quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Obama e a incontrolável China

Luis Melian


Beijing, 18 nov (Prensa Latina) O presidente Barack Obama deixa como uma das frases para recordar de sua viagem pela Ásia a ideia de que Estados Unidos não deseja conter a China.

Reflete essa mensagem uma mudança de política ou o reconhecimento do avanço do gigante asiático na arena internacional?.

Pronunciou-o quando chegou a Japão e depois em Shanghai, e não porque se deixasse de escutar, todo o contrário, é muito possível que apareça em muitos titulares.

Mais que uma mudança de política, a expressão equivale ao que Obama não pode dizer abertamente.

Quiçá esse seja seu grande mérito, reconhecer de modo que China já não é a nação de outros tempos e sobretudo, que para quanto se queira fazer neste mundo, se lhe deve ter presente.

O presidente norte-americano sabe melhor que ninguém alguns fatos demostrativos dos avanços e força deste gigante agora bem lembrado.

China é o maior credor dos Estados Unidos, com mais de 800 bilhões de dólares em bônus do tesouro, e reservas em divisas estimadas em dois bilhões de dólares.

Essa posição deve-se em boa medida a um crescimento econômico superior ao 10 por cento nos últimos 20 anos, válido para que se lhe qualifique de principal motor da economia mundial.

Mais atualidade. Esta nação fechará no ano com uma expansão de seu produto interno bruto de oito por cento, alguns a preveem maior, apesar da crise global.

Até o próprio Obama admite que a associação com a China foi decisiva nos esforços de seu governo para tirar àquele país da pior recessão em muitos anos, segundo explicou em ocasião de sua visita a Beijing.

Se tudo isso é no campo econômico, a presença chinesa na arena internacional também não é segunda de ninguém: crescentes relações com América Latina, Area de Livre Comércio com a Associação de Nações do Sudeste Asiático no próximo ano e um recente Fórum de Cooperação Econômica com Africa ao qual participaram estadistas de quase todos os países desse continente.

No campo social, deve recordar-se que no 2008 China deslocou os Estados Unidos do ranking olímpico, com 51 títulos, enquanto a luta contra a pobreza, ainda um problema, avança.

Só no caso das minorias étnicas este país reduziu a cifra de pobres de 40 milhões em 1985 para 7.7 milhões no fechamento de 2008.

Quiçá todo isso explique outras frases de Obama: Reunimos-nos aqui quando as relações entre Estados Unidos e China nunca foram tão importantes para nosso futuro coletivo.

Os principais desafios do Século XXI, desde a mudança climática e a recuperação econômica, incidem em nossas duas nações e nenhuma poderá vencer sozinha.

Se alguma vez Obama previu o futuro, pode dizer-se que esta vez o fez de maneira muito objetiva.

"Não acho que o sucesso de um país deve se conseguir a custa de outro, por isso Estados Unidos dá as boas-vindas a China como um membro exitoso, forte e próspero da comunidade de nações", afirmou.

Queira-se ou não, e Obama ao que parece assim o vê, é melhor ter a China como aliada do que tentar contê-la.

lgo/lam/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário