Caracas, 15 jan (Prensa Latina )
Autoridades culturais venezuelanas pediram hoje agilizar os trâmites para a devolução da Pedra Kueka Abuela, rocha sagrada para a etnia pemón, atualmente em poder do Parque Municipal Tiergarten, de Berlim.
A petição foi realizada mediante uma providência publicada em Diário Oficial pelo Instituto do Patrimônio Cultural dirigida ao Ministério de Relações Exteriores da Venezuela.
A pedra de jaspe é considerada um Bem de Interesse Cultural da Nação e foi extraída ilegalmente do Parque Nacional Canaima em 1998 por uma suposta doação realizada pelo então presidente do Instituto Nacional de Parques, Héctor Hernández.
Segundo documentos, Hernández autorizou a realizar o translado ao cidadão austríaco-alemão Wolfgang Kraker von Shwarzenfeld.
A Agência Bolivariana de Notícias (ABN) informou que o Ministério de Relações Exteriores da Alemanha manifestou a vontade de devolver a pedra se Venezuela for responsável pelas despesas de transporte e possíveis ações de terceiros.
Não obstante, a Convenção da Organização de Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em suas medidas contra transferência ilícita de bens culturais estabelece que as despesas de restituição estarão a cargo do estado possuidor da peça.
A fonte recorda que essa convenção foi aceita e ratificada tanto por Venezuela como por Alemanha.
tgj/ml/bj
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário