quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

EUA - Faleceu Howard Zinn

Publicado por: Redação Cuba Viva

Com profunda tristeza recebemos a notícia da morte de Howard Zinn, que faleceu de ataque cardíaco aos 87 anos em Santa Mónica, California.



Howard Zinn foi um ativista pelos direitos civis e contra a guerra. Ele era conhecido pelo que escreveu sobre a história americana desde o ponto de vista dos trabalhadores e oprimidos. Zinn expôs as mentiras da versão da história que é ensinada nas salas de aula estadunidenses.





Este historiador conhecido a nível internacional e autor do livro “A Outra História dos Estados Unidos” também apoiou as lutas internacionais por justiça inclusive a luta pela liberdade dos Cinco Cubanos presos nos EUA desde 1998.



Em abril de 2007, durante uma conferência sobre os Cinco Cubanos na Universidade Northeastern em Boston, Howard Zinn iniciou sua palestra dirigindo-se a plateia, na maioria estudantes, dizendo “Esta noite vocês terão muita sorte; vão aprender algo que a maioria das pessoas nos Estados Unidos desconhecem e é o caso dos Cinco Cubanos”. Durante sua apresentação se referiu a prisão dos Cinco por defender seu país contra o terrorismo como “um ato de crueldade imperdoável”.



Enquanto lamentamos sua morte, seu legado continuará nos historiadores e escritores que buscam a verdade em vez de seguir o discurso de Washington e das grandes corporações da mídia.



…tomado do COMITÊ INTERNACIONAL PELA LIBERDADE DOS CINCO CUBANOS…

Nenhum comentário:

Postar um comentário