terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Começa em Cuba evento internacional de fotografia submarina

Nova Gerona, Ilha da Juventude, 15 fev (Prensa Latina)


Com a presença de 36 competidores de sete nações começa hoje nesta região sul-ocidental cubana a segunda edição do prêmio de fotografia submarina FOTOSUB Cólony 2010.

Esta competição tem em seu nome o do hotel (Colony) que dá albergue aos participantes, famoso desde os anos 60 do passado século por acolher aos interessados nestas práticas marinnhas, provenientes de todo mundo.

A presidenta da Federação Cubana de Atividades Subaquáticas (FCAS), Deborah Andollo, anunciou que em 2013 este lugar será sede de um mundial da especialidade.

A titular agregou que este acontecimento significará a conclusão de um amplo programa de concorrências e encontros que inclui de 15 ao 20 de fevereiro o FOTOSUB Cólony 2010.

O Cólony e Ponta Francês, cenários da competição, também estão entre os lugares prediletos dos organizadores do FOTOSUB, que pelo segundo ano consecutivo se celebra convocado pelo Ministério de Turismo e copatrocinado pela rede hotelera Grandes Caraíbas, e Marlin Marinhas, entre outras instâncias.

Por sua vez, a FCAS estipula os regulamentos da disputa e apresenta a equipe local, integrada por três ganhadores da competição nacional e seus modelos: Carlos Otero e Dayamí Pérez, Héctor Sardiñas e Amideh Rakip, e Daniel Pérez e Neysis Rodríguez.

Deborah Andollo constitui a principal glória cubana do imersionismo, ainda que abandonou em 2002 as homologações para dedicar suas tarefas ao desenvolvimento destas atividades na Ilha.

Cuba pertence à CMAS desde 1967 quando organizou o Campeonato Mundial de Pesca Submarina em Cayo Ávalos, na zona sul ocidental desta nação, mas é em julho de 2006 que ao nível local institucionaliza a FCAS.

lac/rfc/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário