terça-feira, 13 de outubro de 2009

Denunciam diante da ONU encarceramento de antiterroristas cubanos nos EUA

.
Nações Unidas, 13 out (Prensa Latina)

Cuba reiterou nas Nações Unidas sua denúncia do encarceramento de cinco lutadores antiterroristas cubanos presos há 11 anos nos Estados Unidos por enfrentar as ações de grupos terroristas que operam no território norte-americano contra a ilha.

O tema foi exposto pela diplomata cubana Claudia Pérez ao falar diante da Terceira Comissão da Assembleia Geral da ONU que debateu sobre o tema "Adianto da mulher, Aplicação dos resultados da quarta Conferência Mundial sobre a Mulher".

A representante do país antilhano referiu-se ao sofrimento das mães, esposas e filhos desses cinco cubanos (Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González) que cumprem injustas e arbitrárias condenações nos Estados Unidos.

Destacou o caso da esposa de Hernández, Adriana Pérez, a quem o departamento de Estado estadunidense negou no passado 15 de julho e pela décima ocasião o visto para poder visitar seu cônjuge encarcerado.

A diplomata qualificou de desumana a atitude das autoridades estadunidenses e explicou que a última negativa de visto foi comunicada no mesmo dia em que o casal cumpriu 21 anos de casados.

lac/Vc/bj





Honduras na expectativa pelo reinício de diálogo sobre crise política

Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 13 out (Prensa Latina) Honduras vive expectativa hoje para os resultados do diálogo entre representantes do derrocado presidente Manuel Zelaya e o governo de facto, quando se discute o tema chave da restituição do estadista.

As conversas continuarão nesta terça-feira após três dias de consultas separadamente das partes, sobre as quais os delegados mantiveram reserva, à espera de voltar a estar frente a frente.

Ao concluir a sessão da última sexta-feira, os negociadores concordaram em assegurar avanços importantes, a ponto de quantificar-los em 60 por cento da agenda a ser tratada.

No entanto, o tema chave das conversas, o sexto em uma relação de 12 pontos propostos pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, no chamado Acordo de San José, é a restituição de Zelaya, que corresponde a esta terça-feira.

Os três representantes do presidente de facto, Roberto Micheletti, em suas poucas apareções públicas desde a sexta-feira fizeram questão do progresso das negociações, mas têm eludido referir-se à volta de Zelaya ao cargo.

Por outro lado, o coordenador geral da Frente Nacional contra o golpe de Estado, Juan Barahona, comentou que as bases do movimento ver pouca vontade dos golpistas para entregar o poder. Oxalá estejamos equivocados, porque todos queremos que o conflito se resolva e isso só se conseguirá com a restituição do presidente Zelaya, assegurou à Prensa Latina.

Agregou que esse é o ponto que definirá o destino do diálogo, seu sucesso ou fracasso, e o futuro de toda a nação.

A direção nacional da Frente analisou a conjuntura este fim de semana e suas conclusões apontam para uma negativa do regime de facto à restituição da ordem constitucional.

A ditadura não tem vontade de ceder o poder, assegurou o dirigente camponês Rafael Alegría.

Tanto Barahona como Alegría sustentam que o fracasso do diálogo conduzirá ao agravamento da crise, um maior isolamento internacional do país e o desconhecimento das eleições gerais de 29 de novembro.

As conversas começaram no dia 7 com a participação de uma missão de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA), em uma segunda tentativa desde uma viagem anterior no fim de agosto.

arc/rl/bj




Governo do Equador designa delegados para diálogo com indígenas

Quito, 13 out (Prensa Latina)

O Governo do Equador tem preparados seus delegados para iniciar de imediato o diálogo acordado com a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), informou a secretária dos Povos, Doris Solíz.

O Executivo designou ontem o ministro de Justiça, Néstor Arbito, e o secretário do Instituto para o Ecodesenvolvimento Regional Amazônico (ECORAE), Carlos Viteri, para fazer parte da Comissão da Verdade para investigar a morte do cidadão shuar, Bosco Wizuma, atingido por um tiro.

Por parte do Governo, precisou Soliz, conformaram-se várias comissões para discutir os temas da água, a cargo da Secretaria Nacional da Água, da Secretaria dos Povos, da assessoria Jurídica da Presidência, e a comissão técnica que a CONAIE assinala.

Nas diferentes comissões trabalharão os ministros de Recursos Naturais não Renováveis, Educação, Saúde, Ambiente, Agricultura, Coordenação de Desenvolvimento Social, bem como os secretários nacionais da Água, dos Povos e da ECORAE.

A Secretaria dos Povos manteve nesta segunda-feira uma reunião de trabalho com os delegados do Conselho de Desenvolvimento dos Povos e Nacionalidades do Equador, para delinear a agenda de discussão com os representantes indígenas e ordenar cada uma de suas propostas.

Nesta quarta-feira ocorrerá em Quito a apresentação do Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dos Povos e Nacionalidades Indígenas do Equador, que constitui um útil instrumento para as futuras decisões do Estado e da sociedade civil.

O documento contém informação estatística importante a respeito da situação de desenvolvimento dos povos e nacionalidades indígenas do país e das relações de discriminação existentes na sociedade equatoriana.

Pelo anterior, detalha a informação das Nações Unidas, constitui um ponto de partida para a construção de propostas de inclusão que permitam avançar para uma sociedade mais igualitária.

arc/prl/bj





Obama aprova envio de soldados ao Afeganistão

Washington, 13 out (Prensa Latina)

O presidente estadunidense, Barack Obama, aprovou o envio de cerca de 13 mil soldados adicionais ao Afeganistão, revela hoje o diário The Washington Post.

Obama já tinha autorizado o destacamento de 21 efetivos na região centroasiática em março, como parte de uma estratégia frustrada de ocupação.

Nesta oportunidade marcharão à frente, sobretudo, equipes de apoio compostas por engenheiros, médicos, especialistas em inteligência e polícia militar, segundo um servidor público citado pelo jornal.

A decisão faz com que o presidente ganhe tempo para decidir sobre um maior comprometimento na guerra afegã como solicita o chefe das Forças Conjuntas, Stanley McChrystal.

O general afirmou que para não perder a guerra, os Estados Unidos devia enviar uns 40 mil homens, adicionais aos mais de 65 mil que ocupam ali.

Washington invadiu a região no final de 2001 como parte de sua denominada cruzada contra o terrorismo, iniciada por George W. Bush depois dos ataques de 11 de setembro.

O Pentágono ainda não pôde cumprir com os objetivos esgrimidos para a invasão, a saber, capturar o líder do grupo Al Qaeda, Osama bin Laden, e encurralar os talibãs.

lac/iep/bj





Outra manobra de senadores checos contra Tratado de Lisboa

Praga, 13 out (Prensa Latina)

Um grupo de 17 senadores checos apresentará nesta semana, diante da Corte Constitucional desse país, novos elementos que põem em dúvida a compatibilidade do Tratado de Lisboa com a Constituição da República Checa, informou Jiri Oberfalzer.

Segundo o senador euro-cético, que milita no conservador Partido Democrático Cidadão (ODS), trata-se da emenda sobre o Tratado de Roma incorporada ao de Lisboa. Agregou que os detalhes serão divulgados quando for apresentada a documentação no alto tribunal, prevista para esta quinta ou sexta-feira.

No final de setembro, o mesmo grupo de legisladores da Câmara Alta apresentaram um recurso, ainda em análise, para que essa magistratura valorizasse em sua totalidade o Tratado de Lisboa, que pretende reformar as instituições europeias e lhe outorgar poderes para as decisões políticas no cenário internacional.

Agora os senadores, em sua maioria membros do ODS, acrescentam novos argumentos ao mesmo recurso, o que dificultará o trabalho dos juízes do Tribunal Constitucional, organismo que na semana passada não admitiu uma demanda contra uma lei que regulava a transferência de concorrências para Bruxelas.

Em tal sentido, os legisladores conservadores recorreram à táctica que obriga o Executivo checo a obter a aprovação do Parlamento por maioria simples, para transferir concorrências aos órgãos da União Europeia (UE).

No entanto, a magistratura desaprovou este recurso, pois considera que o mesmo não tem relevância constitucional, e sim oferece contradições internas.

Além das duas iniciativas dos 17 senadores, o Tratado de Lisboa enfrenta as reservas do chefe de Estado da República Checa, Vaclav Klaus, sobre as que tratarão hoje em Bruxelas o premiê do país, Jan Fischer, e o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durao Barroso.

Para respaldar sua negativa à assinatura do texto, Klaus esgrimiu a insegurança jurídica à que se expõe o sistema judicial checo, ao entrar em vigor a Carta dos Direitos Fundamentais da UE incorporada no Tratado de Lisboa.

O presidente Klaus está exigindo um acordo similar ao que conseguiram a Polônia e a Grã-Bretanha, o que lhe permitirá se proteger diante de possíveis reclamações patrimoniais por parte dos antigos moradores de fala alemã expulsos dos Sudetes checoslovacos após a Segunda Guerra Mundial.

lac/npg/bj




Bolívia disporá de sistema para controlar cultivo de coca

La Paz, 13 out (Prensa Latina)

Bolívia disporá de um sistema próprio de monitoramento de cultivos de folha de coca, que contará com a ampliação das atividades e assistência técnica do Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Delito (UNODC).

Segundo informa hoje o jornal Cambio, a implementação do projeto será efetuada sobre a base de um convênio subscrito ontem com a presença do chanceler David Choquehuanca, o ministro de Governo, Alfredo Rada, e o vice-ministro de Defesa Social, Felipe Cáceres, além dos executivos da entidade da ONU no país.

A iniciativa permitirá trabalhar com uma metodologia baseada em estândares internacionais aceitados, com o fim de conseguir resultados precisos e de alta qualidade com o empregamento de recentes avanços tecnológicos.

De acordo com o convênio, a cooperação técnica do UNODC abarcará, em especial, uma intervenção nos cultivos de coca na zona do Chapare em Cochabamba e os Yungas de La Paz, e oferecerá a possibilidade de contar com mapas do uso de solo, análise sócio-econômicos e estudos meio-ambientais.

O Vice-ministério de Defesa Social e Substâncias Controladas da Bolívia será a contraparte do projeto.

A atividade da entidade internacional foi ampliada até 2014 no país, com um aumento de seu orçamento de dois milhões de dólares.

lac/por/bj





Reconhecem apoio de Cuba pela luta do povo palestino

Havana, 13 out (Prensa Latina)

Uma delegação do Partido Comunista de Israel(PCI) que visitou Cuba destacou o apoio que oferece a ilha caribenha em favor da causa do povo palestino.

A representação israelense - convidada pelo Comitê Central do Partido Comunista de Cuba encabeçou-a Muhammed Barakeh, membro do Birô Político, líder das forças progressistas e democráticas no Parlamento israelense e secretário Geral da Frente Democrática pela Paz e a Igualdade.

Outros membros da delegação são Jamil Abu Ras, membro do Birô Político do PCI e do Secretariado Nacional do Sindicato Histadrut, e o professor universitário Offer Cassit, explica o jornal Granma.

A representação qualificou de cruel e desumano o bloqueio econômico,comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra a maior das Antilhas desde faz quase meio século.

Ademais exigiu a libertação imediata de cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998.

Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e René González cumprem severas condenações por informar sobre planos de ações violentas contra Cuba forjados por grupos terroristas baseados em território estadunidense.

Por sua vez, as autoridades cubanas patentizaram a posição de solidariedade com as lutas dos comunistas israelenses, com a causa palestina, e o respaldo ao estabelecimento de um Estado palestino com Jerusalém Oriental como capital.

lac/joe/bj






Tribunal gabonês ratifica triunfo de Bongo em eleições

Libreville, 13 out (Prensa Latina)

Com 41,79% dos votos, Ali Bongo Ondimba resultou vencedor nas eleições presidenciais celebradas no mês de agosto em Gabão, conheceu-se hoje.

O Tribunal Constitucional do país africano informou a noite da segunda-feira os cômputos finais das eleições no que ratificou a Ondimba com mais seis décimos dos pontos percentuais dados a conhecer anteriormente.

A presidenta do órgão, Madeleine Mborantsuo, informou os resultados que deram ao líder opositor da União do Povo de Gabão, Pierre Mamboundou, a segunda posição com 25,64% de votos, 0,24 pontos mais que os obtidos no primeiro turno.

Em terceiro lugar terminou o ex-ministro do Interior, Andre Mba Obame, com 25,33%.

Os resultados foram anunciados ao vencer-se o prazo de um mês dado aos opositores para exigir as irregularidades detectadas as eleições presidenciais que deram definitivamente como vencedor ao político de 50 anos Ali Bongo Ondimba.

O passado 28 de setembro o Tribunal Constitucional adotou a decisão de realizar uma recontagem dos votos pelas denúncias dos candidatos da oposição que consideraram fraudulentos as eleições.

Igualmente acusaram ao candidato oficial de ter utilizado fundos do governo para levar a cabo a campanha política rumo às presidenciais e de empregar a força com gases lacrimogêneos contra os simpatizantes de seus rivais.

Alí Bongo é filho do falecido dirigente Omar Bongo, quem morreu em junho por doença.

lac/jcd/bj






Grupo Latino-americano na UNESCO reitera preocupação por Honduras

Paris, 13 out (Prensa Latina)

O Grupo Latino-americano e das Caraíbas (GRULAC) ante a UNESCO reiterou sua preocupação pela falta de liberdades e democracia em Honduras desde o

golpe de Estado, e pronunciou-se por uma solução pacífica do agravo político.

Em um comunicado divulgado entre as delegações que tomam parte na 35º Conferência Geral da UNESCO, o GRULAC se referiu às condições adversas nas que vive o povo hondurenho e impedem o pleno desfrute da educação.

Segundo o texto, ao que teve acesso Prensa Latina, o acordo latino-americano e caribenha valorizou os pronunciamentos do diretor geral da UNESCO em torno da plena vigência da liberdade de expressão e exigem manter vigilância a respeito.

Também, pediram a todos os setores a atuar com responsabilidade e prudência, "evitando atos que possam gerar violência e impeça a almejada reconciliação nacional".

O GRULAC fez um chamado ao diálogo para a solução pacífica da crise em Honduras.

lac/ft/bj






UNESCO melhora patrimônio audiovisual com ajuda da França

Por Fausto Triana

Paris, 13 out (Prensa Latina)

Nove mil horas de filmagens e quatro mil de vídeos compõem o patrimônio histórico audiovisual da UNESCO, agora em fase de preservação e melhorias graças à posta em marcha de um convênio com França.

Em conversa com um grupo de correspondentes, Nino Muñoz, diretor de Informação Pública da UNESCO, explicou que já começam a render frutos o acordo de cooperação atingido com o Instituto Nacional Audiovisual (INA) da França.

"Uma grande parte, por não dizer que toda, da história de nossa organização está contida nos arquivos audiovisuais, que com a assistência do INA se restauram, digitalizam para dar acesso livre ao público de documentos relevantes", explicou.

Muñoz afirmou que a ideia é conservar e divulgar com maiores possibilidades tecnológicas uma série de coleções que detalham em determinados momentos os empenhos da importante agência da ONU em seus 60 anos de existência.

Pelo momento, o INA trabalha em 120 documentos audiovisuais da Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que celebra na atualidade sua 35º Conferência Geral em sua sede central de Paris.

A maneira de exemplos, foram exibidos nesta terça-feira aqui fragmentos de alguns materiais já restaurados e postos a disposição de todo mundo, entre eles um documentário de 1966 sobre o chamado a salvar Veneza dos perigos de inundações.

Outros curta-metragens relacionados com o templo Borobudur da Indonésia, a Acrópolis

de Atenas e a cultura eslava soma-se aos trabalhos já completados depois de um minucioso período de revisão técnica, segundo explicou Laure de Lestrange, do INA.

lac/ft/bj





Alertam sobre possível explosão social no México

México, 13 out (Prensa Latina)

O reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), José Narro, advertiu hoje que o delicado panorama de instabilidade no país pode provocar uma explosão social.

Narro considerou a respeito que a liquidação da paraestatal Luz e Força do Centro agrava a situação e abona as condições para que a instabilidade financeira derive em uma explosão social.

Atualmente milhões de mexicanos vivem em condições de pobreza ou pobreza extrema e há dificuldades na economia nacional que transcendem o produto da crise internacional, expressou o reitor da prestigiosa Casa de Altos Estudos.

A julgamento do acadêmico, o modelo de desenvolvimento econômico e social do México não está funcionando e, pelo contrário, cria uma realidade complexa socialmente.

Sobre o caso do SME, afirmou que espera a rejeição às formas autoritárias e à imposição de medidas pela força, ao mesmo tempo em que avaliou o possível apoio do Sindicato de Trabalhadores da UNAM ao sindicato.

No sábado na noite uns seis mil agentes da polícia federal intervieram a companhia Luz e Força do Centro, depois do qual o governo decretou sua liquidação.

A esse fato seguiu uma mobilização popular contra a medida do Executivo e severas denúncias de tentativas de privatização do serviço de luz.

lac/yea/bj




Quatro especialistas são reconhecidos com o Prêmio Nobel Alternativo

Estocolmo, 13 out (Prensa Latina)

O denominado Prêmio Nobel Alternativo foi outorgado hoje aqui a quatro especialistas, ao congolês René Ngongo, o neozelandês Alyn Ware, a etíope Catherine Hamlin e o canadense David Suzuki.

O galardão que entrega a cada ano a fundação Right Livelihood, foi concedido a Ngongo por sua coragem enfrentando às forças que estão destruindo a selva do Congo e construindo apoio político para sua conservação e uso sustentável, ditou o júri.

Quanto a Ware, destaca-se por seu trabalho, efetivo e criativo para impulsionar iniciativas sobre promoção da educação pacífica, e livrar ao mundo de armas nucleares, idéias que tem levado a diferentes organismos e foros internacionais.

Catherine Hamlin foi distinguida por seu trabalho de meio século "dedicado a tratar a pacientes de fístula obstétrica, restaurando deste modo a saúde, esperança e dignidade de milhares das mulheres africanas mais pobres".

Por sua vez, David Suzuki foi credor do prêmio honorário por sua "defesa da responsabilidade social do uso da ciência e sua contribuição em massa a estender o conhecimento dos perigos da mudança climática e impulsionar o apoio público às políticas que o reconhecem".

Os Prêmios Right Livelihood Award (ao Correto Modo de Vida), considerados a antessala do Nobel da Paz, foram instituídos em 1980 pelo escritor e ex-eurodeputado sueco-alemão Jakob von Uexk ll. A cerimônia de entrega acontece em 4 de dezembro no Parlamento sueco.

lac/vm/bj





Reiteram na Bélgica pedido de libertação de anti-terroristas cubanos

Bruxelas, 13 out (Prensa Latina)

Uma atividade política e cultural auspiciada por artistas e grupos de solidariedade da Bélgica serviu de plataforma para reiterar a exigência de libertação de cinco anti-terroristas cubanos presos nos Estados Unidos.

Em ocasião da visita à cidade de Mechelen, província belga de Amberes, de Olga Salanueva e Adriana Pérez, esposas de duas dos lutadores cubanos, reiteraram-se as mostras de amizade e apoio à causa por liberdade dos Cinco.

Salanueva e Pérez são as esposas de René González e Gerardo Hernández, respectivamente. Junto com Ramón Labañino, Fernando González e Antonio Guerrero, permanecem desde faz 11 anos em cárceres estadunidenses por prevenir atividades terroristas contra a ilha caribenha.

O popular ator flamenco Dirk Tuypens, um dos padrinhos na Bélgica dos Cinco, leu em língua neerlandesa fragmentos de cartas de René a Olga e de Gerardo a Adriana como depoimentos da firmeza e sensibilidade de quem cumprem injustas condenações.

Também em presença do Comitê belga pela Libertação dos Cinco, Olga Salanueva e Adriana Pérez ofereceram episódios comovedores sobre os problemas que enfrentam seus colegas, bem como as reiteradas negativas de vistos para poder os visitar.

Igualmente e ante uma nutrida participação, aproveitou-se a ocasião para atualizar o caso dos Cinco e fez-se qüestão da necessidade de redobrar os esforços e a solidariedade internacional para que possam regressar a Cuba o antes possível.

lac/ft/bj





ONU critica impunidade mexicana por assassinatos a ativistas sociais

México, 13 out (Prensa Latina)

A Organização de Nações Unidas (ONU) criticou às autoridades mexicanas pela falta de proteção a ativistas de direitos humanos que costumam ser vítimas de homicídios, informou hoje o jornal El Universal.

O organismo denunciou a carência de uma política integral que reduza e elimine riscos aos lutadores, quem sofrem ameaça e agressões.

Segundo o rotativo, um relatório do Escritório do Alto Comissionado de Nações Unidas para os Direitos Humanos documentou de janeiro de 2006 a agosto deste ano, 128 agressões deste tipo, entre elas 10 assassinatos.

Indicou que 98.5% dos casos continuam impunes.

Atua-se com reticência e negligência na procuração de justiça, o que faz impossível identificar e determinar, na maioria de casos, aos responsáveis, advertiu o diário sobre o documento da ONU.

Em seu relatório Defender os direitos humanos: entre o compromisso e o risco, o organismo alertou que os ativistas de Chihuahua, Guerrero e Oaxaca estão em maior risco de indefesa.

Essas entidades, acrescentou, sofrem um aumento de violência e insegurança e as autoridades municipais descumprem com a proteção quando se trata de ameaças provenientes do crime organizado.

O Estado limitou-se a atuar quando se vai a instâncias internacionais que exigem medidas de proteção para os defensores de direitos humanos agredidos, disse o reporte da ONU.

Faz dois dias foi assassinado o conhecido defensor dos direitos humanos Paz Rodríguez Ortiz, em Cidade Juárez, no estado de Chihuahua.

O homicídio ocorreu em frente a sua esposa no município de Novo Casas Grandes (ao noroeste da entidade), confirmou a Sub-procuradoria de Justiça estatal.

No final de 2008 já tinha sido aniquilado seu filho de 36 anos, quando a família era vítima de ameaças constantes por lutar contra os seqüestros e desaparecimentos comuns naquela região fronteiriça.

mgt/ggr/bj




Seguem em descenso remessas de mexicanos nos Estados Unidos

México, 13 out (Prensa Latina)

As remessas familiares procedentes dos Estados seguem caindo no
precipício, afetando a regiões do país que dependem em quase toda sua economia destes envios de dinheiro, informou hoje o Banco do México.

Segundo prognósticos, ao fechamento do ano os envios descerão 12% em toda a nação, ainda que em estados, com alta população migratória como Hidalgo, poderia cair entre 25 e 30%.

Este item é considerado a segunda entrada de divisas ao país após o petróleo e antes do turismo, segundo analistas econômicos.

Durante o primeiro semestre do ano, os estados mais afetados foram Veracruz, Hidalgo, Tabasco, Chiapas, Guanajuato e Campeche, de acordo com cifras do Banco Central.

Tão somente em Veracruz, as famílias deixaram de receber 138 milhões de dólares, o que tem repercutido negativamente nessa entidade, uma das maiores ejetores de mexicanos para a potência nortenha.

O titular do Comitê de Planejamento para o Desenvolvimento do Estado de Veracruz (Copladever), Rafael Arias Hernández, explicou a gravidade da diminuição de remessas, similar ao orçamento de vários programas de combate à pobreza.

Também o Banco advertiu que a baixa afeta principalmente aos estados que consideram esses rendimentos como parte de seu Produto Interno Bruto.

É o caso de Zacatecas, a segunda entidade após Michoacán cuja economia depende das remessas.

Na zona Otomí-Tepehua e na Sierra Gorda, que compartilham Hidalgo e Querétaro, o impacto negativo seria de 33%, o que significará um colapso para essas regiões, comentaram especialistas da entidade financeira.

Estimações indicam que entre 300 mil e 500 mil mexicanos emigram a cada ano aos Estados Unidos em busca de melhoras econômicas.

No entanto, a crise nesse país tem deixado desempregado a uma alta porcentagem dos viajantes, enquanto muitos têm sido deportados por falta de documentação, ou porque já não podem sustentar a suas famílias desde o norte.

ocs/ggr/bj





Países do sudeste asiático interessados em mercados latino-americanos

Yakarta, 13 out (Prensa Latina)

Os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, por suas siglas em inglês) mostraram-se interessados nos mercados latino-americanos, como postos para seus produtos.

Pela redução do comércio com Estados Unidos e a União Européia no meio da atual crise econômica global, esse bloco vê na América Latina uma região econômica emergente que promete benefícios lucrativos.

O vice-secretário geral desse bloco, Sundram Puspanathan, explicou que o comércio com a América Latina registrou um importante crescimento de 24 bilhões de dólares entre 2006 e 2007, com um superávit em benefício dos países dessa região asiática.

Puspanathan explicou que Brasil e México são as nações favoritas entre os países latino-americanos envolvidos no comércio com a associação que dirige e adiantou a possível assinatura de um convênio de livre comércio bilateral.

Comentou que Chile e Cingapura já estabeleceram vínculos comerciais e considerou que a distância geográfica não é obstáculo para estender essas relações graças ao desenvolvimento da informática e dos sistemas de transporte de cargas.

As nações da ASEAN exportam para a América Latina produtos agrícolas, calçado e derivados do açúcar e importa álcool e fertilizantes.

Entre as perspectivas desses intercâmbios estão os negócios nos setores de turismo e investimento, afirmou Sundram.

Integrada pela Tailândia, Malásia, Cingapura, Indonésia, Filipinas, Brunei, Vietnã, Laos, Birmânia e Camboja, a ASEAN identifica-se como um fórum de cooperação regional.

ocs/crc/bj




Premiê de Guiné Bissau rende homenagem a lutadores cubanos

Havana, 13 out (Prensa Latina)

O premiê de Guiné Bissau, Carlos Gomes, de visita oficial aqui, rendeu homenagem hoje a cubanos caídos nas lutas pela independência de outros países.

Acompanhado pela general de brigada Delsa Esther Puebla e o vice-chanceler de Cuba Marcos Rodríguez, o dirigente africano depositou flores no panteon dedicado a esses lutadores, no capitalino cemitério de Colón.

Em declarações a repórteres, Gomes ressaltou que esta ilha caribenha disseminou a semente da Revolução pelo mundo, e agradeceu sua ajuda no desenvolvimento social de Guiné Bissau.

Temos uma dívida moral com Cuba e estaremos juntos na areia internacional para exigir o fim do bloqueio norte-americano e a libertação de cinco antiterroristas presos nos Estados Unidos, reiterou. Ramón Labañino, René González, Fernando González, Gerardo Hernández e Antonio Guerrero permanecem presos em cárceres norte-americanas desde 1998 por monitorar, em defesa de seu país, as atividades de grupos terroristas anti-cubanos.

Cuba e Guiné Bissau estabeleceram relações diplomáticas em 1º de outubro de 1973 e atualmente mantêm uma estreita colaboração nas esferas da saúde e a educação.

ocs/dsa/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário