sexta-feira, 7 de maio de 2010

Presidente boliviano leva à ONU conclusões de Cúpula Climática

Escrito por Erica Soares

jueves, 06 de mayo de 2010

06 de mayo de 2010, 08:50La Paz, 6 maio (PL) O presidente boliviano, Evo Morales, viajará hoje à tarde para Nova York, para levar à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) as conclusões da Cúpula Climática passada.

Aproveitarei para informar em detalhe sobre os resultados desta Conferência Mundial, assinalou o presidente, que confirmou um encontro pessoal amanhã com o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, para falar sobre o tema.

Morales anunciou que presidirá também uma missão intercontinental que se deslocará posteriormente até a sede pro tempore da União Europeia, radicada atualmente em Madri, para similar gesto.

O dignatário de origem aimara viajará junto a delegados de outras partes do mundo, entre eles representantes da África, Oceania, Ásia, Europa e América Latina.

Trata-se de uma delegação intercontinental de povos e movimentos sociais que exporá os 17 pontos acordados na localidade de Tiquipaya (a 12 quilômetros de Cochabamba), agregou.

Entre os aspectos mais importantes abordados na reunião efetuada no fim do mês passado na Bolívia está que pela primeira vez vai à raiz do problema e responsabiliza o capitalismo com o saqueamento do planeta.

Falou-se também da necessidade de mudar este modelo e da elaboração de um documento com os Direitos da Mãe Terra.

Ademais destacam a proposta de um referendo mundial sobre mudança climática para o dia 22 de abril de 2011, no qual se consultará os povos se o orçamento de guerras deve ser destinado para defender o planeta, entre outras coisas.

Por outro lado, decidiram a conformação de um Tribunal Internacional de Justiça Climática e Ambiental com sede na Bolívia, e o impulsionamento à cobrança de dívidas aos países ricos por contaminarem o planeta.



lma/lp/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário