Um avião sem tripulação dos Estados Unidos disparou vários mísseis contra moradias das zonas tribais paquistanesas de Waziristão do Norte e causou cinco mortos e cinco feridos, comunicaram hoje meios noticiários.

Segundo a corrente televisiva Dawn, esse ataque ocorreu ontem na área de Machikhel, um distrito montanhoso na fronteira com Afeganistão.

Os foguetes destruíram ao menos uma residência e causaram defeitos em uma escola corânica adjacente.

Essas naves manejadas por controle remoto do Pentágono realizam incursões sobre as regiões tribais paquistanesas desde o 2008 e ocasionaram mais de 600 vítimas mortais na Fronteira Norte-ocidental.

rc/mne/bj






Hugo Chávez satisfeito com hospitalidade na Itália

Roma, 8 set (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, manifestou hoje seu agradecimento ao governo italiano pela hospitalidade e segurança que caracterizaram sua recente estância em Veneza.

Chávez disse ter telefonado ao premiê italiano, Silvio Berlusconi, para agradecer-lhe a ajuda oferecida em ocasião de sua assistência à estréia de um documentário do cineasta estadunidense Oliver Stone.

"Acabo de falar por telefone com Berlusconi", comentou ao sair do hotel com rumo ao aeroporto Marco Pólo de Tessera desde onde viajará a Bielorrússia como parte de uma viagem internacional.

O presidente venezuelano foi ontem à Mostra para a projeção de South of the Border (Ao sul da fronteira), documentário que recria a vida e obra do governante sul-americano.

A produção foi exposta dentro do marco das atividades correspondentes à 66º edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza que tem por sede a cada ano o Palazzo do Cinema.

rc/ls/bj






França apresenta proposta a Bolívia sobre lítio

La Paz, 8 set (Prensa Latina) As empresas francesas Bolloré e Eramet apresentaram hoje na Bolívia uma proposta de investimento de 150 milhões de dólares para produzir 100 mil baterias de lítio por ano.

Representantes dessas assinaturas esperam reunir-se com autoridades do Ministério de Mineração para apresentar uma segunda proposta sobre a industrialização do metal contido no salgar de Uyuni (Potosí).

Bolloré retorna ao país andino acompanhada de sua sócia Eramet, especialista em mineração, apesar de que o Governo deu a conhecer que o Estado boliviano produzirá carbonato de lítio, em escala industrial.

O dono do grupo francês, Vincent Bolloré, expressou sua confiança em chegar a um acordo, mas reconheceu que "temos na frente a grandes grupos asiáticos que estão também muito ativos para poder explorar o lítio".

De concretizar-se um acordo, a francesa trabalharia em um comitê científico com as japonesas Sumitomo e Mitsubishi, além das coreanas LG e Kores e cientistas brasileiros.

Com estes dois últimos assinou-se recentemente cartas de intenções, afirmou o diretor geral de Mineração, Freddy Beltrán.

O Estado boliviano requererá ao menos de 800 milhões de dólares para industrializar o lítio de Uyuni.

A cifra inclui a planta industrial, um complexo químico, caminhos e a dotação de gás e eletricidade.

rc/ga/bj






Reforçam na Rússia campanha para libertar anti-terroristas cubanos

Por Antonio Rondón García

Moscou, 8 set (Prensa Latina) A campanha para libertar aos cinco antiterroristas cubanos reforça-se na medida que se acerca o XI aniversário de seu injusto encarceramento nos Estados Unidos, indicou hoje a coordenadora russa dos comitês por essa causa, Lena Lozhkina.

Para o próximo sábado, explicou, o agrupamento juvenil Venceremos realizará uma manifestação em frente à embaixada dos Estados Unidos aqui, dirigida a exigir a liberdade de René González, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e Gerardo Hernández.

Em um intercâmbio com a Prensa Latina, Lozhkina adiantou que se prepara uma campanha para enviar cartas diretamente ao presidente estadunidense, Barack Obama, para demandar-lhe a libertação dos heróis cubanos, encarcerados depois de um arranjado julgamento na Flórida.

Também, destacou a estrutura partidária que desde um início mantêm grupos enfrascados na luta para libertar a René, Ramón, Fernando, Antonio e Gerardo, conhecidos mundialmente como os cinco.

A ativista recordou que a primeira declaração de apoio aos cinco antiterroristas cubanos se aprovou aqui em 2004, à que seguiu outra em 2007 e uma de solidariedade com a luta cubana contra quase meio século de bloqueio estadunidense.

Agora com a normalização das relações entre Rússia e Cuba surgem a cada vez mais pessoas que antes não estavam envolvidas nos movimentos de solidariedade e por isso estamos analisando a formação de uma nova organização com uma estrutura similar a outros países.

Os esforços a favor dos cinco efetuam-se na Rússia com outro esquema, pois a solidariedade com os antiterroristas da ilha surgiu a partir de iniciativas de partidos políticos, explicou.

Em quase todas as regiões da extensa geografia russa existem agrupamentos que lutam pela libertação dos cinco heróis cubanos como no Longínquo Oriente e muitas na Sibéria, incluídas as cidades de Magnitogorsk, Irkutsk, Novosibirsk e Orenburg, afirmou Lozhkina.

Na região de Tumenia contamos com um jornal, o qual publica materiais de denúncia do encarceramento dos cinco, e sobre o processo revolucionário na Venezuela e Cuba, apontou.

Os grupos de apoio aos cinco heróis de Magnitogorsk e Leningrado figuram entre os mais fortes.

rc/to/bj






Países africanos advogam por integração econômica regional

Kinshasa, 8 set (Prensa Latina) Representantes na Cúpula de Chefes de Estado e do Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) advogaram hoje aqui por atingir a integração econômica para o bem-estar e prosperidade dos povos da região.

Na importante reunião de dois dias, o presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, defendeu a adoção de uma posição conjunta em defesa dos interesses do continente africano.

Também reconheceu a contribuição de milhares de filhos da África, em muitos casos a costa de suas vidas, na luta pela preservação da integridade territorial da RDC.

Por sua vez, o secretário executivo da SADC, o moçambiquenho Tomás Salomão, valorizou que esse organismo deve seguir impulsionando o desenvolvimento e reconstrução de infra-estruturas.

Temos por diante desafios - expressou- como a materialização de programas nas esferas do comércio, indústria e segurança alimentária, entre outros.

A SADC deve avançar na liberalização do mercado e criação de uma zona de livre comércio que favoreça aos estados da área, afirmou o primeiro secretário executivo adjunto desse organismo para a Integração Econômica Regional, João Samuel Caholo.

Em opinião de Caholo será difícil o cumprimento desses objetivos já que existem países como Angola que enfrentam as conseqüências de um longo período de guerra, cujo mercado ainda não é competitivo.

Assistentes à reunião consideraram, por outro lado, que constituem obstáculos para o desenvolvimento das nações africanas os embates da crise econômica e financeira mundial e os próprios desequilíbrios existentes entre os estados membros da SADC.

Os líderes da SADC discutem entre outros temas a reestruturação do organismo regional, o impacto da recessão econômica global nas economias africanas e a instauração de uma visa única pelos estados da área.

Nesta cúpula participam os Chefes de Estado Jacob Zuma, da África do Sul; Armando Guebuza, de Moçambique; Robert Mugabe, do Zimbábue e Lucas Pohamba, da Namíbia, além de delegações de alto nível de outros países africanos.

rc/obf/bj






Atacam zona militar da OTAN em aeroporto de capital afegã

Kabul, 8 set (Prensa Latina) Ao menos dois civis morreram e outros seis resultaram feridos durante um atentado perpetrado hoje com um carro bomba contra uma base militar da OTAN no aeroporto capitalino, informou uma fonte do Ministério afegão do Interior.

De acordo com o porta-voz da entidade governamental, general de Brigada Zemarai Bashary, um atacante dirigiu seu carro carregado de explosivos e detonou-o cerca da porta do aeroporto do Exército, o qual é contiguo ao civil.

Um porta-voz dos insurgentes, Zabihulá Mujahid, reivindicou o atentado e afirmou que se efetuou com um veículo todo terreno carregado com 500 quilos de explosivos, e que mataram a uns 25 estadunidenses.

Além dos três mortos, três soldados estadunidenses e um belga resultaram feridos no atentado, explicou a meios informativos o coronel Koziel Bart da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF).

Segundo a fonte, o tráfico aéreo foi suspenso e as forças de segurança isolaram um amplo perímetro ao lugar do atentado. O aeroporto, localizado ao este de Kabul, é usado com fins tanto civis como militares e é uma base das tropas internacionais no Afeganistão.

Trata-se do segundo ataque perpetrado em Kabul durante os últimos dois dias.

Anteriormente, dois foguetes atingiram no domingo uma área residencial no leste da cidade, provocando a morte de três pessoas.

Também, em 15 de agosto, um carro bomba explodiu adiante da entrada do quartel geral da ISAF no centro da capital afegã, matando a sete pessoas e causando 91 feridos.

Em 18 de agosto, um ataque similar contra um comboio de abastecimento da OTAN cerca do centro de Kabul, matou a nove pessoas e um soldado da ISAF.

Enquanto, o Ministério de Defesa holandês confirmou ontem a morte de um de seus soldados, de 44 anos, que perdeu a vida depois de um ataque suicida na província de Uruzgan, no sul do país.

Sua morte soma-se à de outros 20 militares holandeses que desde 2006 perderam a vida no conflito afegão, no que Holanda está presente com 1.400 efetivos.

rc/mne/bj






Planos governamentais na Bolívia estimulam lactância materna

La Paz, 8 set (Prensa Latina) A Associação Nacional de Indústrias Lácteas (ANDIL) da Bolívia anunciou hoje o início de novos programas que estimulam a lactância materna.

O programa que inclui a 13 empresas, impulsiona o desenvolvimento da produção para cobrir o subsídio outorgado pelo Governo, destinado a garantir a nutrição materno-infantil.

Edwin Valverde, gerente de ANDIL, explico que este subsídio fez que a pequena indústria aumente produtores e outorgue créditos ao setor para que aumentem suas entregas.

Recentemente, o Ministério de Saúde e Esportes afirmou que as políticas implementadas pelo Executivo têm o fim de declarar a Bolívia território livre de desnutrição materno-infantil.

Na passada semana, a nação andina recebeu na cidade estadunidense de Atlanta, o Prêmio América à Excelência no Serviço Público, por suas políticas de saúde, principalmente na cobertura de atenção materno-infantil.

rc/ga/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário