segunda-feira, 1 de março de 2010

Lamentável morte de Orlando Zapata

Guillermo Nova




Pese aos esforços dos médicos em evitá-lo, a lamentável morte de Orlando Zapata agitou a uma oposição não acostumada a levar até o fim seus atos ao governo mas sobretudo carente de mártires.



Atrás fica na lembrança aquelas greves de fome onde se comia as escondidas, ou mesmo se passava pelo liquidificador pedaços de carne para aparentar suco ante aos meios de imprensa, esses mesmos que faziam isso são os que hoje choram, porque num país sem torturas nem mortes extrajudiciais, necessitavam um mártir para mostrar e levaram Zapata até o desfiladeiro para mostrá-lo como troféu coletivo.



-Em greve de fome por um telefone.



Em dezembro Zapata começou uma greve de fome pedindo melhorias carcerárias, como ter um fogão e um telefone pessoal na sua cela, coisas que não se tem em nenhum centro penitenciário do mundo e por isso fincou o pé numa batalha que não podia ganhar.



-Reações



Entre as reações ao falecimento apareceram denúncias de supostas detenções ao largo do dia, para evitar que os opositores possam chegar a Banes, cidade onde se realizaria o enterro, entra em contradição com que Martha Beatriz Roque, membro do grupo dos 75 e com uma licença extrapenal por motivos de saúde partiu desde Havana para Banes em um microônibus em companhia de uma dezena de Damas de Branco e Vladimiro Roca. Roque inclusive assegurou por telefone, ao diário El País que não tiveram problemas de mobilidade ou que fosse impedida de viajar afirmando que se encontrava no caminho para o lugar.



Os grupos anti-castristas recebem mais de 40 milhões de dólares dos Estados Unidos anualmente, mas suas reivindicações tem repercussão social nula em Cuba e em âmbito internacional são ofertadas pelos mandatários, chegando inclusive a não ser convidados a muito tempo à propria Sina.



Prova que a oposição clássica tem cada vez menos credibilidade é que o apoio cada vez é maior à chamada ciberdissidência que tem na blogueira cubana Yoani Sánchez como máxima estrela, a qual aproveitou a ocasião para fazer um pequeno filme do caso com declarações da mãe do falecido em seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário