domingo, 15 de maio de 2011

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO RIO GRANDE DO SUL REALIZA “VI CONVENÇÃO ESTADUAL DE SOLIDARIEDADE A CUBA”

.


O Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez aborda, em conferência, os bloqueios estadunidenses a Cuba e a Política de Realinhamento Econômico e Social, aprovada em abril.

Por Vânia Barbosa – MTB 8927

            No período de 3 a 4 de junho de 2011, a Associação Cultural José Marti/RS realiza, em Porto Alegre, a “VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba”, atividade preparatória para o encontro nacional, que ocorre de 21 a 26 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

            No dia 3 (sexta-feira), o Vice – Governador Beto Gril - acompanhado de secretários do Estado – recebe, em audiência, o Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez, o Coordenador da Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba da Assembleia gaúcha, Deputado Raul Carrion e o Presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul (UPM), Deputado Miki Breier, além de dirigentes da ACJM/RS, com a finalidade de incentivar a integração RS/Cuba, visando o fortalecimento das políticas públicas nas áreas de saúde, educação, agricultura, biotecnologia e desportos.

            A abertura oficial da “VI Convenção” ocorre às 19 h, no Plenarinho do Poder Legislativo, com a presença do embaixador cubano, autoridades, militantes   políticos e representantes das universidades, além de entidades apoiadoras da ACJM e solidárias com o povo cubano. Posteriormente – em coordenação conjunta com a Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba - ocorre a Plenária Popular sobre o caso jurídico/político dos “Cinco” antiterroristas cubanosAntonio Guerrero Rodriguez, René González Schwerert, Gerardo Hernandéz Nordelo, Fernando González Llort eRamón Labañino Salazar. Os “Cinco” foram sequestrados e presos, há quase 13 anos, em cárceres privados dos EE.UU, ao tentar impedir atos terroristas contra o seu país.

            Os processos dos “Cinco” são considerados uma surpreendente aberração jurídica e geram manifestações  e protestos em mais de 300 entidades do mundo – além de 10 Prêmios Nobel, ativistas políticos e chefes de Estado, sem que o governo estadunidense revise a farsa que foi o julgamento e a sentença imposta aos prisioneiros.

            Foram convidados para atuar no Tribunal dos “Cinco”: juíza Antônia Mara Vieira Loguércio; Defensor Público Estadual, Carlos Frederico Guazzelli; Desembargador Rui Portanova; Promotor Humberto Setembrino Corrêa Carvalho; vereador de Viamão e advogado, Romer Guex; Sub-Procurador Geral do Estado, Marcelo Dornelles; Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sofia Cavedon; historiador e professor da UFRGS,  Enrique Serra Padrós; Deputado e Presidente Estadual do PT, Raul Pont; Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Deputado Miki Breier; Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara Federal, Deputada Manuela D’Ávila, além de representantes da AJURIS, do Ministério Público e de universidades do RS. Também os advogados Ronald Moreira Dutra, Edson da Rosa, Silvio Jardim, Jorge Garcia e Marilinda Marques, e os militantes da ACJM/RS, Guilherme Oliveira e Gilberto Godinho.

            Segundo o presidente da Associação José Marti, Ricardo Haesbaert, “a organização do evento prevê a participação de universitários das Faculdades de Direito de Porto Alegre e Região Metropolitana e, também, estão sendo convidadas universidades de outras regiões do Estado. O ato terá divulgação em rede nacional e internacional de solidariedade, e o posterior encaminhamento da gravação e relatório do Júri para as Faculdades de Direito, como contribuição para o estudo de “um caso de explícita violação jurídica e aos Direitos Humanos”.

Quem são os “Cinco” prisioneiros do imperialismo estadunidense

Antonio Guerrero Rodriguez, cubano/americano, condenado a prisão perpétua,      mais 10 anos. Nasceu em 18 de outubro de 1958, em Miami. É engenheiro de           Construção de Aeródromos e poeta.

René González Schwerert, cubano/americano, condenado a 15 anos de       prisão. Nasceu em 13  de agosto de 1956, em Chicago, filho de pais cubanos. É piloto e instrutor de voo.

Gerardo Hernandéz Nordelo, condenado a duas prisões perpétuas,  mais 15 anos de prisão. Nasceu em 4 de junho de 1965, em Havana. Formado em Relações Políticas Internacionais; caricaturista, com diversas publicações e exposições em Cuba.

Fernando González Llort, condenado a 19 anos de prisão. Nasceu em 18 de           agosto de 1963, em Havana. Graduado com Diploma de Ouro, em 1987,em Relações Políticas Internacionais.

Ramón Labañino Salazar, condenado a prisão perpétua, mais 18 anos. Nasceu em 9 de junho de 1963, em Havana. Graduado com Diploma de Ouro, em 1986, em Economia.


A “VI Convenção Estadual” também intensifica os debates sobre os bloqueios estadunidenses a Cuba - inclusive o midiático - e possibilita o entendimento sobre as razões da ilha caribenha para as mudanças econômicas e sociais.

            No dia 4 de junho (sábado), às 9 h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a ACJM/RS dá prosseguimento às atividades da sua “VI Convenção” com o pronunciamento do Embaixador Carlos Zamora Rodriguez sobre o bloqueioestadunidense a Cuba e a política de realinhamento econômico e social do governo, discutida amplamente com os setores da sociedade cubana e aprovada, em abril, durante o Congresso do Partido Comunista Cubano – PCC. O cantor e compositor Raul Ellwanger encerra as atividades da manhã.

            A partir das 14h, ainda no Plenarinho, inicia o painel “O Bloqueio Midiático a Cuba” e as alternativas para enfrentá-lo, com a coordenação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors. Participam os jornalistasNorelys Morales Aguilera, de Santa Clara – Cuba, o Editor dos Sites Carta Maior e RS Urgente, Marco Weissheimer, e o Presidente do Sindjors, José Maria Nunes. A abertura do painel terá a apresentação do cantor e compositor, Pedro Munhoz.

            Às 17 h serão apreciadas as propostas apresentadas durante o encontro e que serão defendidas na “XIX Convenção Nacional”, em São Paulo. Após,  atriz Ana Campo apresenta o esquete “Fragmento: te doy una cancion” - uma homenagem aos “Cinco” -, com composição do grande músico cubano, Silvio Rodrigues.

Exposição “Minha Visão sobre Cuba”,

            Durante os dois dias da convenção, o estudante de jornalismo e fotógrafo, Michael Susin, de Caxias do Sul, expõe na Galeria dos Municípios, no térreo do Poder Legislativo, a mostra fotográfica “Minha Visão sobre Cuba”, resultado da sua participação, em novembro de 2010, no “VI Colóquio pela Libertação dos Cinco”, na Província de Holguín, e na “Brigada Internacional Contra o Terrorismo Midiático”, em Caimito, na ilha caribenha.

Encerramento

            O encerramento da “VI Convenção” ocorre com a festa de confraternização homenageando os 51 anos do Instituto Cubano de Amizade com os Povos – ICAP, e os 50 anos da Batalha de Praia Girón, na qual os cubanos garantiram a primeira derrota do imperialismo estadunidense na América Latina e Caribe. A festa será no Bar do Ricardo, na Rua Caldre Fião, em Porto Alegre e os convites já estão à venda.

Maiores informações no Site:
(51)3224 4953


Nenhum comentário:

Postar um comentário