terça-feira, 17 de novembro de 2009

Nicarágua: avança brigada cubana em estudo sobre deficiência

Managua, 16 nov (Prensa Latina)

 A brigada cubana "Todos com Voz" iniciará hoje a quarta e última etapa do estudo sobre deficiência que executa no departamento nicaraguense de Matagalpa, anunciou Miladys Orraca, coordenadora do grupo.



Os especialistas cubanos começam a etapa final depois de um árduo trabalho no norte e sul da região, eminentemente montanhosa, onde o meio de transporte fundamental é o cavalo ou o burro,

ainda que muitos dias caminharam subindo e baixando lombos, assinalou Orraca.



Nesta zona, os trabalhadores da saúde da maior das Antillas, junto ao pessoal de apoio nicaraguense, realizaram já o estudo exitoso de mais de quatro mil pessoas com deficiência, fundamentalmente física motora e intelectual, informou a doutora caribenha no meio de episódios

sobre as dificuldades enfrentadas.



No entanto, um antídoto diante das carências e das dificuldades é a solidariedade e o amor com que os recebe a população nicaraguense, inclusive alguns pacientes nunca tinham recebido atenção médica, agregou.



Este povo é muito solidário, sustentou a médica cubana. Da mesma forma que conosco os camponeses nicaraguenses compartilham o pouco que têm com muito amor e solidariedade, algo, disse, que nos reconforta e estimula.



Após concluir a primeira etapa da investigação no departamento de Masaya, a uns 25 quilômetros desta capital, onde nasceu o general Augusto César Sandino, a brigada se transferiu para Matagalpa, no norte, berço do fundador da Frente Sandinista, o comandante Carlos Fonseca Amador.



Em Masaya foram estudadas 4.862 pessoas com deficiência até o passado 28 de outubro e a maioria dos municípios resolveu os casos críticos neste setor, o mais esquecido da sociedade, a julgamento do ministro de Saúde da Nicarágua, Guillermo González.



Até a data, a brigada cubana atendeu mais de 26 mil pessoas, às quais lhes foi dado tratamento médico.



A equipe multidisciplinar, da qual também fazem parte geneticistas, ortopedistas, fisioterapeutas e outros especialistas, faz um trabalho integral, pontualizou Orraca.



Quando concluirmos no final do mês a quarta etapa neste departamento, nos transferiremos para Chinandega, berço do comandante Germán "O Danto" Pomares, todo um símbolo na luta dos nicaraguenses contra a ditadura somocista, indicou a especialista.



Os médicos cubanos executarão seu estudo em todo o território nicaraguense e simultaneamente irão realizando outros trabalhos de saúde como a prevenção e o combate da dengue, e facilitarão também medicamentos à população para combater suas doenças.



ocs/lb/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário