quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Golpistas hondurenhos tramam fraude eleitoral

Tegucigalpa, 14 out (Prensa Latina)

A decisão do governo de facto em Honduras de finalizar precipitadamente o curso escolar está associada às tentativas de cometer fraude nas próximas eleições gerais, alerta hoje o jornal Tiempo.

Sem exames nem cerimônias de graduação, o regime encabeçado por Roberto Micheletti resolveu promover automaticamente os alunos de educação básica, primária e secundária ao seguinte grau ou curso educativo.

A ordem, carente de explicações, só fixou que as aulas terminarão no próximo dia 17 e no fim de mês, os trabalhos administrativos nas escolas, informa o jornal.

Com isso pretendem "afastar aos professores dos centros educativos para assim ter os golpistas as mãos livres nas mesas de votação que sempre se instalam em escolas e colegios” para manipular os materiais, os votos e os resultados eleitorais das eleições gerais", opina o jornal.

Para o próximo 29 de novembro estão previstas as eleições gerais nesta nação centroamericana, a fim de eleger o novo presidente da República, três vice-presidentes, 128 deputados, 298 prefeitos, 20 integrantes do Parlamento Centroamericano e os suplentes em várias estruturas para um total de quase três mil cargos.

A urgência para eliminar a presença dos educadores do teatro eleitoral obedece o fato de que "o setor magisterial é a coluna vertebral da Resistência Democrática Nacional que surgiu da oposição ao golpe de Estado militar" do passado 28 junho, avalia El Tiempo.

Como parte da luta popular, os professores recusam a realização das eleições em situação de facto e com um Tribunal Supremo Eleitoral integrante do regime golpista, acrescenta a análise.

A posição do magistério, destaca o texto, é "congruente com a vontade da quase totalidade da nação hondurenha"; pelo menos de 75 por cento da população em idade para votar.

Tal postura acha-se em sintonia com as resoluções emitidas por diversas instituições internacionais como a Organização de Nações Unidas, o Movimento de Países Não Alinhados e a Organização dos Estados Americanos, recorda o jornal.

Sem a volta ao curso institucional e ao Estado de Direito, "não teria garantia de transparência, de supervisão e certificado eleitoral confiáveis", nem reconhecimento nacional e internacional aos resultados nas urnas, afirma o editorial jornalístico.

Também o governo resultante dessas votações, seria "espúrio por sua origem fraudulento", destaca El Tiempo.

lac/mjm/bj






México adverte perigo de mais violência no Oriente Médi

Nações Unidas, 14 out (Prensa Latina)

O México advertiu hoje diante da ONU sobre o perigo de um novo espiral de violência no Oriente Médio se fracassarem as tentativas de retomar as negociações de paz na região.

O aviso foi lançado pelo embaixador mexicano nas Nações Unidas, Claude Heller, ao intervir no debate geral iniciado nesta quarta-feira pelo Conselho de Segurança sobre a crise nessa parte do mundo.
O diplomata alertou sobre o pouco avanço do processo de paz, apesar do recente encontro entre o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, apoiado pelo presidente estadunidense, Barack Obama.
Sustentou que para reiniciar as conversas é indispensável que Israel ponha fim ao estabelecimento de novos assentamentos nos territórios ocupados, incluindo Jerusalém Oriental.
Heller lamentou o novo adiamento da assinatura de um acordo entre os diferentes grupos palestinos e considerou que a unidade constitui um elemento fundamental para uma solução integral e definitiva no Oriente Médio.
Ao se referir à situação em Gaza, o embaixador exigiu que se permita o acesso da ajuda humanitária e de reconstrução desse território, palco de uma invasão de Israel no início deste ano.
Nesse sentido, propôs a criação de um mecanismo de monitoramento internacional que garanta um cessar fogo duradouro, a abertura dos cruzamentos fronteiriços e o controle do tráfico ilícito de armas.
No entanto, o representante do México considerou que o Conselho de Segurança não deve se pronunciar agora sobre o chamado relatório Goldstone que acusa Israel de crimes de guerra durante sua mais recente agressão à Faixa de Gaza.

Na opinião de Heller, a adoção de uma postura sobre esse documento antes que o faça o Conselho de Direitos Humanos da ONU, aumentará a politização e a polarização das posições.
ocs/vc/bj







Filarmônica de Nova York faz questão de atuar em Cuba

Havana, 14 out (Prensa Latina)

O vice-presidente de Comunicação da Filarmônica de Nova York (OFNY), Eric Latzky, afirmou que buscam hoje uma solução para que o grupo possa atuar em Cuba o mais cedo possível.
Os preparativos operacionais e logísticos para nossa visita estão prontos mas, disse, esta faz-se-nos impossível.
Dependemos do financiamento dos patrocinadores, que não podem ir a Cuba pelas medidas governamentais dos Estados Unidos com respeito à ilha.
Em uma entrevista por via eletrônica com o jornal cubano Juventud Rebelde, Latzky assegurou que os departamentos do Estado e do Tesouro de seu país cooperaram com o planejamento do projeto, mas, agregou, nos decepciona ter que adiá-lo, pois nos é vital o apoio financeiro.
A uma pergunta de sua decisão por apresentar-se aqui respondeu que Cuba é um país com um valioso patrimônio sonoro e o vizinho mais próximo dos Estados Unidos, duas razões de importância para nos relacionar musicalmente.
Latzky pronunciou-se por seguir buscando uma solução que satisfaça ambas as partes.
A OFNY tinha previsto dois concertos na ilha: em 30 de outubro e em 2 de novembro.
ocs/may/ag/bj









CEDEAO pode impor sanções a República da Guiné

Lagos, 14 out (Prensa Latina)

A Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) pode impor sanções à junta militar de República da Guiné se sua hierarquia insistir de participar nas eleições de janeiro próximo, informou-se hoje.

O encontro está previsto dentro de dois dias na capital do país, Abuya, e no mesmo dia os governantes analisarão as propostas da União Africana (UA), que deu prazo até sábado para que o chefe da junta militar, Moussa Dadis Câmara, e seus seguidores formalizem sua renúncia.

A esta exigência se soma a do Grupo de Contato Internacional para a Guiné, integrado pela CEDEAO, a UA, a União Europeia, a Conferência Islâmica e Nações Unidas, o que exige a criação de uma autoridade em substituição aos golpistas, para promover o diálogo.

Este mecanismo de trabalho pede, também, a criação de uma missão de observação e proteção cívico militar que garanta a segurança para "o povo da Guiné", bem como demanda pesquisar por uma comissão internacional a matança do passado 28 de setembro que deixou um saldo de 157 pessoas mortas.

A junta militar cometeu graves abusos dos direitos humanos com a morte de civis desarmados e violações, segundo o Grupo de Contato Internacional para a Guiné.

Organizações humanitárias denunciaram que o atual governo realiza detenções arbitrárias, proíbe atividades políticas e promove atos criminosos contra civis, com o apoio dos militares.

O líder dos golpistas instalou-se no Executivo em 23 de dezembro de 2008.

lac/jcd/bj







Partido governamental boliviano busca maioria em futuro parlamento

La Paz, 14 out (Prensa Latina)

O governamental Movimento ao Socialismo (MAS) aspira, pelo menos, a dois terço do total de deputados e senadores na futura Assembleia Legislativa Plurinacional para impulsionar a aprovação de leis na Bolívia, afirmou hoje o deputado Jorge Silva.

Essa entidade, que iniciará suas funções em 22 de janeiro de 2010, será o nome que adotará o Congresso bicameral depois das eleições gerais de dezembro próximo.

Em declarações à imprensa, Silva assinalou que o gerenciamento cumprido pelo Senado desde 2006 tem dificultado a aprovação de leis, devido a uma maioria opositora nessa instância parlamentar.

Para o deputado, as eleições de fim de ano serão amplamente favoráveis ao MAS, o que propiciará uma renovação institucional ordenada e a aplicação sem obstáculos da nova Constituição Política do Estado (CPE).

No próximo ano, o Legislativo incrementará o número de representantes de 157 para 166.
Esse aumento deve-se, fundamentalmente, a que o artigo 148 da nova Constituição estabelece que serão eleitos quatro senadores por departamento, o que significa que a Câmara Alta terá 36 representantes, em lugar dos 27 que contemplava a carta magna desde 1938.

Por sua vez, a Câmara de Deputados mantém 130 cadeiras, mas a CPE aprovada no referendo de 25 de janeiro último define uma nova distribuição de cargos.

Dos 60 deputados plurinominais que existem atualmente, a cifra se reduzirá para 53 e os restantes sete representarão às circunscrições especiais, indígena, originária e camponesa.

Os outros 70 postos serão ocupados pelos deputados uninominais, representantes das circunscrições.
Do mesmo modo, a CPE prevê a equidade de gênero na Assembleia Legislativa Plurinacional, o que significa que se o primeiro titular é homem, o segundo na lista deve ser uma mulher.

lac/por/bj







Estendem medida de exceção a Bangcoc por cúpula da ASEAN

Bangcoc, 14 out (Prensa Latina)

Tailândia invocará aqui uma medida de exceção, a Ata de Segurança Interna, ante a crescente agitação política na antessala da próxima cúpula da ASEAN, anunciou-se hoje.

O executivo de Abhisit Vejjajiva disse que a decisão tem o propósito de manter a lei e a ordem em Bangcoc durante os protestos anunciados pela opositora Frente Unida pela Democracia contra a Ditadura (FUDD), conhecidos como os "camisas vermelhas".

A medida de emergência estará vigente nesta capital de 15 a 25 deste mês também para garantir a segurança dos líderes da Ásia-Pacífico e altos representantes da União europeia e Estados Unidos que irão à XV Cúpula da
Associação de Nações do sudeste Asiático (ASEAN), acrescentou o premiê tai.

A Ata rege desde segunda-feira última nas localidades balneário de Hua Hin e Cha-An, ao sudoeste de Bangcoc, sedes do conclave da ASEAN, a começar no dia 23.

Segundo adiantou o FUDD, nos próximos sábados 17 e 24 serão realizadas outras manifestações, depois da celebrada no último fim de semana com motivo do aniversário da promulgação da Constituição de 1997, abolida pelos militares golpistas em 2006.

Os protestos terão lugar no central distrito central de Dusit e marcharão para a sede da Casa de Governo para pressionar à administração de Abhisit a cumprir a promessa de ação passados os 60 dias de sua petição de perdão real para o então derrubado premiê Taksin Shinawatra.

Os camisas vermelhas, seguidores de Taksin, consideram ilegal o mandato de Abhisit e seu Partido Democrático, que chegaram ao poder no final de 2008 por decisão parlamentar depois da queda por pressões conservadoras de dois gabinetes surgidos das primeiras eleições depois do golpe militar, em dezembro anterior.

No final da reunião do gabinete dedicada ao assunto nesta quarta-feira, o secretário do gabinete e porta-voz, Panitan Wattanayakorn, disse que foram informados sobre um eventual cerco às instalações governamentais durante a Cúpula.

As duas áreas, Bangcoc e as sedes da reunião estão vinculadas e qualquer incidente poderia afetar o prestígio e a confiança internacional no reino, manifestou Panitan.

Cerca de 18 mil soldados do exército e da polícia estão destinados ao operativo de segurança para o encontro da ASEAN, cancelada em abril anterior, quando protestos gigantescos atingiram Pattaya, cidade anfitriã de 17 líderes da Ásia e Oceania, encabeçados por China, Japão e Índia, entre outros.

lac/sus/bj







Milhares de Civis fogem de ofensiva militar no Paquistão

Islamabad, 14 out (Prensa Latina)

O exército paquistanês prepara hoje uma forte ofensiva terrestre no distrito tribal montanhoso de Waziristán do Sul a julgar pelas dezenas de milhares de civis que fogem dessa região norte ocidental limítrofe com Afeganistão.

Esse abandono do território por quase 90 mil pessoas se intensificou após que as autoridades terem anunciado a operação em resposta aos atentados mortíferos do fim de semana último.

Os rebeldes islâmicos lançaram nos últimos dias um espetacular ataque contra o quartel general do exército em Rawalpindi e perpetraram outros três no noroeste do país que causaram a morte de 125 pessoas.

O porta-voz do Ministério de Defesa, general de divisão Athar Abbas, comunicou aos meios informativos que seus helicópteros e artilharia atacam sem cessar os refúgios dos insurgentes.

Abbas explicou que toda a área está sitiada e os pontos primeiramente e saída bloqueados, mas a data e o lugar da ofensiva terrestre dependem da hierarquia militar.

Igualmente pronunciou-se o ministro do Interior, Rehman Malik, que assegurou que há uma grande operação iminente para expulsar aos rebeldes do Movimento Talibã do Paquistão da região de Waziristán.

Malik revelou que o chefe do exército ordenou que a ofensiva seja realizada no momento oportuno e que será o mais cedo possível, segundo a Agência de Imprensa Paquistanesa.

Enquanto, o chefe da administração de Waziristán do Sul, Shahab Ali Shah, indicou que cerca de 90 mil pessoas abandonaram a região desde agosto e foram instaladas em zonas mais seguras, como as cidades de Dera Ismail Jan e Tank. A população total é de 600 mil habitantes.

O objetivo do governo é iniciar em Waziristán do Sul uma operação similar a desenvolvida em junho último contra os insurgentes islâmicos no Vale do Swat.

lac/mne/bj







Nações africanas encabeçam índice mundial da fome

Berlim, 14 out (Prensa Latina)

As nações africanas encabeçam o Índice Mundial da Fome 2009 divulgado hoje pela Organização Mundial contra a Fome e o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentárias. A República Democrática do Congo, Burundi, Eritréia, Serra Leoa e Chade são os países com a taxa de famintos mais aguda, ao ter 30 por cento de sua população com graves problemas de desnutrição.

A presidenta da alemã Organização Mundial contra a Fome, Barbel Dieckmann, afirmou que bilhões de pessoas passam fome no mundo, em sua maioria crianças e mulheres, em especial estas últimas por serem as que mais padecem de desnutrição e pobreza.

De acordo com o estudo dessas duas instituições humanitárias 70 por cento dos mil 400 milhões de pobres no mundo são mulheres, e nos lugares onde são mais desfavorecidas a fome é maior.

Esclareceu Dieckmann que onde levam a economia familiar e têm influência e reconhecimento em nível comunal, as mulheres e seus filhos têm uma melhor alimentação, pelo que chamou à comundiade internacional a ter em conta esta circunstância.

A servidora pública convocou o reforço do papel das mulheres, pois é essencial na luta contra a fome e a pobreza. Em 29 nações do mundo, em sua maioria africanas ou asiáticas com uma somente exceção do Haiti, a situação da fome é muito grave e preocupante, ainda que a Ásia mostre desde 1990 alguns avanços na luta contra a desnutrição, aponta o relatório.

De acordo com a Organização Mundial contra a Fome, esse mau é um sério problema na República Dominicana, Panamá, Equador, Peru, El Salvador, Colômbia e Paraguai.

Segundo os cálculos realizados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) 642 milhões de pessoas na Ásia, 265 milhões na África e outros 53 milhões de cidadãos da América Latina passam fome.

Também indicam que a Índia, com 230 milhões de desnutridos, encabeça a lista por países.

lac/crc/bj





Petróleo com preço recorde para 2009

Nova Iorque, 14 out (Prensa Latina)

A debilidade do dólar e os históricos custos do ouro acompanharam hoje o petróleo em sua ascensão até os 75 dólares o barril, pela primeira vez neste ano.

O preço do barril de West Texas Intermediate para entrega em novembro atingiu os 75,15 dólares, seu máximo desde outubro de 2008. Em agosto, também chegou aos 75 dólares ainda que sem ser superado.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte cotou-se a 73,09 dólares, enquanto a cesta de referência da Organização de Países Exportadores de Petróleo subiu para 70,94 dólares desde os 70,06 dólares do dia anterior.

Segundo os analistas a fragilidade da moeda incita os investidores a proteger o valor de seu patrimônio diversificando-os e comprando produtos com valor intrínseco, principalmente as matérias primas.

O dólar estadunidense teve a maior queda em 14 meses diante do euro, enviando ao ouro a uma alta histórica e empurrando o petróleo para sua quinta sessão consecutiva de alta.

As cotações do petróleo duplicaram-se com crescimento desde níveis inferiores aos 33 dólares em dezembro do passado ano, favorecido em parte pelas esperanças de recuperação econômica.

No entanto, foi considerado um avanço exagerado frente à situação real da demanda petrolífera, os altos inventários e a oferta abundante.

Impulsionado pela debilidade do dólar, também o ouro estabeleceu na quarta-feira um novo recorde histórico, a 1.070,80 dólares no mercado ao contado de Londres.

Um dólar desvalorizado faz com que o petróleo e o ouro sejam mais baratos para aqueles que não obtêm rendimentos na moeda estadunidense.

lac/crc/bj






Piratas somalis exigem resgate de quatro milhões de dólares

Mogadíscio, 14 out (Prensa Latina)

Os piratas somalis sequestradores do pesqueiro espanhol Alakrana exigiram um resgate de quatro milhões de dólares e a libertação de dois supostos assaltantes detidos, de acordo com uma mensagem enviada à imprensa por um de seus representantes, a bordo do navio.

Identificado como Abdi Yare, o sujeito exigiu que o pagamento pela "pesca ilegal em águas somalis" é uma condição prévia à libertação do atuneiro espanhol e que deve ser a prévia libertação de dois dos seus companheiros detidos pela marinha.

Em nome do grupo que retém o pesqueiro, Yare disse que se as exigências não forem atendidas não terá acordo de nenhum tipo.

Com 36 tripulantes, o atuneiro de grande porte Alakrana, assaltado entre a Somália e as ilhas Seychelles, está agora próximo ao porto de Harardhere, enquanto duas fragatas do corpo operativo europeu contra a pirataria mantêm vigilância a uma distância prudencial.

Os dois piratas em poder de autoridades marítimas sob suspeita de terem participado da abordagem ao Alakrana, foram capturados após abandonarem o atuneiro em uma embarcação de pequeno porte.

De acordo com a mensagem do pirata Abdi Yare, a soma pedida pela libertação do barco é menor que o valor do pescado roubado em águas da Somália.

Integram a tripulação do atuneiro 16 espanhóis, quatro ganeses, oito indonésios, dois marfilenhos, dois malgaches, três senegaleses e um seychellense, de acordo com informes.

O assalto no dia dois de outubro marcou o reinicio de uma etapa de vandalismo mais ativa na costa de Somália, após o fim da época das ventanias, e o melhoramento das condições climáticas para a navegação.

lac/mgf/bj









Iniciado no México festival internacional Cervantino de Guanajuato

México, 14 out (Prensa Latina)

A Orquestra Sinfônica de Montreal sob a direção de Jean-François Rivest e o pianista Marc-André Hamelin abrirão hoje o festival internacional Cervantino de Guanajuato, México.

O festival é considerado por muitos especialistas como "o mais importante evento artístico da América Latina" e como "um dos festivais multidisciplinares maiores do mundo", que em sua edição 37 rende homenagem à cidade canadense de Québec.

Também será homenageado o espanhol Eulalio Ferrer, um dos maiores impulsionadores da língua castelhana e de "El Quijote".

Em 19 dias, cerca de 40 exposições, 67 atividades acadêmicas, 3 ciclos de cinema e mais de dois mil artistas de aproximadamente 20 países tomarão as ruas de um dos palcos mais belos do México, informou o comitê organizador.

Esta edição soma-se às celebrações do Ano Internacional da Astronomia da Organização de Nações Unidas e seu eixo é Galileu e o telescópio.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Turístico local, Sergio Enrique Rodríguez, o Festival gerará uma demanda econômica para Guanajuato de 13 milhões de dólares.

Ele explicou que a festa tem tradição e grande impacto, e que neste ano serão realizadas as primeiras corridas de touros cervantinos nos dias 24 de outubro e 7 de novembro, em uma praça portátil, com capacidade para quatro mil 500 espectadores.

Guanajuato é uma capital turística por excelência e o governo estatal decidiu brindar seu apoio para que os festejos taurinos voltem a ter preponderância em um estado com grande história e onde há muitos torusos de briga, afirmou Rodríguez.

lac/yea/bj







Venezuela prepara legislação de controle de armas

Caracas, 14 out (Prensa Latina)

O governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, diminuiu de quatro mil a 130 o número de armas no país, como parte de um plano contra a insegurança que inclui uma lei em discussão hoje.

O presidente da comissão parlamentar de Defesa e segurança, Juan José Mendoza, estimou que existem de nove a 15 milhões de armas nas mãos de civis pela falta de controle e indefinições, entre outros aspectos.

Entrevistado no canal local Venevisão, o legislador apontou que durante o governo do presidente Hugo Chávez se conseguiu diminuir o número de portes de armas e colocará o limite de uma arma por pessoa para defesa pessoal.

Mendoza também negou acusações da oposição sobre a suposta intenção de criar grupos armados de partidários do governo e esclareceu que a milícia é parte do Exército e obedece aos parâmetros internacionais.

E apontou que esse corpo é criado sobre a base do princípio constitucional de corresponsabilidade de civis e militares para defender a integridade e a segurança do território.

Seria perverso vincular à Milícia Nacional. Bolivariana com a insegurança no país, defendeu o parlamentar, que recordou que também em muitos outros países têm corpos armados similares, entre eles Estados Unidos.

A nova lei, se aprovada, imporá penas de 10 a 12 anos de cárcere pelo porte ilegal de armas, uma medida que as autoridades consideram ajudará a reduzir a insegurança no país sul-americano.

lac/ml/bj







OMS quer Hospitais Seguros contra desastres

Genebra, 14 out (Prensa Latina)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou quanto a necessidade urgente de conseguir Hospitais Seguros contra Desastres", dado que a cada ano são muitas as instituições de saúde atingidas por eventos naturais.

Em um comunicado difundido durante a celebração hoje do Dia Internacional para a Prevenção de Desastres, a OMS chama a desenhar, localizar e construir os estabelecimentos sanitários com as medidas de segurança imprescindíveis.

Nos 49 países mais pobres do mundo há pelo menos 90 mil hospitais e outros centros, muitos deles vulneráveis a catástrofes, em particular as relacionadas com os efeitos nocivos da mudança climática.

Um exemplo são as tragédias ocorridas neste mês na Ásia e no Pacífico, que colocam de manifesto o caráter urgente das medidas a serem adotadas para proteger melhor os hospitais dos desastres naturais, indica a OMS.

O tema "Hospitais Seguros frente aos Desastres" também foi o princípio ponto da Campanha Mundial de Redução de Desastres 2008-2009, que se encerra hoje, sob a iniciativa conjunta da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres, a OMS e o Banco Mundial.

A preparação e redução dos riscos marcam pauta nas ações sanitárias e humanitárias.

Mediante a colaboração, os países e comunidades podem fazer frente a estes riscos. A redução da vulnerabilidade cria a capacidade para responder a todas as emergências que se possam apresentar e diiminuir seus efeitos, declarou Eric Laroche, subdiretor Geral da OMS para Ação nas Crises.

lac/vm/bj







Cuba trabalha para certificar sua primeira norma de serviços

Roberto Salomón

Havana, 14 out (Prensa Latina)

Cuba trabalha aceleradamente para ter em um ano sua primeira norma de qualidade do setor de serviços, o principal do país, afirmou hoje a diretora geral do Escritório Nacional de Normalização (ONN), Nancy Fernández.

Temos muitas normas de produtos, mas nos focamos nas que possam delimitadas, descritas e avaliadas nos requisitos dos serviços, disse Fernández a Prensa Latina.

Com esse objetivo, trabalhamos com muito interesse para realizar na próxima semana uma oficina preparatória. Também trabalhamos com intensidade para levantar a cultura em metrologia, para conseguir que sempre se meça bem, porque isso é parte substantiva e imprescíndivel da qualidade.

A ONN trabalha também para outorgar, antes do final do ano, o primeiro ditame de qualidade equivalente para as empresas que substituem importações, o que é um exercício que tem ocupado muito tempo, apontou.

O Escritório, conjuntamente com o Ministério da Indústria Sidero Mecânica (SIME), busca ter disponível a marca nacional para um grupo de produtos cubanos.

Trata-se nesse sentido de tirar a marca cubana Metalmecánica, que será reconhecida pelo setor.

Do mesmo modo, a ONN se esforça para aprovar, antes de que conclua este ano, a norma de produtos orgânicos.

Esta será muito valiosa, ao potencializar a venda de bens que têm mercado e preços importantes para o país.

Fernández afirmou que a normalização é como a pedra angular que move a produção e o comércio.

É, sem dúvida, não somente uma ferramenta, pois tem um valor intrínseco e primário em toda atividade produtiva e comercial no mundo, e por muitos anos, destacou.

Hoje temos 619 organizações cubanas, sobretudo empresas, que conseguiram certificar seus sistemas de gerenciamento de qualidade pela norma NCISO de 2001.

Muitas que chegaram ao momento de mudança, já se atualizam pela norma 2008.

lac/rs/bj





Premiê da Guiné Bissau honra líderes em Cuba
Havana, 14 out (Prensa Latina)

O premiê da Guiné Bissau, Carlos Gomes, de visita oficial em Cuba, rendeu homenagem hoje nesta capital aos líderes da independência da África.
Acompanhado pelo vice-chanceler desta ilha caribenha Marcos Rodríguez, o visitante depositou uma oferenda floral diante do busto de Amílcar Cabral, em um parque dedicado aos lutadores no município de Playa, na capital.
Depois, Gomes, junto ao presidente da Associação de Amizade Cubano-Africana, Rodolfo Ponte Ferro, percorreu esse lugar, onde estão localizados 15 bustos de reconhecidos patriotas do chamado continente negro.
A estadia do premiê de Guiné Bissau em Cuba, que inclui conversas com altos dirigentes deste país e visitas a lugares de interesse histórico e social, se prolongará até o dia 18 de outubro.
Ambas as nações estabeleceram relações diplomáticas em 1° de outubro de 1973 e atualmente mantêm uma estreita colaboração nas esferas de saúde e educação.
ocs/dsa/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário