domingo, 14 de fevereiro de 2010

Cinco mortos em bombardeio dos EUA contra o Paquistão

Islamabad, 14 fev (Prensa Latina)


Pelo menos cinco pessoas morreram em um bombardeio realizado hoje por um avião tele-dirigido estadounidense contra um suposto campo de treinamento de insurgentes islâmicos no noroeste do Paquistão.

De acordo com o canal privado de televisão Geo TV, o ataque teve lugar em Mirali, na região tribal de Waziristão do Norte, fronteiriça com o Afeganistão.

Dois mísseis lançados pelo aparelho não tripulado impactaram em um complexo habitacional da aldeia de Zor Babar Aidak, próxima ao povoado de Mirali, segundo informou a versão digital do jornal The Nation, que cita fontes oficiais anônimas.

Um funcionário público confirmou que cinco pessoas morreram e outras três ficaram feridas. Os

Estados Unidos aumentaram o uso de aviões não tripulados no noroeste do Paquistão desde o atentado suicida de dezembro passado contra uma base da Agência Central de Inteligência (CIA) no vizinho Afeganistão.

Washington assegura que os objetivos atacados e as baixas causadas pelos mísseis correspondem a membros do Talibán e de outros grupos de insurgentes islâmicos que atacariam suas tropas de ocupação no Afeganistão.

Os alvos, no entanto, são escolhidos a centenas de milhas de distância do Paquistão, a partir dos dados de inteligência fornecidos por satélites, espiões e agentes da CIA.

De acordo com um estudo publicado semanas atrás, nos 44 bombardeios lançados no ano passado pelos Estados Unidos dentro do território paquistanês só morreram cinco líderes rebeldes, enquanto que as baixas civis ultrapassaram 700.

Para cada suposto terrorista do Taliban ou da Al- Qaeda abatido pelos mísseis estadunidenses em 2009, morreram 140 paquistaneses inocentes, assegura o relatório.

O governo paquistanês, por sua vez, expressou seu rechaço a esse tipo de operações, com o argumento de que as mesmas violam sua soberania, e aumentam o sentimento anti-estadunidense na população local.



arc/nm/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário