terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

EUA volta a bombardear o noroeste do Paquistão

Islamabad, 15 fev (Prensa Latina)


Estados Unidos voltou hoje a atacar a supostos insurgentes islâmicos no noroeste do Paquistão, onde o segundo bombardeio realizado por um avião teledirigido norte-americano nas últimas 24 horas deixou pelo menos três mortos.

Fontes militares anônimas citadas pelo canal de televisão Dawn disseram que um aparelho não tripulado disparou nesta segunda-feira dois mísseis contra um veículo que transitava por uma estrada nas imediações da aldeia de Tabi Ghundi Kala, na região tribal de Waziristã do Norte.

No automóvel destruído pelo impacto dos foguetes viajavam entre três e quatro pessoas, que segundo se disse eram rebeldes islâmicos.

Ontem, em um ataque similar perpetrado contra um complexo habitacional do povoado de Mirali, também em Waziristã do Norte morreram outros cinco supostos insurgentes.

Estados Unidos tem incrementado o uso dos aviões não tripulados ou drones dentro do território paquistanês desde o atentando suicida de dezembro passado contra uma base da Agência Central de Inteligência (CIA) no vizinho Afeganistão.

Washington assegura que os objetivos atacados e as baixas causadas pelos mísseis correspondem a membros do Talibã e de outros grupos de insurgentes islâmicos que guerreiam contra suas tropas de ocupação no Afeganistão.

Os alvos, no entanto, são escolhidos a centenas de milhas de distância do Paquistã, a partir dos dados de inteligência que contribuem satélites espiões e agentes da CIA.

De acordo com um estudo publicado semanas atrás, nos 44 bombardeios lançados no ano passado por Estados Unidos dentro do território paquistanês só morreram cinco líderes rebeldes, enquanto as baixas civis ultrapassaram as 700.

Por cada suposto terrorista do Talibã ou da Al Qaeda abatido pelos mísseis estadounidenses em 2009, morreram 140 paquistaneses inocentes, assegura o relatório.

O governo paquistanês, por sua vez, expressou sua rejeição a esse tipo de operações, com o argumento de que violam sua soberania, e incrementam o sentimento anti-estadunidense entre a população local.

lac/nm/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário