terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cuba ocupa o nono posto turístico na América

Nova Gerona, Cuba, 16 Fev (Prensa Latina)


Cuba ocupa hoje o nono posto como destino turístico em toda América, declarou o assessor do ministro de turismo, Miguel Alejandro Figueras.

O especialista resumiu os dados mais recentes da indústria recreativa local, durante a abertura do concurso internacional de fotografia submarina FOTOSUB Colony 2010.

Esta competição decorre no Hotel Colony até o fim de semana próximo com a participação de 40 fotógrafos e profissionais de sete nações (Brasil, Alemanha, Itália, França, Chile, Espanha e Cuba).

Afirmou que nos mais recentes 20 anos, Cuba recebeu 29 milhões de turistas, a metade dessa cifra da Europa.

A Ilha passou do posto 23 em 1990 como destino de recreio mundial ao nono neste ano, reiterou, e se não fosse pelas proibições aos estadunidenses de viajarem a Cuba, o país estaria entre o quarto e quinto posto.

91 por cento dos investimentos, rendimentos e quantidade de turistas acumulam-se em oito regiões (Havana, Varadero, Jardins de los Reyes, Costa Norte de Camagüey, Costa Norte de Holguín, Santiago de Cuba, costa sul central e os Canarreos (Ilha da Juventude e Cayo Longo).

Esta nação fechou no ano anterior com 50 mil habitações de hotel (em 1990 existiam 13 mil).

Também operam na atualidade 107 hotéis quatro e cinco estrelas, 66 por cento de toda a rede hotelera (33 mil habitações).

Em matéria de náutica recreativa, aparecem 10 marinhas internacionais e a Organização Mundial do Turismo (OMT) oportunamente deu a Cuba entre os 27 destinos mais importantes do mundo para o mergulho, referiu.

Acumula 39 Centros Internacionais de Mergulho, com 200 instrutores e guias, 66 embarcações para esta prática e mil pontos de imersão reconhecidos. Inclui este sistema 10 câmeras hiperbáricas que garantem a segurança dos mergulhadores.

Concluiu o especialista que no ano passado Cuba atendeu a 25 mil mergulhadores e planeja para dentro de quatro ou cinco anos receber 100 mil.

lac/rfc/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário