Havana, 4 mar (Prensa Latina)
Conseguir um desenvolvimento sustentável é um dos desafios mais importantes para a humanidade, afirmou hoje a professora Yudelvis Pérez Funes, da Universidade de Camagüey, Cuba.
Ao intervir no XII Encontro Internacional de Economistas sobre Globalização e Problemas do Desenvolvimento, ressaltou a necessidade de conseguir novas formas de progresso que contemplem a segurança humana, política e meio ambiental.
A especialista explicou que o modelo neoliberal propicia o desequilíbrio entre estas dimensões e cria dívidas econômicas, sociais e ecológicas, que semeiam a incerteza sobre o futuro dos países, o qual impede atingir um desenvolvimento sustentável.
Fez questão da importância de combater a mudança climática com uma maior cooperação internacional, intervenção estatal e participação da sociedade.
A respeito, Pérez Funes recordou que 50 por cento da população mais pobre do planeta é responsável da emissão do sete por cento dos gases contaminantes, enquanto igual percentagem da população mais rica causa a metade do total das emissões.
No plano social, demarcou, proliferam o analfabetismo, a fome e a pobreza, pois umas mil 200 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar diário.
mgt/mfb/bj
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário