terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bolívia assegura venda de gás ao Brasil até 2050

La Paz, 16 nov (Prensa Latina)

A venda de gás natural boliviano ao Brasil está garantida até 2050, assegurou o ministro de Minas e Energia, Oscar Coca, ressalta hoje o jornal Cambio.




O jornal, que cita declarações de Coca à televisão estatal, informa que na atualidade, Bolívia tem um contrato de compra venda de gás a Brasil para o envio diário de até 30 milhões de metros cúbicos em um período de 20 anos. Este acordo estabelece uma entrega mínima de 24 milhões de metros cúbicos diários de gás boliviano e um máximo de 30 milhões.



A diminuição da demanda abaixo do nível mínimo gerou repercussões em diferentes âmbitos do setor petroleiro.



Neste contexto, Coca explicou que os volumes de exportação ao mercado brasileiro são flutuantes e as variações obedecem a eventos cíclicos.



Nesse sentido citou que há duas semanas os envios atingiam cerca de 21 milhões de metros cúbicos por dia; em troca, na semana anterior a demanda aumentou para 27 milhões, bem perto dos 30 milhões de metros cúbicos, que é o topo que estabelece o contrato de compra venda.



Coca referiu-se à declaração de Maria das Graças Foster, de Petrobras, que disse que o ideal seria receber gás boliviano até o 2050, e também recordou a versão do embaixador do Brasil em La Paz, Frederico Cezar de Araujo.



"Não o dissemos nós, disse a própria autoridade do setor de energia no Congresso Mundial do Gás (na Argentina), e também o reafirmou o embaixador em La Paz, de que Brasil vai continuar comprando gás da Bolívia até o ano 2050", acrescentou.



Segundo a autoridade, Brasil é um país muito grande, com uma economia em constante crescimento, portanto, a energia que eles demandem sempre vai ser pouca, disse.



A Bolívia também bombeia ao redor de cinco milhões de metros cúbicos de gás diários com destino à cidade brasileira de Cuiabá.



lma/ga/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário