quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sobem para 840 militares dos EUA mortos no Afeganistão

Cabul, 18 nov (Prensa Latina)

 A morte de um soldado dos Estados Unidos pela explosão de uma bomba elevou para 840 o número de mortos dessa nacionalidade desde que invadiram e ocuparam o Afeganistão em 7 de outubro do 2001.


Também, essa perda de vida elevou para 472 o número de militares estrangeiros, entre eles 291 estadunidenses, mortos desde janeiro de 2009, segundo estimados do Portal Site icasualties.org.

De acordo com porta-vozes da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), sob comando da OTAN, o soldado do Pentágono morreu ontem quando seu veículo detonou o explodiu no conflituoso território sul afegão.

Outro comunicado da ISAF informou que um soldado dinamarquês ferido em uma explosão no Afeganistão faleceu em um Hospital de Copenhague.

O militar, de 22 anos, foi ferido gravemente por uma bomba em 31 de outubro quando patrulhava nos arredores da base de Barazkai, na província sul de Helmand.

Essa versão indica que o militar foi levado para o hospital da base militar de Camp Bastion, de onde se transportou para a Dinamarca.

Com sua morte sobem para 28 a cifra de soldados dinamarqueses mortos em combate no Afeganistão desde 2002. Dinamarca mantém um contingente de uns 700 militares que ocupam em sua maioria a província de Helmand, limítrofe com Paquistão.

A ISAF informou também que durante uma operação militar na província de Paktika foram mortos 23 supostos insurgentes afegãos.

O fato ocorreu na cidade de Barman, fronteiriça com a zona tribal paquistanesa de Waziristán.

asag/mne/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário