quarta-feira, 3 de março de 2010

Crise econômica centra os debates em Encontro sobre Globalização

Havana, 2 mar (Prensa Latina)


A crise global, o panorama financeiro internacional e a situação do comércio mundial, centrarão hoje os debates da segunda jornada do XII Encontro Internacional de Economistas sobre Globalização e Problemas do Desenvolvimento.



Os debates em torno da recessão, sobretudo desde sua dimensão social e a partir de um enfoque multi-disciplinário, será uma das peculiaridades do evento.



Durante o mesmo, que se estenderá até o próximo cinco de março, se debaterá sobre a natureza da recessão, se é uma crise do típico ciclo capitalista ou se há uma quebra do sistema, incapaz de proteger sua base, mas desde a multi-dimensionalidade do fenômeno (energética, financeira, no meio ambiente).



Outro dos tópicos será o significado da integração em diferentes regiões da órbita como América Latina, Ásia e África, bem como a situação das relações comerciais e do sistema monetário atual, com especial ênfase no dólar.



Também se abordará o papel das empresas multinacionais, das pequenas e médias empresas, além do papel do micro-crédito e as cooperativas como alternativas.



As "pretensões" dos Estados Unidos na região latino-americana, sobretudo desde o estabelecimento das bases militares em Colômbia e Panamá, será outro dos pontos a abordar.



O evento reúne acadêmicos de todos os continentes, entre eles, além de economistas, estarão politólogos, etnólogos e juristas pertencentes a diferentes escolas de pensamento, o qual permitirá analisar a problemática desde diferentes olhares.



Participarão ao redor de mil 500 estudiosos de uns 40 países.



arc/mfb/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário