domingo, 20 de dezembro de 2009

Espanha promete impulsionar criação de Estado palestino

Madri, 18 dez (Prensa Latina)


O chanceler Miguel Ángel Moratinos afirmou hoje aqui que Espanha promoverá a criação de um Estado palestino durante a presidência rotativa da União Européia (UE), que assumirá o 1 de janeiro próximo.



Espanha segue comprometida com o estabelecimento e reconhecimento do Estado palestino dentro de um prazo e como resultado da negociação com Israel, informou o ministro de Assuntos Exteriores, ainda que sem especificar nenhuma data.



Dito compromisso foi exteriorizado por Moratinos a seu homólogo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Riad Ao Malki, com quem reuniu-se nesta sexta-feira no Palácio de Viana, sede da chancelaria local, indicou um comunicado.



O chefe da diplomacia espanhola reiterou à o Malki o apoio do governo do presidente José Luis Rodríguez Zapatero à solução de dois Estados para a região, e fez qüestão de que Madri e a UE estão decididos a desempenhar um papel ativo no processo de paz.



Explicou ao titular de Exteriores da ANP as prioridades que marcarão a presidência semestral espanhola do bloco comunitário, e a vontade de seu país de impulsionar durante esse lapso o processo pacificador no Oriente Médio.



Moratinos defendeu nesta sexta-feira em Bruxelas a necessidade de criar uma Palestina independente, e assegurou que seu país trabalhará para converter essa aspiração em realidade em 2010.



Não será fácil, mas é necessário, precisamos um Estado palestino o quanto antes melhor e esse será nosso objetivo, sublinhou o chanceler ao expor os reptos do Palácio da Moncloa (sede governamental) à frente da UE.



Ambos ministros analisaram a evolução das negociações de paz no Oriente Médio, estancadas pela negativa de Israel a congelar a construção de assentamentos de colonos judeus nos territórios ocupados.

Ao termo de seu encontro, os diplomatas assinaram um memorando de entendimento para o estabelecimento de consultas políticas entre as partes, acrescentou a nota de imprensa.



arc/edu/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário