terça-feira, 17 de novembro de 2009

Crescentes mostras de respaldo a Evo Morales

Por Mario Hubert Garrido




Cochabamba, Bolívia, 16 nov (Prensa Latina) A pouco menos de um mês para as eleições gerais na Bolívia as mostras hoje de respaldo à reeleição do presidente Evo Morales são crescentes.



As concentrações populares ontem nos municípios de Capinota, Morochata e Quillacollo (Cochabamba) são apenas uma mostra do esperado triunfo nas urnas, ainda que o próprio dignatário sugere não desmaiar na explicação ao povo da importância desses sufrágios para consolidar a mudança iniciada em janeiro de 2006.



De acordo com o dignatário, a chamada Revolução democrática e cultural no país andino é vista como exemplo para outras nações do mundo para promover o desenvolvimento econômico e social dos povos.



A "Bolívia é conhecida no mundo pelo processo que se desenvolveu depois da nacionalização dos hidrocarbonetos e a preservação dos recursos naturais que no passado somente serviam para

enriquecer as grandes multinacionais ou os políticos de turno", remarcou em Quillacollo.



Também, outras nações admiram a inclusão de todos os bolivianos a seus direitos constitucionais, agregou.



Morales afirmou que o processo de mudança não é de propriedade de Evo Morales nem do Movimento ao Socialismo (MAS), senão do povo, daí a importância de consolidar nas urnas no próximo dia 6 de dezembro.



Assim mesmo, explicou a importância de ganhar a maioria na futura Assembleia Legislativa Plurinacional, nome que adotará o Congresso em 2010.



Reiterou que nestes quase quatro anos que está na Presidência tem enfrentado o problema provocado por uma bancada parlamentar opositora que, do Senado, tem impedido a aprovação de leis necessárias para o povo, como as do Seguro Universal de Saúde e de luta contra a corrupção.



Sublinhou que, ademais, a Bolívia tem incorporado o povo ao poder através de um governo que tem a missão de servir aos cidadãos e não se servir do poder como fizeram os anteriores mandatos

neoliberais.



lgo/ga/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário