domingo, 10 de janeiro de 2010

Conselho da ONU debaterá sobre cooperação com organizações regionais

Nações Unidas, 10 jan (Prensa Latina)

O Conselho de Segurança da ONU debaterá na próxima quarta-feira, a instâncias da China, a respeito da cooperação entre Nações Unidas e os organismos regionais na manutenção da paz e a segurança internacionais.



O tema aparece no programa de trabalho desse órgão para janeiro, mês em que o país asiático ocupa a presidência rotativa do conselho, integrado ademais pelos Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, Brasil, Líbano, Nigéria, Gabão, Bósnia e Herzegovina, Áustria, Japão, Turquia, Uganda e México.



De acordo com o representante permanente da China na ONU, Zhang Yesui, a reunião deve aprovar um documento que reitere o papel principal da ONU na manutenção da paz e segurança internacional.



Nesse sentido, a delegação chinesa considera necessário o aproveitamento dos recursos e as vantagens das organizações regionais no tratamento de situações concretas em suas respectivas zonas geográficas, o qual permite enriquecer a cooperação e coordenação com a ONU.



Essas entidades podem jogar um papel importante no tratamento e solução de situações críticas, indicou o embaixador de Beijing.



A lista de entidades convidadas ao debate no Conselho inclui a União Africana, a União Européia, Liga Árabe, a Associação de Nações do Sudeste Asiático e a Conferência Islâmica.



Também as organizações de Estados Americanos, de Cooperação de Xangai e dos tratados do Atlântico Norte e de Segurança Coletiva.



Sob a presidência da China, o Conselho de Segurança tratará neste mês as situações no Afeganistão, Somália, Nepal, Costa do Marfim, Kosovo, Sudão e Oriente Médio, de acordo com o plano de trabalho divulgado aqui.



tgj/vc/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário