quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Elogia Prêmio Nobel de Literatura educação do povo cubano

Havana, 17 fev (Prensa Latina)


A ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 1991, Nadine Gordimer, elogiou hoje nesta capital a educação do povo cubano e seu hábito de consumir literatura de todo mundo.

Em declarações a repórteres, a escritora sulafricana qualificou de maravilhosa a XIX Feira Internacional do Livro Cuba'2010, evento no qual apresentou sua novela Um capricho da natureza, editada pelo selo Arte e Literatura da ilha caribenha.

Este último fim de semana presenciei a milhares de cubanos outorgando muita importância aos livros, as palavras, as ideias, destacou Gordimer, próxima a completar 87 anos de idade.

Anteriormente, a premiada autora exigiu ao governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a imediata libertação de cinco antiterroristas cubanos presos nesse país há mais de 11 anos.

Lanço uma mensagem a todos os cidadãos do mundo para pôr fim à tormenta que sofrem Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino, René González, Gerardo Hernández, e seus familiares, sustentou.

Contou que se entrevistou ontem com mães e esposas dos antiterroristas e nesse encontro pôde comprovar por diversos depoimentos as torturas psicológicas que eles sofrem e também a dignidade com a qual resistem.

Qualificou de crueldade a negativa da administração norte-americana a outorgar vistos de viagem a Olga Salanueva e Adriana Pérez para que visitem a seus respectivos esposos René e Gerardo.

De acordo com especialistas, a narrativa de Gordiner destaca por uma técnica endurecida, sobria, alheia aos sentimentalismos, e um cuidado extraordinário pela perfeição formal.

A escritora está convencida de que "um artista é também um ser político constantemente pendente do que sucede no mundo, já seja amargo ou doce, e não pode evitar ser moldado por esses acontecimentos". arc/dsa/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário