segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais evidências sobre prevaricação em caso de antiterroristas cubano


  
Imagen activaWashington, 9 mai (Prensa Latina) O site Repórteres por contrato revelará mais evidências do pagamento que o Governo dos Estados Unidos fez a jornalistas de Miami para criar uma atmosfera hostil contra os cinco antiterroristas cubanos.

  A página digital, iniciativa do Comitê Nacional pela Liberdade dos Cinco Cubanos (Free the Five), divulgará documentos adicionais que saíram à luz nos quais se argumenta essa operação de propaganda ilegal da Casa Branca, bem como a manipulação do sistema de justiça.

Gerardo Hernández e Antonio Guerrero, dois dos Cinco, apresentaram recursos de habeas corpus com o argumento de que seus direitos constitucionais a um justo processo foram socavados pelos meios de difusão governamentais.

Mais de 2.200 páginas de contratos entre jornalistas de Miami, incluídos os da Rádio e TV Martí, foram divulgados pelo periódico Libertação, através de uma petição da Lei de Liberdade de Informação (FOIA, por suas siglas em inglês).

O BBG (Broadcasting Board of Governors) e seu Escritório de Transmissões para Cuba (Office of Cuba Broadcasting-OCB), operam a Rádio Martí desde 1985 e a TV Martí desde 1990, segundo um comunicado do Free the Five difundido nesta segunda-feira.

Com um orçamento anual de 35 milhões de dólares a OCB e BBG põem em suas listas informadores para transmitir a mesma mensagem dentro e fora do país, a respeito de temas relacionados com a nação caribenha, o que viola a denominada lei contra a disseminação de propaganda.

O esforço de vários anos, realizado pelo Libertação, pelo Comitê e pela Fundação da Associação pela Justiça Civil, deram como resultado a descoberta desses materiais, que saturavam a imprensa de Miame e prejudicou os Cinco.

A Lei Smith-Mundt de 1948, que regula a "diplomacia pública" dos Estados Unidos no exterior, proíbe financiar atividades para exercer influência e fazer propaganda dirigida à opinião pública.

Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González, presos em Miami no dia 12 de setembro de 1998, cumprem severas condenações de até duas prisões perpétuas.

Os Cinco, como são chamados a nível internacional, infiltraram-se em grupos terroristas radicados no sul da Flórida para advertir sobre os propósitos criminosos dos mesmos contra Cuba.

arc/dfm/es
Modificado el ( lunes, 09 de mayo de 2011 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário