domingo, 14 de fevereiro de 2010

Alimentação, primavera e ciclones são as principais inquietudes haitianas

Santo Domingo, 14 fev (Prensa Latina)


Para o governo haitiano a segurança alimentar e a proximidade das chuvas de primavera são as duas principais preocupações, segundo afirmou o premiê Jean Max Bellerive em conversas com altas autoridades dominicanas.

O chefe de governo haitiano, em sua condição de ministro de Planejamento, iniciou conversações com autoridades dominicanas com as quais se propõe a traçar uma estratégia para a reconstrução de seu país, devastado por um terremoto e com um histórico secular de miséria e subdesenvolvimento.

No diálogo, que se iniciou ao meio-dia do sábado, participou também o presidente Leonel Fernández, segundo afirmou hoje um comunicado oficial na página site da Presidência.

Fernández assegurou a seus interlocutores que é "uma satisfação" para seu país participar nos trabalhos para, em curto prazo, solucionar as necessidades imediatas dos atingidos pelo terremoto e, em mais longo prazo, contribuir para o desenvolvimento de seus vizinhos do oeste.

As fontes de financiamento e os custos dos programas concretos de reabilitação foram examinadas pelas partes, conforme com o comunicado oficial.

O Haiti e a República Dominicana compartilham a ilha A Espanhola no Mar do Caribe e desde os primeiros momentos após o terremoto fortaleceram os laços de cooperação e puseram de lado fricções devidas à imigração ilegal de cidadãos haitianos e estremecimentos provocados por incidentes entre membros de ambas as comunidades.

As incertezas haitianas em ambos os campos aconselharam a adiar para junho a cúpula mundial para a reconstrução haitiana, que estava programada para abril, segundo acrescenta a fonte.

Para os dias 17 e 18 de março está convocada para esta capital uma reunião dos países doadores, preparatória da reunião a ser realizada no dia 31 desse mês na sede nova-iorquina da ONU.

No dia 1o de junho se inicia a temporada de ciclones, que se estende até dezembro, cinco meses durante os quais os estados caribeños estão sujeitos aos caprichos desses fenômenos atmosféricos que em 2008 arrasaram zonas setentrionais haitianas e outros países da área, em especial Cuba, mas deixaram intocado o território dominicano.



arc/msl/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário