segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Começou em Cingapura cúpula anual Ásia-Pacífico

Cingapura, 14 nov (Prensa Latina) A cúpula do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que terá como eixo a crise econômica global, começou hoje nesta capital.

A implementação de uma estratégia coordenada para sair da recessão, a criação de uma área de livre comércio e a luta contra o protecionismo são centro dos debates.

Os líderes participantes assistem com o consenso de que a liberalização do comércio nessa região será um desafio para o grupo, pois seus países membros representam 40,5 por cento da população mundial, 54,2 do Produto Interno Bruto global e 43,7 do comércio internacional.

Proporão que a implementação das estratégias de saída da crise deve levar em conta as circunstâncias específicas da cada membro, para conseguir um crescimento sustentável em longo prazo.

Entre as propostas dos participantes estará a rejeição a qualquer medida, que pretenda retirar precipitadamente o estímulo governamental adotado frente à recessão sobre a base de que os atuais frágeis sinais de recuperação não significam consolidação na economia.

Trata-se de conseguir uma eliminação gradual dos incentivos para evitar outro contexto como o atual, no qual a recuperação é provisória, sobretudo pela situação dos mercados de créditos.

Os titulares reiteraram a necessidade de lutar contra o protecionismo no comércio mundial.

Ressaltaram a importância de evitar os confrontos entre os países industrializados e os emergentes do grupo, pois só provocam estancamento nos acordos e ações.

Como desafios principais do grupo APEC estão o impulso ao crescimento econômico, à confiança empresarial, aos investimentos e à redução do desemprego.

Também se propõe eliminar as diferenças de crescimento econômico entre seus 21 países membros para conseguir um equilíbrio no grupo.

Como elementos desfavoráveis esse bloco tem a frente sim a debilidade do dólar e a inflexibilidade do yuan chinês na conjuntura recessiva atual.

O livre comércio e a integração econômica são os dois grandes objetivos do APEC desde sua fundação em 1989, como fórum multilateral que busca incentivar e assegurar o desenvolvimento econômico, o intercâmbio e a cooperação entre os países da área do Pacífico.

ocs/crc/mfb/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário