quinta-feira, 5 de maio de 2011

Debatem sobre conflito líbio enquanto OTAN intensifica ataques





Escrito por Erica Soares   
jueves, 05 de mayo de 2011
Imagen activa05 de mayo de 2011, 10:48Roma, 5 mai (Prensa Latina) Em uma segunda tentativa, o Grupo de Contato sobre a Líbia reúne-se hoje aqui com o propósito de traçar, sob o amparo das Nações Unidas, uma forma para conseguir um cessar-fogo na nação norte-africana.

  Integrado pelos ministros de Exteriores de 22 países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o grupo também pretende gerenciar um diálogo com membros do governo de Muamar Kadafi.

Entre os participantes ao encontro figura o chanceler francês, Alain Juppé, o britânico, William Hague, e a espanhola, Trinidad Jiménez, além da chefe da diplomacia estadunidense, Hillary Clinton, confirmaram fontes da chancelaria italiana.

A reunião, a segunda desde a efetuada no início de abril no Catar, ocorre depois da decisão da Itália de somar-se aos bombardeios aliados contra a Líbia, comandados pela OTAN.

Essa postura do estado europeu responde a um pedido de participação mais ativa por parte do opositor Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) e ao apelo efetuado pela Aliança Atlântica nessa linha.

O Grupo de Contato também leva em sua agenda o debate sobre o envio de armas de guerra aos insurgentes.

Segundo o chanceler italiano Franco Frattini, a busca de um alto ao fogo na Líbia mediante o diálogo político é gerenciado porque "não conseguimos derrotar Kadafi com a rapidez que todos pensávamos".

Frattini também afirmou que seu país proporia aos aliados fixar uma data limite às operações militares.

No entanto, o vice-almirante Rinaldo Veri, responsável pelas atividades marítimas da missão, disse que a OTAN carece de condições para determinar a duração da mesma.

O encontro em Roma ocorre em meio a potentes explosões causadas por bombardeios da aviação aliada na capital líbia, os quais geraram nas últimas horas alarme na população, segundo relataram meios oficiais.

A recente incursão aérea esteve precedida por um ataque com "munições potentes" em áreas residenciais capitalinas, causando a morte de um filho e três netos de Kadafi.

mv/por/es
Modificado el ( jueves, 05 de mayo de 2011 )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário