Nações Unidas, 15 jan (Prensa Latina)
Nações Unidas solicitou hoje 550 milhões de dólares à comunidade internacional para socorro de urgência aos atingidos pelo intenso terremoto que devastou o Haiti há três dias.
O pedido foi feito pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, que destacou as crescentes necessidades de água e alimentos e de fornecimentos e pessoal médico para assistir às vítimas.
O dirigente da organização mundial estimou que uma alta proporção dos três milhões de habitantes de Porto Príncipe carece de água, alimentos, alojamento e eletricidade, segundo um primeiro balanço realizado sobre o terreno pelo pessoal da ONU.
Mais do 50 por cento dos edifícios das zonas mais afetadas estão destruídos ou seriamente atingidos, apontou.
Disse que o aeroporto da capital haitiana está aberto às operações de translado de assistência, mas tem uma capacidade limitada.
A distribuição da ajuda também se dificulta pela pouca disponibilidade de transportes e combustível e o bloqueio de muitas avenidas, caminhos e estradas, explicou.
Ban informou sobre um centro de operações da ONU no aeroporto de Porto Príncipe, o qual coordena os trabalhos dos 27 equipes de busca e resgate que trabalham já no país caribenho.
Esse trabalho continua como a tarefa principal dos efetivos de Nações Unidas em Haiti, indicou. Confirmou que o Programa Mundial de Alimentos da ONU incrementará os fornecimentos até cobrir as necessidades de um milhão de pessoas dentro de 15 dias e de dois milhões em um mês.
Nessa linha avança-se na instalação de 15 centros de distribuição de alimentos em Porto Príncipe.
mgt/vc/bj
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário