quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rendem tributo em Colômbia a cinema revolucionário cubano

Alberto Corona

Bogotá, 17 fev (Prensa Latina) Com a apresentação do catálogo 50 anos de cinema cubano na Revolução, seleção retrospectiva, Colômbia celebrou as cinco décadas de vida do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC).

Centenas de pessoas encheram ontem à noite um dos auditórios do Teatro Azteca-Fundadores da Universidade Central em Bogotá para receber tão esperada obra, que no dizer de vários de seus autores pretende aproximar o leitor à cinematografia da ilha.

"Mais que ensaios acadêmicos, nos interessavam textos que dessem conta dos diferentes componentes da política cinematográfica cubana vistos de dentro, reivindicados como uma visão pessoal de vastas áreas de conhecimento", sustentou Sergio Becerra, gestor cultural e um dos impulsores desta iniciativa.

E é que na obra se combina emoção e conhecimento da mão de cineastas como Lisandro Duque, Julio García Espinosa, Alejandro Brugués e Carlos Álvarez, bem como da atriz Mirtha Ibarra, por só citar alguns.

As revelações contidas nas páginas do catálogo são por sua vez fruto dos debates realizados em meados do passado ano em homenagem aos 50 anos do ICAIC, ocasião em que também foram programadas aqui 58 funções.

O público colombiano pôde apreciar então 107 filmes, curtas e longametragens, animações e ficção, que foram desde 1962 até 2009, tudo isso acompanhado de conferências, intercâmbios acadêmicos e uma permanente interação com o público.

A iniciativa liderada pela Fundação Gilberto Alzate Avendaño-Cinemateca Distrital, a Universidade Central e sua Cineclub, bem como a direção de Assuntos Culturais da Chancelaria, e a embaixada de Cuba em Colômbia, entre outras entidades nacionais, tem por fim ressaltar através do catálogo a trajetória do ICAIC, criado a poucos dias do triunfo da Revolução cubana.

No lançamento da documentada obra estiveram presentes o embaixador da ilha em Colômbia, Jorge Iván Mora, e demais membros da delegação, bem como o secretário geral da Universidade Central, Raúl Trompa, o cineasta colombiano Lisandro Duque e o crítico de cinema Luciano Castillo, além da gestora cultural Martha Triana, entre outros.

Mora agradeceu em nome de seu país a iniciativa e destacou a trajetória do ICAIC ao longo de meio século, bem como seu impronta no surgimiento e desenvolvimento do chamado novo cinema latinoamericano.

Como parte da homenagem também se apresentaram, em seu formato original, animações de Elpidio Valdés, de Juan Padrón, e o longametragem De certa maneira (1977), da realizadora Sara Gómez Yera. asg/acl/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário