domingo, 10 de janeiro de 2010

Camponesas bolivianas comemoram três décadas de lutas e vitórias

La Paz, 10 jan (Prensa Latina)

A Confederação Nacional de Mulheres Camponesas Indígenas Originárias da Bolívia "Bartolina Sisa" comemora hoje seu trigésimo aniversário com uma marcha pelas ruas desta cidade, onde se espera a presença do presidente Evo Morales.



"Cumprimos 30 anos de lutas e vitórias; presentes de uma ou outra forma no âmbito orgânico e político do país", disse a executiva nacional da Confederação, Leonilda Zurita, ao convocar a manifestação.



Essa organização, que leva o nome de uma das insignes combatentes alçadas contra o poder colonial espanhol, realizou ontem um encontro nacional no qual se reconheceu a inserção efetiva da mulher do campo na vida econômica e política da nação andina.



Zurita destacou o pleno reconhecimento desse setor social pela nova Constituição Política do Estado.



"Sempre fomos excluídas das constituições, nunca nos tomaram em conta, mas agora fazemos parte da lei suprema aprovada em 25 de janeiro de 2009 e sancionada em 7 de fevereiro", manifestou.



No encontro, Zurita ressaltou a participação das camponesas originárias em eventos internacionais, principalmente da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América.



A Confederação Nacional de Mulheres Bartolina Sisa foi fundada em 10 de janeiro de 1980 como uma organização social de vanguarda nas lutas do setor feminino.



Essa entidade, majoritária no estado de La Paz, participou de forma ativa na defesa e recuperação da democracia boliviana, e no processo de nacionalização dos recursos naturais.



rc/por/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário