sexta-feira, 5 de março de 2010

Identificam ao desenvolvimento sustentável entre maiores desafios humanos

Havana, 4 mar (Prensa Latina)


Conseguir um desenvolvimento sustentável é um dos desafios mais importantes para a humanidade, afirmou hoje a professora Yudelvis Pérez Funes, da Universidade de Camagüey, Cuba.

Ao intervir no XII Encontro Internacional de Economistas sobre Globalização e Problemas do Desenvolvimento, ressaltou a necessidade de conseguir novas formas de progresso que contemplem a segurança humana, política e meio ambiental.

A especialista explicou que o modelo neoliberal propicia o desequilíbrio entre estas dimensões e cria dívidas econômicas, sociais e ecológicas, que semeiam a incerteza sobre o futuro dos países, o qual impede atingir um desenvolvimento sustentável.

Fez questão da importância de combater a mudança climática com uma maior cooperação internacional, intervenção estatal e participação da sociedade.

A respeito, Pérez Funes recordou que 50 por cento da população mais pobre do planeta é responsável da emissão do sete por cento dos gases contaminantes, enquanto igual percentagem da população mais rica causa a metade do total das emissões.

No plano social, demarcou, proliferam o analfabetismo, a fome e a pobreza, pois umas mil 200 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar diário.

mgt/mfb/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário