quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ONU solicita ajuda internacional para o Haiti

Nações Unidas, 13 jan (Prensa Latina)


A Assembleia Geral da ONU convocou hoje a comunidade internacional a ajudar com urgência o povo de Haiti, vítima de um devastador terremoto que causou um indeterminado número de mortos e feridos.



Em uma mensagem difundida nesta sede, o presidente da Assembleia Geral, Alí Treki, também chamou as agências do sistema das Nações Unidas a reforçar todo seu trabalho em apoio à população haitiana.



Por sua vez, o secretário geral da organização mundial, Ban Ki-Moon, manteve durante noite a passada e madrugada contatos com diferentes personalidades e servidores públicos da ONU para coordenar a ajuda ao país caribenho.



Um deles foi o ex-presidente estadunidense, William Clinton, em sua atual condição de enviado especial das Nações Unidas para o Haiti.



Enquanto isso, o vice-secretário geral a cargo das operações de paz, Alain Lhe Roy, confirmou que o edifício principal da Missão da ONU no Haiti (MINUSTAH) foi destruído pelo terremoto e que há pessoas presas sob os escombros.



Trata-se de uma construção muito sólida, de cinco andares e conhecida com o nome de Hotel Christopher que abriga o quartel geral das forças das Nações Unidas há quatro anos.



Nesse edifício radicam os comandos militares e da polícia da MINUSTAH, contingente integrado por mais de nove mil efetivos, cerca de 900 empregados estrangeiros, 1.200 locais e 200 voluntários, explicou Lhe Roy.



Agregou que outra instalação da ONU próxima ao aeroporto de Porto Príncipe também foi afetada pelo terremoto, mas em menor grau, da mesma forma que um hospital do contingente argentino que funciona e atende a vítimas da tragédia.



O servidor público indicou que até agora não conta com informações sobre o estado de Hedi Annabi, representante especial do secretário geral da ONU no Haiti, que se encontrava no edifício Christopher no momento do tremor.



ocs/vc/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário