quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Amanhece Cabul sitiada por posse de presidente afegão

Cabul, 18 nov (Prensa Latina) Como uma fortaleza sitiada amanheceu hoje esta capital em previsão de atentados insurgentes durante a cerimônia de assunção do presidente Hamid Karzai, sob pressões dos Estados Unidos e a União Europeia contrários à corrupção no Afeganistão.


Uma consulta popular difundida pela ONG britânica Oxfam revelou que as ações que desenvolvem os rebeldes afegãos contra as tropas ocupantes são vistas como menos importantes que a debilidade e a corrupção do governo.

De acordo com fontes oficiais, o executivo afegão e os chefes dos Estados Unidos, a OTAN e da ISAF montaram um gigantesco sistema de operações de segurança devido ao grande número de soldados e polícia e despregados cerca dos objetivos cidadãos considerados sensíveis.

Além da proteção do palácio presidencial, onde se realizará a investidura manhã, as autoridades civis e militares protegem cuidadosamente o aeroporto internacional, onde estão proibidos os voos e os veículos só transitarão com uma autorização.

Ordenou-se também o fechamento dos colégios e escritórios públicos.

Nenhum dos meios informativos de imprensa terá acesso ao palácio presidencial, mas só a um lugar especial no interior do edifício da televisão estatal afegã.

O departamento de Segurança afegão comunicado que os rebeldes tentarão criar problemas para impedir o desenvolvimento da cerimônia, pelo qual solicitaram a cooperação dos cidadãos para garantir uma maior segurança.

A comissão do Ministério do Interior que preside a cerimônia instou aos habitantes de Cabul que evitem andar sem meta nas ruas, onde será um dia de festa.

Os insurretos afegãos lançaram repetidos atentados, pese à presença a mais de 110 mil militares norte-americanos e da Força de Assistência à Segurança (ISAF), baixo o comando da OTAN.

lgo/mne/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário