Bolívia criará agência de inteligência nacional
La Paz, 16 nov (Prensa Latina) O chefe do Exército boliviano, general Ramiro de la Fuente, adiantou que a instituição revisa o sistema de inteligência para somar à iniciativa governamental de criar uma agência estatal desta natureza, destaca hoje o jornal Cambio.
Segundo o alto oficial, o estudo da doutrina com que conta a Escola Militar de Inteligência do Exército (EMIE) permitirá apoiar na reestruturação de uma nova técnica de acordo com o processo de transformações que impulsiona o presidente Evo Morales, desde janeiro de 2006.
Nesse sentido, de la Fuente adiantou que o Executivo instruiu a criação da Agência Central de Inteligência do Estado (ACIE) para a defesa dos recursos naturais e a luta contra o crime organizado.
A ACIE terá a finalidade de concentrar informação tanto das Forças Armadas como da Polícia Boliviana para velar pelos interesses nacionais.
A autoridade militar adiantou que existe uma política de aproximação aos sistemas de inteligência de outros exércitos com a finalidade de fazer frente às ameaças comuns.
A nova Agência deverá proteger os recursos naturais, a luta contra o crime internacional organizado, para planificar o que é o Estado em um novo palco e com uma nova Constituição Política.
lgo/ga/dcp
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário