Brasília, 15 fev (Prensa Latina) Brasil e a União Européia (UE) revisarão hoje em Madri, Espanha, os preparativos da quarta cúpula bilateral, a efetuar nesta nação sul-americana no segundo semestre de 2010.
Esse constitui um dos temas centrais da quarta Reunião do Diálogo Político de Alto Nível Brasil-UE, primeira que se realiza sob o Tratado de Lisboa, indica uma nota de imprensa do Ministério brasileiro de Relações Exteriores.
Informa que a delegação brasileira estará encabeçada pelo chanceler Celso Amorim e pela UE estarão, entre outros, a Alta Representante para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Catherine Ashton, e o ministro espanhol de Assuntos Exteriores e Cooperação, Miguel Angel Moratinos.
Os participantes avaliarão a aplicação do Plano de Ação da Aliança Estratégica bilateral, adotado em 22 de dezembro de 2008, refere a informação oficial.
Esse plano estabelece o aumento da cooperação no combate à pobreza, mudança climática, fortalecimento do sistema multilateral, direitos humanos, relações econômicas, comerciais e de investimentos, assuntos consulares e migração e educação e cultura.
As duas partes abordarão temas da agenda global e regional como a ajuda humanitária e reconstrução de Haiti, mudança climática, processo de paz no Oriente Médio, direitos humanos, Acordo de Associação Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)-UE.
Também falarão sobre a quarta Cúpula América Latina e Caribe-UE (a realizar-se em 18 de maio de 2010 em Madri, Espanha), o terceiro Foro da Aliança das Civilizações (28 e 29 de maio, no Rio de Janeiro) e da Cúpula do G-20 (as principais 20 economias do mundo), a efetuar-se entre 26 e 27 de junho próximo, em Toronto, Canadá.
A chancelaria brasileira destaca que o intercâmbio comercial entre Brasil e a União Européia cresceu 183,8 por cento entre 2002 e 2008, ao passar de 29 bilhões 539 milhões de dólares a 82 bilhões 588 milhões de dólares.
mgt/ale/bj
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário