quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Governo dos EUA gasta incorretamente bilhões de dólares

Washington, 18 nov (Prensa Latina) O governo federal estadunidense gastou no atual período fiscal 98 bilhões de dólares no que a Casa Branca qualificou como pagamentos incorretos, confirmaram hoje fontes de imprensa.


De acordo com Peter Orszag, diretor do Burô de Orçamento do Escritório Oval, tais cifras negativas representam um aumento significativo de 37,5 por cento sobre os 72 bilhões de 2008.

O presidente Barack Obama, agora numa viagem pela Ásia, certificará em próximos dias uma ordem executiva para combater o problema, precisou Orszag.

Uma grande percentagem dos chamados pagamentos indevidos foram consequência de fraudes, reembolsos mau dirigidos, ou resultado de contas errôneas relacionadas com o seguro do Medicare.

O assessor de Obama absteve-se de explicar aos repórteres que quantidade de dinheiro se perdeu como consequência de remessas equívocas vinculadas ao pacote de estímulo econômico por 787 bilhões de dólares aprovado em fevereiro último.

Segundo Orszag, a medida do governante democrata buscará maior transparência administrativa, uma contabilidade pormenorizada, e a otimização do programa de despesas em Washington D.C.

A rede CNN explicou que durante 2009 um total de 99 agências e programas federais receberam um montante de 1,98 bilhões de dólares, com mais de um cinco por cento em pagamentos incorretos.

lgo/jvj/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário