quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sobresai vigência de José Martí em comemoração cubana

Escrito por Camila Carduz

jueves, 19 de mayo de 2011



19 de mayo de 2011, 09:58Havana, 19 mai (Prensa Latina) A vigência da obra do Herói Nacional cubano, José Martí, adquire hoje novas dimensões quando milhões de compatriotas comemoram sua queda em combate contra o colonialismo espanhol há 116 anos.



A crianças da oriental província de Granma correspondeu o começo do tributo com um desfile até o obelisco que rememora o lugar onde morreu o máximo organizador da chamada guerra necessária, que explodiu em 24 de fevereiro de 1895.



O filho dos espanhóis Mariano Martí e Leonor Pérez, que nasceu em Havana dia 28 de janeiro de 1853, foi o máximo líder do reinicio da contenda bélica pela independência da maior das Antilhas.



Com um constante e apaixonado batalhar em situações muito complexas, conseguiu a unidade de sus conterrâneos, de crianças a idosos, e a suficiente organização para lançar de novo um povo à luta.



A coerência entre dizer e fazer permitiu a Martí conseguir a ascendência e o prestígio em círculos políticos, lares de emigrados e antigos chefes militares, e qualquer espaço que existisse em defensa de Cuba.



Viagens por cidades dos Estados Unidos, onde viveu a maioria do tempo desde 1880 a 1895, e vários países latinoamericanos marcaram a permanente busca da unidade imprescendível.



Papel de muita importância jogaram duas criações suas de 1892: o Partido Revolucionário Cubano, de forte caráter independentista, latino-americanista e anti-anexionista, e a jornal Pátria.



O Maestro uniu a maioria dos cubanos, explicou a continuidade histórica da Revolução e demonstrou que a independência de seu país era necessária para evitar a absorção da "Nossa América" por Estados Unidos e atingir o equilíbrio do mundo.



A prematura morte de Martí, aos 42 anos de idade, privou a nação caribenha de um de seus melhores filhos, mas aquela bala espanhola em Dos Ríos, cuja terra recebeu seu corpo, não pôde acabar com a imensidão de "tão bom homem".



Geniais ideias, muitas vezes com uma vigência enorme, permanecem vivas em sua poesia, literatura infantil e de adultos, peças oratórias, cartas, escritos jornalísticos e diversos documentos.



mem/dsa/cc

Modificado el ( jueves, 19 de mayo de 2011 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário