terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bolívia criará agência de inteligência nacional

Bolívia criará agência de inteligência nacional




La Paz, 16 nov (Prensa Latina) O chefe do Exército boliviano, general Ramiro de la Fuente, adiantou que a instituição revisa o sistema de inteligência para somar à iniciativa governamental de criar uma agência estatal desta natureza, destaca hoje o jornal Cambio.



Segundo o alto oficial, o estudo da doutrina com que conta a Escola Militar de Inteligência do Exército (EMIE) permitirá apoiar na reestruturação de uma nova técnica de acordo com o processo de transformações que impulsiona o presidente Evo Morales, desde janeiro de 2006.



Nesse sentido, de la Fuente adiantou que o Executivo instruiu a criação da Agência Central de Inteligência do Estado (ACIE) para a defesa dos recursos naturais e a luta contra o crime organizado.



A ACIE terá a finalidade de concentrar informação tanto das Forças Armadas como da Polícia Boliviana para velar pelos interesses nacionais.



A autoridade militar adiantou que existe uma política de aproximação aos sistemas de inteligência de outros exércitos com a finalidade de fazer frente às ameaças comuns.



A nova Agência deverá proteger os recursos naturais, a luta contra o crime internacional organizado, para planificar o que é o Estado em um novo palco e com uma nova Constituição Política.



lgo/ga/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário