Havana, 6 maio (Prensa Latina) Uma mostra fotográfica a propósito do 50 aniversário do primeiro encontro entre o líder da Revolução cubana, Fidel Castro, e o pintor equatoriano Oswaldo Guaiasamim foi inaugurada hoje nesta capital.
As 50 imagens da coleção "umas pouco conhecidas e outras inéditas - tratam de transmitir aos visitantes à Casa Oswaldo Guaiasamim, no centro histórico de Havana, os encontros amistosos entre estas duas personalidades.
A exposição, realizada com o concurso da Sociedade Cultural José Marti e a Fundação Oswaldo Guaiasamim, entre outras instituições, exibe instantâneas do processo criativo do artista, enquanto preparava o primeiro retrato de Fidel Castro.
Pablo Guaiasamim, filho do pintor e a cargo da Fundação que leva seu nome, enviou uma carta ao líder cubano, na qual abordou suas lembranças desses encontros e agradeceu à Ilha por manter acendida a luz que viveu seu pai.
Edgar Ponce, embaixador de Equador, significou que aquele primeiro contato entre Fidel e Guaiasamim em 1961, contribuiu ao melhor conhecimento dos dois povos e deu início a uma amizade profunda e solidária .
A Casa Guaiasamim, assinalou o diplomata, é o depoimento dessa solidariedade ativa, iniciada no século ante-passado com a amizade entre o prócer cubano José Martí e o patriota equatoriano Eloy Alfaro.
mmd/rc/abm |
Nenhum comentário:
Postar um comentário